Além de eficazes, as dietas devem ser saudáveis, na verdade, a perda de peso está mesmo relacionada ao balanço negativo das dietas. Seja elas de qualquer natureza. Isso significa que conseguimos emagrecer quando comemos menos, ou gastamos mais, ou as duas coisas ao mesmo tempo. Parece simples, mas não é. Se fosse tão simples o mundo não estaria tão gordo como descreve o Dr Barry Popkin em seu livro “ The world is fat”. De acordo com o professor de Nutrição da Universidade da Carolina do Norte nos Estados Unidos, somos 1,6 bilhões de pessoas com sobrepeso no mundo em oposição aos 700 milhões de desnutridos do planeta. Em termos gerais, as razões da nossa dificuldade em manter um peso ideal à saúde passam pelas transformações tecnológicas às quais estamos expostos, globalização, políticas governamentais e indústria de alimentos. Em termos individuais, as pessoas buscam formas práticas e possíveis de conseguir perder peso e nesse contexto encaram as várias dietas populares para emagrecer.
De acordo com o estudo que compara as diferentes dietas para emagrecer, quando pensamos em perder peso, o que importa são as calorias. Entretanto, é bom que se esclareça, que a perda de peso, por si só, não garante saúde e nem mesmo beleza. O objetivo de uma dieta, seja ela para emagrecer ou para engordar, para tratar uma pessoa com diabetes, com colesterol elevado, com hipertensão arterial ou com problemas de gordura no fígado, deve sempre primar pelo poder de alimentar corretamente ou nutrir o indivíduo. Uma dieta deve, acima de qualquer coisa, ser saudável. A partir desse contexto, as coisas todas mudam, quando analisamos as dietas, pois elas são totalmente diferentes em relação ao poder de promover nutrição e saúde.
Ao analisarmos os resultados da pesquisa realizada, nós podemos constatar que os autores conseguiram comprovar o que já afirmavam antes: não são os carboidratos os vilões do ganho de peso e qualquer forma de redução calórica é eficaz. Mas para que essa eficácia se traduza em saúde, nós continuamos com as mesmas orientações anteriores: uma dieta deve ser balanceada e deve atender às necessidades nutricionais de uma pessoa, não devemos engajar em dietas a base de proteínas, mas também não precisamos abolir toda a carne vermelha de nosso cardápio. O equilíbrio ainda é o objetivo na vida e nas dietas.
Comentários