FIQUE POR DENTRO

Rotina na Pandemia

Quem está em casa e pode trabalhar a qualquer momento, pode acabar se atrapalhando e não conseguir diferenciar a hora de trabalhar, de descansar e de dormir

Rotina na Pandemia Rotina na Pandemia
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Nesta pandemia, é comum haver uma desorientação temporal. Quem está em casa e pode trabalhar a qualquer momento, pode acabar se atrapalhando e não conseguir diferenciar a hora de trabalhar, de descansar e de dormir.  

Segundo o psicanalista Ronaldo Coelho, quando uma pessoa está desorganizada no tempo, ela tende a se desorganizar psiquicamente e vice-versa, podendo desenvolver crises de angústia, pânico, depressão, ideações suicidas, alucinações e delírios.  

O especialista orienta que o ideal é que se tenha um ambiente diferente para cada tipo de atividade. Se possível, um cômodo específico para trabalhar, outro para descansar e outro para dormir. Nosso cérebro passa a processar a entrada naquele ambiente e já se preparar para a tarefa a ser desenvolvida. É possível se aproveitar da luz do dia para marcar que é hora de trabalhar e no momento de descanso, acomodar-se em outra posição, num sofá ou mesmo na cama, utilizar uma iluminação mais amena e ter um ritual de preparação para o sono.

“Quando repetimos esse ritual, nosso corpo já vai se preparando para o sono. Para quem gosta, à noite pode usar um incenso ou tomar um chá, o importante é ter um ritual próprio que construa esses marcadores temporais. Algumas pessoas, por exemplo, se trocam e passam perfume para trabalhar, mesmo em casa”, diz o psicanalista.

“O nosso cérebro precisa compreender o tempo por meio de estímulos dessa ordem para mandar as mensagens adequadas para que nosso corpo se prepare para cada uma dessas tarefas” finaliza Ronaldo Coelho.

Comentários