FIQUE POR DENTRO

Combate à Asma

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, sem cura, que causa episódios recorrentes de falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito

Combate à Asma Combate à Asma
Crédito: BANCO DE IMAGENS

A asma é uma doença pulmonar inflamatória crônica, sem cura, que causa episódios recorrentes de falta de ar, tosse, chiado e aperto no peito. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 20 milhões de brasileiros sofrem com asma. Diversos fatores podem desencadear ou agravar a asma, como a hipersensibilidade à poeira, ácaros, pelos de animais, restos de insetos, mofos, pólens, variação climática, alteração emocional, medicamentos etc.  

“É fundamental identificar a asma o quanto antes, pois a cada crise da doença, o pulmão é afetado e fica mais frágil, demorando mais tempo para se recuperar”, alerta a otorrinolaringologista Tatiana Abdo.  

Estima-se que 80% dos asmáticos também possuem rinite alérgica. Os sintomas mais comuns são tosse seca, sensação de secreção na garganta, espirros e peso na face. Além do tratamento médico, algumas medidas simples podem ser tomadas:

- A limpeza da casa deve ser realizada com aspirador e pano úmido, e não com vassoura.

- Evite perfumes ou produtos de limpeza com cheiro forte.

- Encape colchões e travesseiros com plástico ou tecido específico, impermeável aos ácaros.

- Evite o cigarro e outros irritantes das vias aéreas.

- Animais domésticos devem ser mantidos fora de casa.

- Evite o uso de produtos químicos, como removedores, lustra móveis, inseticidas e sprays em geral.

- Realize higienização nasal com soluções salinas, evitando que agentes externos entrem em contato com as vias respiratórias superiores.

- Evite objetos como bichos de pelúcia, livros, almofadas e tapetes.

- Mantenha sempre sua casa bem arejada.

Comentários