FIQUE POR DENTRO

Fome é diferente de vontade de comer

Saber diferenciar a fome da vontade de comer é um dos grandes segredos para se chegar lá

Fome é diferente de vontade de comer Fome é diferente de vontade de comer
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Saber diferenciar a fome da vontade de comer é um dos grandes segredos para se chegar lá, garante Karina Peloi, nutricionista, autora do método e do livro best seller ‘Magra para Sempre’. Segundo ela, a fome se diferencia da vontade de comer por se tratar de uma ferramenta natural e eficiente do corpo. Enquanto a primeira está ligada aos aspectos fisiológicos, a segunda se refere aos aspectos emocionais.  

“Num primeiro momento, pode ser difícil diferenciar. A fome se manifesta com o vazio e o ronco do estômago, podendo sentir fraqueza e desconforto. Dependendo de quanto tempo a pessoa ficou sem comer, a glicemia baixa e ela sente até uma dificuldade de raciocínio. Quando se está com fome, não se pensa no que vai comer. Já a vontade de comer, normalmente está ligada à necessidade de sentir prazer e você vai buscar esse prazer no alimento", diz a nutricionista.

A especialista explica que atender a fome é o momento de ingerir alimentos saudáveis. “Se estiver com fome, o ideal é adiantar uma refeição principal, como o almoço ou o jantar. Indico que não espere ficar com fome, porque é altamente estressante e aumenta muito o risco de ter uma ingestão descontrolada”, afirma.

Karina acrescenta que aquele pensamento do tipo ‘Ai, que vontade de comer alguma coisa’ deve ser refutado, porque ao alimentar esse pensamento a vontade será sempre por alimentos mais calóricos, como pizza ou chocolate. “Ninguém, em processo de emagrecimento, pensa: 'Ai, que vontade de comer uma rúcula'. Então, mude esse padrão de comportamento, tirando o foco da comida”, ensina.

Comentários