FIQUE POR DENTRO

Quarentena e laringite

O brasileiro tem consumido mais álcool e cigarro durante o período de isolamento social. Fumar e beber em excesso podem gerar inflamação na laringe

Quarentena e laringite Quarentena e laringite
Crédito: BANCO DE IMAGENS

O brasileiro tem consumido mais álcool e cigarro durante o período de isolamento social. Fumar e beber em excesso podem gerar inflamação na laringe, resultando em um processo de laringite crônica. “Os últimos meses registraram aumento no consumo de álcool e tabaco e a soma desses fatores representa um risco ampliado à ocorrência de laringites crônicas”, explica o otorrinolaringologista do Voice Center no Hospital Paulista, Nilson Maeda.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead), a venda de bebidas alcoólicas registrou aumento de 40% durante a quarentena. Já o consumo de cigarros teve alta de 19% durante o isolamento, segundo pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz. Os principais sintomas da laringite crônica são: rouquidão, perda da voz, dor de garanta, pigarro, febre e dificuldade para respirar ou engolir.  

“No caso das laringites, são dois os principais exames de vídeo que podem ser feitos para obter um diagnóstico mais preciso: a videofaringolaringoscopia e a videolaringoestroboscopia. O objetivo é promover um diagnóstico eficaz, de modo que o tratamento seja o mais adequado a cada paciente. O isolamento trouxe uma carga de ansiedade alta, mas a falta de cuidado com os vícios em tabaco e álcool pode ser determinante para a ocorrência de graves problemas futuros”, completa Dr. Maeda.

Comentários