Situada em Aparecida de Goiânia, a fabricante de suplementos tem ao seu alcance a melhor mão de obra efacilidade em captação de distribuidores e insumos, já que está próxima a um dos principais pólos farmoquímicos do Brasil. Este fator aliado às estratégias de posicionamento, comunicação e marketing da empresa são os responsáveis pelo seu avanço no setor: só em 2010, a Dynamic cresceu 50% e promete não parar por aí.
Qual é a importância do posicionamento para uma empresa? É ele define como o público consumidor vai enxergar uma marca e traz uma identidade que a torna diferente das outras. Talvez seja exatamente o posicionamento o responsável pelo alto crescimento da fabricante brasileira de suplementos alimentares Dynamic Lab. “Escolhemos um públicoseleto, que prefere produtos com qualidade tanto em matérias-primas como em formulação, com intuito de conquistar mais qualidade de vida!”, esclarece Miguel Angel Elias Llobet, responsável pelo departamento comercial e administrativo da empresa.
E, a partir desta fundamental definição, a indústria trabalha para conquistar este público exigente. Com a vantagem de estar próxima a um dos principais pólos de indústrias farmacêuticas do país, utiliza as melhores matérias-primas disponíveis no mercado mundial, alta tecnologia em equipamentos e instalações e agrega uma equipe técnica formada por profissionais especializados na área, entre engenheiros de alimentos, químicos, farmacêuticos e nutricionistas. Em um mercado onde a ilegalidade se faz presente de forma considerável, segue os mais rígidos padrões de qualidade e faz questão - com orgulho - de adotar os procedimentos de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e seguir todos os padrões exigidos pela ANVISA para as indústrias farmacêuticas. “Isso garante um alto grau de qualidade e pureza nos produtos.
Sabemos que para alcançar excelência nesse setor é preciso sempre cuidar da conduta e desempenho de produção”, salienta lobet. Não é para menos que, em apenas quatro anos, ela criou 32 itens, se fixou em um parque industrial com mais de 1300m2 de área construída - em um espaço total de 10 mil m2 - e contratou mais de 50 profissionais. Só em 2010, a Dynamic apresentou um crescimento de 57% com relação ao ano anterior.
“Este desenvolvimento em vendas deve-se à estratégia adotada de divulgação e fidelização dos consumidores, principalmente proporcionando a experimentação dos suplementos por meio da participação em eventos e feiras do setor, parcerias, distribuição de brindes e amostras grátis, patrocínio de atletas de renome nacional e internacional, entre outros”, diz. Ampliando seu mix de produtos, a Dynamic trouxe dois novos suplementos com fórmulas exclusivas e grande aceitação no mercado: RedSize, um queimador de gordura lançado em 2010 que combina ingredientes como quitosana, composto de laranja em pó, guaraná, psyllium, vitamina C e cromo em cápsulas; e o Nano Dyn, lançado neste ano, que atua como um pré-treino e combina peptídeos de proteína, aminoácidos e carboidratos como maltodextrina e desxtrose. “Ele aumenta a massa e a força muscular porque promove maior vascularização e, consequentemente, oferece um maior aporte de nutrientes e oxigênio para o músculo”, explica. A empresa aponta também como principais novidades apresentadas no início deste ano a Iso Whey Dyn, whey protein isolada livre de gorduras, carboidratos e lactose, que traz em sua composição a presença de proteínas com elevado teor de aminoácidos essenciais, entre eles os aminoácidos de cadeia ramificada - BCAA (isoleucina, leucina e valina) - e também com glutamina.
Para o segundo semestre de 2011, a novidade é o 5H Dyn, uma fórmula exclusiva elaborada com blend energético que combina ácido pantotênico, cafeína, cromo, inositol e taurina na proporção ideal para um estilo de vida ativo e saudável. A linha completa conta ainda com aminoácidos, emagrecedores, energéticos, hipercalóricos, proteínas, termogênicos e uma linha voltada para saúde e bem-estar com vitaminas, minerais e alimentos funcionais. “Nosso objetivo é oferecer soluções para a melhoria da qualidade de vida e o aumento de performance e rendimento na atividade física”, diz. “Nossa equipe trabalha no sentido de trazer para o consumidor produtos com qualidade, sabor e com resultados mensurados em pesquisas em campo, por atletas que são patrocinados pela indústria”, pontua. LÁ EM 2007... Enquanto comemorávamos as vitórias brasileiras nos jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, o farmacêutico Márcio Sôffa de Oliveira dava os primeiros passos rumo ao sucesso e à formalização da Dynamic Lab.
