SUPLEMENTOS

Aliada dos 60+: saiba como a creatina garante mais qualidade de vida

A prática regular de atividade física e uma alimentação saudável são alguns pilares para a longevidade. Diante do aumento da expectativa de vida nas últimas décadas, a suplementação também se tornou uma companheira poderosa. A creatina, por exemplo, é hoje um dos suplementos mais procurados e pode auxiliar na saúde e no bem-estar da geração prateada. Afinal, pessoas com mais de 60 anos sabem que as transformações no corpo não são apenas estéticas. Há perda de autonomia, força, movimentos e maior risco de quedas e fraturas

Aliada dos 60+: saiba como a creatina garante mais qualidade de vida Crédito: Banco de imagens

A substância é produzida naturalmente pelo organismo e encontrada nos músculos, cérebro, rins, fígado e pâncreas. Além da produção endógena e da suplementação, é possível obtê-la por meio da alimentação, em carnes, peixes e ovos. Os benefícios em cena vão além da performance e manutenção dos músculos.

Vantagens para o consumidor sênior

Na terceira idade, entre os benefícios de suplementar a creatina, está a melhora nos índices de cognição. O suplemento pode ajudar na função cerebral e na recuperação de traumas e depressão, e contribuir ainda para o aprimoramento da memória, fornecendo mais resistência à fadiga mental.

Há ainda a questão do sistema imunológico. Pessoas acima dos 60 anos ficam mais propensas a contrair doenças e apresentam mais dificuldade na recuperação. Estudos apontam que a creatina pode contribuir para a produção de células de defesa, além de ajudar a combater agentes externos. A substância oferece também proteção para os ossos, prevenindo o enfraquecimento e auxilia no aumento do desempenho físico durante a prática de exercícios, promovendo mais energia e melhora na recuperação muscular.

Dosagem

Para uso contínuo, a dosagem recomendada varia de 3 gramas a 5 gramas por dia. A creatina em pó facilita o consumo e garante maior absorção. A mistura pode ser feita com água, frutas ou leite.

Comentários