ESPORTES & EXERCÍCIOS

Atividades físicas em finais de semanas podem trazer grandes consequências

Treinar de final de semana é saudável, desde que não seja para competições.

Atividades físicas em finais de semanas podem trazer grandes consequências Sem preparo pode ter dores musculares e câimbras
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Atividades físicas em finais de semanas podem trazer grandes consequências

Com a correria do dia a dia, fica difícil encontrar tempo para praticar alguma atividade física, o jeito é correr ou fazer uma caminhada nos finais de semana. Porém tem que tomar cuidado, para quem acredita que está apto para competir pode ser uma armadilha que traz grandes consequências. De acordo com o fisiologista do exercício e professor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), Dr. Paulo Roberto Correia, fazer exercícios nos dias de descanso faz bem para a saúde, mas não quando o objetivo é superação. “Neste caso, não existe uma programação, portanto essas pessoas não estão acostumadas com o treinamento e o seu organismo não está preparado para esse esforço”, explica.

O especialista também explica que, para ser considerado um atleta, é preciso treinamento e competição. “Um atleta de elite treina todos os dias, tem uma boa alimentação e um descanso de qualidade. Porém, é possível competir normalmente com uma rotina de treino três vezes por semana, não menos que isso”, afirma. Essa programação é necessária para que o organismo se habitue com um tipo de esforço, seja capaz de aumentar as distâncias e diminuir o tempo. “A recuperação de um treino de resistência é rápida, cerca de oito horas depois a pessoa é capaz de fazer até o mesmo tempo. Passado 48 horas, o corpo conserva o efeito desse treinamento, porém depois disso o ganho é perdido”, conta o fisiologista.

Sem preparo

- Quando o esportista insiste em ultrapassar seus limites, mesmo sem preparo, ele passa mal e pode sofrer com o desconforto. “O primeiro sinal que o corpo dá são as dores musculares e câimbras. Depois, podem ocorrer processos inflamatórios que tornam-se crônicos e ficam muito mais difíceis de serem tratados”, orienta Dr. Paulo Roberto. O profissional também conta que é comum o treino ser mais desgastante para que o atleta tenha mais facilidade na hora da competição. "Quando o treinamento ocorre somente no final de semana, certamente essas pessoas irão sofrer na prova”, conclui. Por isso, manter um ritmo leve, alimentar-se bem e respeitar os limites do organismo são pré-requisitos para um bom treinamento no final de semana.

Comentários