ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Como manter uma alimentação saudável durante o Carnaval

No Carnaval só pensamos em pular, brincar e se divertir e muitas vezes esquecemos de nos alimentar corretamente. Geralmente durante os blocos de carnaval as opções de alimentação na rua não são muito saudáveis. Mas como manter o equilíbrio e os cuidados com a saúde?

Como manter uma alimentação saudável durante o Carnaval Crédito: Banco de imagens

Se a pessoa tem alguma restrição alimentar o melhor a fazer é comer alguma coisa em casa antes de ir para a rua. Mas se durante a diversão sentir fome, o ideal é perguntar para os vendedores os ingredientes usados nos pratos para não ter nenhum problema.

O melhor é evitar frituras e comidas muito condimentadas e optar por uma refeição mais leve. É preciso também observar se os alimentos estão bem refrigerados, armazenados e a limpeza do local. Antes de comer lave as mãos ou utilize álcool gel 70%.

Algumas dicas de alimentos saudáveis e práticos, que podem ser levados de casa para a folia são as frutas secas, castanhas, barras de proteínas (preferencialmente sem açúcar), muffins, frutas frescas e sanduíches de atum, frango ou queijo (que devem estar refrigerados). Para beber água mineral, água de coco, isotônicos, proteína em pó para diluir na água e suco de uva integral.

Se consumir bebidas alcoólicas, não consuma de estômago vazio. O álcool inibe o hormônio antidiurético (ADH), que regula a quantidade de água excretada, aumentando a diurese, ou seja, você pode se sentir desidratado.

O ideal é que nesses dias de folia o café da manhã e o almoço sejam reforçados e durante a folia nos blocos não se esquecer de beber muita água e se alimentar a cada 2/3 horas com pequenos lanches para não ficar de barriga vazia.

Comentários