VITAMINAS E MINERAIS DE A a Z

As vitaminas e minerais que são fundamentais para melhorar o metabolismo e a produção de energia

O Carnaval está chegando e você quer se livrar do cansaço e da fadiga para aproveitar as festividades? A reposição de vitaminas e minerais pode ser uma aliada para recuperar a sua disposição.

As vitaminas e minerais que são fundamentais para melhorar o metabolismo e a produção de energia Crédito: Banco de imagens

Esses micronutrientes têm funções específicas no nosso organismo e são essenciais, principalmente, para o metabolismo, processo responsável pela geração de energia para as células. Eles são, portanto, essenciais para o desempenho e vigor de qualquer atividade física e mental como respirar, andar, trabalhar, estudar, praticar esportes e atividades físicas, entre outras. 

O metabolismo varia de pessoa para pessoa, porque parte dele é geneticamente determinado. No entanto, alimentação e estilo de vida são importantíssimos para garantir uma boa função metabólica. Isso porque a alteração desse desempenho no organismo pode ocorrer por três principais fatores: interferência de hormônios, déficit de vitaminas e minerais e a idade.

Segundo Rodrigo Castro, médico metabologista da marca nacional de suplementos vitamínicos Quatrofolhas, estar em dia com as vitaminas e minerais ajuda, inclusive, a corrigir a redução da função metabólica comum com a idade, regulando os hormônios bons que vão ajudar o metabolismo a funcionar melhor. “Com os anos, a massa muscular diminui e os órgãos também envelhecem, gastando assim menos energia. Por isso, o consumo adequado de vitaminas e minerais, aliado a um estilo de vida saudável, é importante para evitar ou até mesmo corrigir esses fatores”, afirma Rodrigo.

Picolinato de cromo

O picolinato de cromo é um mineral essencial para o metabolismo de carboidratos. Ele acelera também o metabolismo de proteínas e gorduras e atua em conjunto com a insulina, melhorando a tolerância à glicose e diminuindo a vontade de comer doces. Por essa razão, ele ganhou fama como suplemento que atua no controle da glicose e na perda de peso, consequências da sua vasta e importante função no organismo.

Complexo B

Vitaminas do Complexo B, por exemplo, são extremamente importantes para o metabolismo. A Vitamina B1 (tiamina) age no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos, ajudando o organismo a utilizar essas substâncias com muito mais eficiência. Já a Biotina está relacionada ao metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas, regulando os níveis de açúcar no sangue e ajudando na manutenção do corpo.

A Vitamina B2 (riboflavina) é necessária para que o organismo possa produzir a Vitamina B3 (niacina), sendo que ambas possuem forte ação antioxidante, combatendo ferozmente os radicais livres, contribuindo para a função metabólica.

Zinco

Essencial para diversas reações químicas do corpo, protegem as células contra alterações no seu DNA, protegendo o corpo contra doenças e envelhecimento precoce. Ele também protege o organismo de doenças crônicas não transmissíveis, entre elas disfunções da tireoide, que afetam a produção hormonal impactando diretamente no metabolismo.

Arginina

A arginina é um aminoácido importante para os processos de cicatrização e eliminação de toxinas, para o fortalecimento do sistema imunológico e para o ganho de massa magra, que aumenta o metabolismo. Ela é produzida pelo organismo, mas também pode ser usada na forma de suplemento. Por contribuir para o ganho de massa magra e diminuir a fadiga muscular, sua suplementação é comum entre quem pratica atividade física.

Vitamina D

A vitamina D, também considerada um hormônio, atua na regulação do sistema imunológico e diminui a produção de substâncias inflamatórias, ajudando no combate a diversas doenças, incluindo as autoimunes. Ela ainda atua na manutenção da saúde do pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina, ajudando a prevenção de diabetes. Como os baixos níveis de vitamina D é um problema comum do nosso tempo, a suplementação é frequentemente necessária.

Vitaminas C e E

Importante agentes antioxidantes naturais, elas atuam no combate ao envelhecimento precoce e alterações que podem levar à redução do metabolismo e à falta de energia e disposição. a vitamina E não é obtido por meio de alimentação, sendo necessária sua suplementação. Ela previne o envelhecimento precoce e protege o organismo de doenças crônicas e cardiovasculares.

Importante antioxidante e redutora do colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos. Fortalece o sistema imunológico e auxilia no processo de cicatrização. É considerado um ótimo rejuvenescedor de pele, reduzindo rugas e marcas de expressão, capaz de ajudar o organismo na absorção do ferro, evitando a anemia por deficiência de ferro. 

Comentários