HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História das empresas de suplementos no Brasil: Superbom

Há 95 anos no mercado alimentício brasileiro

Uma das principais marcas para veganos e vegetarianos do país

História das empresas de suplementos no Brasil: Superbom Superbom
Crédito: DIVULGAÇÃO

 

A Superbom é uma empresa alimentícia especializada em produtos saudáveis, cujo portfólio é composto por sucos, geleias, salsichas, proteínas, pratos prontos, entre outros. Há 95 anos no mercado, a Superbom comercializa os seus produtos em mais de 25 mil pontos de vendas em todo o Brasil, desde as principais redes de supermercados até redes de médio e pequeno porte, além de estar presente em lojas de produtos naturais, empórios e conveniências. Sem contar que é considerada uma das principais marcas do ramo de alimentos para veganos e vegetarianos do país. Toda essa abrangência se dá através de vendas diretas realizadas pelos executivos da Superbom, assim como por distribuidores e atacadistas.

Desde a fundação, em 1925, sua sede está localizada na zona Sul da cidade de São Paulo, em uma planta com sede e fábrica (área total de 65.000m2) e uma filial no município de Lebon Régis, em Santa Catarina, com um escritório administrativo e planta industrial (área de 350.000m2). Atualmente, a empresa conta com 250 colaboradores.

“A maioria predominante do portfólio da Superbom é fabricada pela própria companhia, especialmente na planta de São Paulo, mas também na planta de Santa Catarina e uma menor parte se divide entre: fabricados em indústrias de propriedade da Igreja Adventista do Sétimo Dia, mas que estão sediadas em outros países (hoje temos aproximadamente 25 produtos importados de duas indústrias da IASD na Argentina); e aproximadamente 15 produtos fabricados em indústrias parceiras da Superbom no Brasil”, explana o diretor de marketing, David de Oliveira.  

Segundo ele, a Superbom iniciou as suas atividades com a produção de suco de uva no interior de uma antiga casa pertencente ao Colégio Adventista Brasileiro (CAB) – de propriedade da igreja Adventista do Sétimo Dia – e a proposta foi montar uma linha de suco, onde alunos bolsistas podiam trabalhar para pagar seus estudos. Desta forma, surgia a trajetória quase centenária de uma indústria brasileira de alimentos, baseada na alimentação saudável para viabilizar a educação de dezenas de internos. O colégio, que posteriormente ficou conhecido como Instituto Adventista de Ensino, hoje abriga o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-SP). Vale lembrar que, durante toda a sua história, a Superbom atua diretamente ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia.  

“O nome Superbom surgiu em 1936, de uma degustação oferecida ao então presidente Getúlio Vargas que, ao provar o nosso suco de uva, expressou: ‘É super bom!’. Assim, sem querer, Vargas batizou a nossa marca. Em 1984, foi constituída uma indústria, com CNPJ e fins lucrativos, desmembrando-se do colégio. A empresa não conta com acionistas, nem faz abertura de capital, desta forma, o seu principal desafio é crescer com as próprias pernas, criando capital para ser reinvestido. Não abrimos faturamento, mas nos últimos cinco anos nosso crescimento ficou registrado acima dos dois dígitos”, revela o diretor de marketing.  

David de Oliveira enfatiza que o objetivo da empresa é fabricar alimentos saudáveis, de excelente qualidade, para contribuir com a saúde e o bem-estar das pessoas. “Nossa missão é transformar vidas através de hábitos alimentares saudáveis e nosso propósito é oferecer produtos com qualidade comprovada, para que nossos consumidores vivam mais e melhor”, diz.  

O diretor de marketing explica ainda, que as principais linhas de produtos da Superbom se dão em duas temporalidades diferentes: As linhas de sucos, méis, carnes vegetais enlatadas e a linha de substitutos do café que são tradicionais, algumas com nove décadas de existência e as linhas mais modernas, que chegaram ao portfólio há menos de 10 anos: a de queijos 100% vegetal e a de substitutos da carne (congelados), com produtos como o ‘peito de frango’ vegetal, coxinha vegetal, hambúrguer, linguiça, salsicha, entre outros.  

“A Superbom foi a pioneira de diversos produtos como o suco integral de uva, o primeiro desenvolvido como alternativa ao vinho, mas não alcóolico. O ‘café de cevada’, uma alternativa ao café original – que por conter cafeína causa dependência e ao longo do tempo provoca problemas à saúde e a linha de carnes vegetais lançada em 1970, pioneira no que hoje se tornou popular em todo o mundo, mas que há décadas, além de ser algo desconhecido no país, não tinha nenhum indicador de tendência mercadológica, no entanto, extremamente saudável e com as mesmas características da carne, mas isentando colesterol, gorduras e outros ingredientes nocivos à saúde”, ressalta David de Oliveira.  

Além disso, a utilização de embalagens sustentáveis que tenham a capacidade de aliar qualidade de conservação, sabor, versatilidade, resistência e saúde são pontos que fazem parte da essência da marca. “Uma empresa com a tradição e os valores da Superbom deve sempre ter em suas metas o crescimento aliado ao manejo ambiental para que haja um progresso na região, estado, país e contexto em que a instituição está inserida”, reforça.  

“Quanto às ações desenvolvidas para conquistar e fidelizar o público, participamos de várias feiras e eventos, sempre dispostos a escutar nossos consumidores sobre como melhorar os produtos atuais e fazer os lançamentos. Temos também um evento que acontece quatro vezes ao ano, denominado ‘Superbom Aberta’, no qual abrimos as portas da indústria, montamos dentro dela um grande mercado e fazemos as vendas dos nossos produtos direto ao consumidor, com preços de fábrica. Nesses eventos, todos os diretores e gerentes da empresa ficam a disposição dos consumidores para esclarecer dúvidas ou trocar experiências”, complementa o diretor de marketing.  

Com relação às principais novidades da empresa para 2020 e 2021, David de Oliveira conclui: “Pretendemos continuar crescendo com lançamentos inovadores na linha de substitutos da carne e especialmente para o mercado de Food Service”, finaliza.  

 

LINHA DO TEMPO

 

1925 – Surgiu o embrião que deu origem à Superbom: o tradicional suco de uva

1928 – Grandes lançamentos como as granolas e os produtos substitutos do café

1937 – Lançamento do melado de cana, geleia  e farinhas

1943 – Apresentação do suco de tomate, grãos, cereais e os ensacados

1960 – Lançamento da linha de pães

1970 – Lançamento da linha de carnes vegetais

1979 – Conquista Troféu Alimentacion America  

1979 – Conquista Troféu Alimentacion America  

1980 – Inauguração dos Restaurantes Plant Based Superbom

1988 – Lançamento corn flakes Superbom

1988 – Superbom se torna maior provedora de mel do país

2000 – 1ª Geração de congelados substitutos da carne animal

2013 – Conquista certificação de produto vegano da SVB

2018 – 1º Frango vegano do Brasil

2019 – Prêmio FI Innovation Awards  

 

Redes Sociais:

Instagram: @superbombr

Twitter: @superbomBR

https://www.facebook.com/SuperbomBR/

www.youtube.com/Superbom

Site: superbom.com.br

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