SAÚDE

Joelhos saudáveis para toda vida: 6 hábitos para prevenir problemas na articulação

Ortopedista aponta quais os principais cuidados que devem ser adotados por todas as pessoas para evitar o surgimento de lesões no joelho e o desenvolvimento de doenças degenerativas como a artrose.

Joelhos saudáveis para toda vida: 6 hábitos para prevenir problemas na articulação Crédito: Banco de imagens

O joelho é uma articulação complexa responsável pela sustentação do corpo e pela absorção de impacto, sendo muito demandada durante a movimentação. Por isso, é muito suscetível a lesões, que não afetam somente atletas, como muitos acreditam. Da mesma forma, as doenças da articulação do joelho também não estão restritas à terceira idade, apesar de serem realmente mais comuns nessa faixa etária. A artrose, por exemplo, pode sim afetar pessoas mais jovens. “Na maioria dos casos, isso ocorre por trauma e sobrecarga excessiva nas articulações, geradas pela obesidade, prática exagerada ou descuido nas atividades físicas”, explica o Dr. Marcos Cortelazo, ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Logo, qualquer pessoa deve adotar alguns cuidados para manter os joelhos saudáveis ao longo de toda a vida, conforme o especialista listou abaixo:

Controle o peso – Evitar o sobrepeso é fundamental para garantir joelhos saudáveis, pois o acúmulo de gordura corporal gera uma sobrecarga sobre as articulações, com um trauma repetitivo e excessivo da cartilagem, levando a sua degeneração. “Além disso, o sobrepeso e a obesidade inflamam o corpo e aumentam a propensão para o desenvolvimento de problemas, como artrite e artrose, além de agravar as dores”, diz o ortopedista, que explica que essa situação é chamada de degeneração da cartilagem articular, de causa principalmente mecânica. “Hoje, sabemos que essa é uma das maiores preocupações na área da ortopedia e reumatologia, possuindo relação direta com a osteoartrose”, explica o médico. Além disso, com a obesidade, há um risco aumentado de condromalácia patelar, lesão da cartilagem e lesão meniscal degenerativa.

Adeque a alimentação – De acordo com o Dr. Marcos, uma alimentação desbalanceada pode favorecer dores nos joelhos de forma indireta através de três mecanismos básicos: ganho de peso com sobrecarga articular; ingestão de alimentos com potencial inflamatório; e baixa ingestão de proteínas com diminuição de massa muscular, o que reduz a proteção das articulações. “É importante evitar o consumo excessivo de açúcar, sal e gordura, que podem favorecer o ganho de peso. Também reduza o consumo de alimentos inflamatórios, como leite e adoçantes”, aconselha o especialista. “Em contrapartida, certifique-se de consumir quantidades adequadas de proteínas, pois são à base da construção do tecido muscular. E a manutenção e incremento da massa muscular é importante para sustentação do corpo e equilíbrio biomecânico das articulações, o que permite movimentação adequada com proteção das articulações.”

Evite o consumo excessivo de bebidas alcóolicas – A ingestão exagerada de bebidas alcoólicas é um fator de risco para o surgimento de dores articulares. “O álcool pode causar uma elevação nos níveis de ácido úrico no sangue, o que chamamos de hiperuricemia. Essa condição leva a uma inflamação das articulações e, quando não tratada, pode ocasionar lesões da cartilagem articular, que evoluem para a artrose”, diz o médico.

Maneire no uso de saltos – Durante o uso de sapatos com salto alto, o joelho é colocado em uma posição desconfortável que exige flexão contínua, levando ao desgaste da cartilagem patelar e, consequentemente, a uma condição conhecida como condromalácia, que é caracterizada pelo amolecimento da cartilagem da rotula ou patela. “Além disso, o uso contínuo do calçado pode fazer com que outras estruturas do joelho, como o fêmur e a tíbia, também sofram com desgastes, levando assim à artrose”, alerta o ortopedista. O Dr. Marcos explica que os danos ocorrem de maneira mais grave em quem costuma trabalhar e caminhar muito com saltos. “A melhor solução então é usar esse tipo de calçado de maneira esporádica e preferir sapatos nem muito planos e nem muito altos, em uma altura que não exceda a margem de 2,5cm a 5cm”, recomenda.

Pratique exercícios – A prática regular de atividade física figura entre os hábitos mais benéficos para a saúde do joelho. “Os exercícios beneficiam os joelhos de três maneiras básicas: ajudam a manutenção do peso corporal; fortalecem a musculatura, exercendo um efeito de proteção das articulações através da melhora do desempenho biomecânico e da sustentação do esqueleto; e ativam a circulação do líquido sinovial, que nutre a cartilagem através do processo de embebição”, pontua o Dr. Marcos Cortelazo. Mas, antes de praticar qualquer tipo de atividade física, é importante que você procure um profissional capacitado para orientá-lo sobre como realizar os exercícios físicos corretamente. “A prática de atividade física sem o devido acompanhamento profissional pode acarretar em sobrecarga, repetição excessiva e realização incorreta dos exercícios, que estão entre as principais causas de lesões do joelho.”

Preste atenção nas dores no joelho – O Dr. Marcos Cortelazo explica que, no geral, dores que ocorrem durante ou após uma atividade e desaparecem espontaneamente podem ser consideradas dores pós-esforço e provavelmente não são sinal de gravidade. No entanto, dores que aparecem durante a atividade e impedem sua realização, assim como aquelas que surgem após e não regridem espontaneamente, geralmente são sinal de algo mais grave. “Nesses casos, é fundamental buscar um médico especialista para passar por uma avaliação e receber o diagnóstico e tratamento adequado”, completa o médico.

Comentários