SAÚDE

Alimentação após os 35: prevenindo o sobrepeso com cuidados essenciais

A partir dos 35 anos, é raro, mas pode ocorrer a menopausa precoce (a falta de menstruação pode decorrer da insuficiência ovariana prematura), ou mesmo a mulher pode estar entrando no climatério que é uma fase que antecede a menopausa sem muitas alterações fisiológicas como ondas de calor, dor de cabeça, diminuição da libido, alteração  de humor, insônia e aumento de peso.

Alimentação após os 35: prevenindo o sobrepeso com cuidados essenciais Crédito: Banco de imagens

É importante que as mulheres a partir dos  35 anos façam seus exames regularmente para ver os níveis de FSH que é o hormônio que controla o ciclo menstrual e estimula a produção ovariana, quando ocorre a queda deste hormônio diminui a fertilidade, diminuindo a menstruação e ai sim podemos considerar que a mulher está na menopausa. Verificar a  prolactina cujo aumento leva a amnorréia(atraso ou interrupção dos ciclos, o hormônio tiroestimulantes  (TSH) cuja concentação aumentada reflete o esgotamento da reserva  folicular ovariana, e o estradiol, cujo a produção se torna mínima sendo suficiente, apenas para manter o equilíbrio endocrinológico e clínico.

Adequar a um estilo de vida para ela, dentro do seu objetivo e satisfação, verificar seus exames hormonais (FSH, prolactina,tsh, estradiol) descobrir quais alimentos podemos introduzir de acordo com seu dia a dia e eventos sociais, onde fará toda diferença, não existe alimentos proibidos nem assertivos. É importante incentiva-la a prática da atividade físico. Vale lembrar que no climatério ou menopausa, o metabolismo diminui, consequentemente o gasto calórico também diminui por isso é essencial ter uma rotina com uma dieta equilibrada, além da pratica de exercícios físicos.

Com a atividade física aumentamos o metabolismo com o ganho de massa muscular, além de tonificar o corpo , produzindo  hormônio  da endorfina e adrenalina proporcionando sensação de bem estar, combinando isso com a alimentação adequada é possível ter um equilíbrio saudável, para redução do peso ou mesmo manutenção do peso.

Comentários