ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

O papel da nutrição na prevenção e tratamento de doenças crônicas

A nutrição é um pilar fundamental para a saúde e o bem-estar, e seu papel na prevenção e tratamento de doenças crônicas se torna cada vez mais evidente. Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes pode auxiliar na redução do risco de desenvolver doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer.

O papel da nutrição na prevenção e tratamento de doenças crônicas Crédito: Banco de imagens

Prevenção: Fortalecendo o Organismo

No âmbito da prevenção, a nutrição atua de diversas maneiras para fortalecer o organismo:

  • Fortalecimento do Sistema Imunológico: Uma dieta rica em vitaminas e minerais, como vitamina C, zinco e selênio, auxilia na produção de células de defesa e no combate a infecções, reduzindo o risco de doenças.
  • Regulação da Pressão Arterial: O consumo adequado de potássio e magnésio, presentes em frutas, verduras e legumes, ajuda a controlar a pressão arterial, diminuindo o risco de hipertensão e doenças cardíacas.
  • Manutenção da Saúde Cardiovascular: Gorduras insaturadas, encontradas em peixes, azeite de oliva e oleaginosas, auxiliam na redução do colesterol LDL ("ruim") e aumentam o colesterol HDL ("bom"), protegendo o coração e as artérias.
  • Controle da Glicemia: Fibras solúveis, encontradas em aveia, feijão e maçã, retardam a absorção de açúcar no sangue, ajudando a controlar a glicemia e prevenir o diabetes tipo 2.
  • Redução do Risco de Alguns Tipos de Câncer: O consumo regular de frutas, verduras e legumes, ricos em antioxidantes, combate os radicais livres e protege as células contra danos que podem levar ao câncer.

Quais são os principais princípios da dieta que podem ajudar na prevenção e no tratamento de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e obesidade?

Os principais princípios incluem o consumo balanceado de nutrientes, controle da ingestão de açúcares e gorduras saturadas, aumento da ingestão de fibras, escolha de alimentos naturais e minimamente processados e moderação no consumo de alimentos industrializados e ultraprocessados. Esses costumes podem ajudar a controlar os níveis de glicose no sangue, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e promover a perda de peso saudável. - Kennedy Lauton, nutricionista e co-fundador da Lauton Suplementos. 

Como a nutrição personalizada pode ser aplicada para atender às necessidades específicas de pacientes com doenças crônicas e melhorar os resultados de saúde?

A nutrição personalizada é fundamental para atender às necessidades específicas de pacientes com doenças crônicas, pois cada indivíduo tem diferentes requisitos nutricionais e restrições alimentares. Isso pode ser alcançado por meio da avaliação individualizada das condições de saúde, estilo de vida e preferências alimentares, permitindo a criação de planos nutricionais adaptados que visam melhorar os resultados de saúde de forma mais eficaz. - Kennedy Lauton, nutricionista e co-fundador da Lauton Suplementos.

Quais são os desafios mais comuns enfrentados pelos indivíduos ao tentar implementar mudanças dietéticas para gerenciar doenças crônicas e como esses desafios podem ser superados?

Os desafios mais comuns incluem resistência a abandonar hábitos alimentares prejudiciais, dificuldade em encontrar tempo para preparar refeições saudáveis, falta de acesso a alimentos frescos e saudáveis, e conflitos com preferências culturais e sociais. Esses desafios podem ser superados por meio de educação nutricional, apoio emocional, planejamento de refeições e estratégias de mudança de comportamento gradual. - Kennedy Lauton, nutricionista e co-fundador da Lauton Suplementos.

Ao adotar uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, com a orientação de um profissional de nutrição, você estará investindo na sua saúde e bem-estar, prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida.

Comentários