Revendedor de suplementos alimentares, ganhou experiência de mercado e vislumbrou, ainda em 2004, uma boa oportunidade para ingressar no trade como distribuidor e fabricante. Inicialmente, começou a comercializar a albumina - proteína de alto valor biológico presente na clara do ovo - fracionada em embalagens de 1kg – só havia apresentações com 25kg. A partir da demanda, o empresário, que possuía uma loja de varejo e comercializava produtos de outras marcas nacionais e importadas, passou vender a albumina sem sabor em embalagem metalizada. “O sucesso foi tanto que logo foi necessário pensar em fazer esta operação em uma indústria, totalmente oficializada”, conta o atual responsável pela administração. Foi então que nasceu o Egg Dyn, alimento constituído por albumina desidratada, indicado para atletas e praticantes de atividade física com o objetivo de ganho de massa muscular. Fundada oficialmente em 2007, a Dynamic Lab tinha como ideia inicial investir na criação de uma linha de suplementos em pó.
“Começamos produzindo albumina, maltodextrina e whey protein”, comenta. Ao logo dos processos produtivos iniciais, a empresa vislumbrou a possibilidade de ampliar sua atuação e passou a produzir também suplementos líquidos, em cápsulas, comprimidos e gel. Iniciou sua história com quatro itens para o Distrito Federal e Goiás e hoje, poucos anos depois, já disponibiliza um número oito vezes maior para todo mercado nacional. Na época da fundação da Dynamic Lab, o mercado ainda era mais restrito a atletas e algumas marcas nacionais e importadas já consolidadas detinham praticamente todo o setor. “Hoje, vemos um segmento mais aberto com diversas marcas surgindo e um maior interesse da população em geral, incentivado pela busca de qualidade de vida e prática de atividades físicas no dia a dia, cada vez mais crescente”, expõe. Não deve ser novidade para você – porque este foi o problema unânime do mercado apontado por todas as empresas que passaram por esta seção da nossa revista – mas a dificuldade da Dynamic Lab também está relacionada à legislação. “As maiores dificuldades sempre são em relação aos produtos importados, pois a ANVISA nos penaliza com uma legislação atrasada em relação ao mercado mundial.
Com isto, estamosimpossibilitados de lançar produtos inovadores”,diz. Mesmo assim, isso não é um entrave para novos projetos que podem dar a essa empresa um futuro ainda mais promissor. “Pretendemos ampliar muito mais a quantidade de produtos oferecidos no mercado e disponibilizar combinações de ingredientes revolucionárias, que prometem surpreender o praticante de atividades físicas trazendo resultados efetivos. Também queremos ampliar cada vez nossos canais de distribuição”, finaliza. Time de Campões Uma das estratégias para ampliar a visibilidade da Dynamic Lab é patrocinar atletas de alto nível. A lista de campeões que carregam o nome da empresa percorre modalidades como: Mountain Bike, Jiu-Jitsu, Triatlon e Fitness Coreográfico. A responsável pelo Departamento de Marketing da empresa, Patyelle Meirelles, explica que a parceria funciona tanto para exposição da marca, quanto para que a empresa mantenha sempre atualizado seu feedback sobre a eficiência e palatabilidade de seus produtos. “
Os atletas patrocinados recebem mensalmente todos os suplementos necessários para consumo pessoal. Em contrapartida, utilizam a nossa logomarca em seus uniformes e sua comunicação, proporcionando a exposição da marca em eventos e entre os interessados pelo esporte”, explica. A empresa também disponibiliza o apoio nutricional para os patrocinados, desta maneira pode acompanhar a evolução dos atletas e suas opiniões. “Através desse contato é possível avaliar a eficácia dos produtos e a aceitação dos sabores e fórmulas”, ressalta.
Conheça os campeões que recebem o patrocínio da empresa: Janaína Matos, Kenny de Sousa Alves, Marcelo Cristiano Nascimento Olegario, João Paulo da Silva, Willian Renatto Pecego Brito, Guilherme Andrade Oliveira, José Ronaldo da Silva, Eliseu Gomes Bezerra dos Santos, Ricardo Pscheidt, Miguel Wutkowsky dos Santos, Uirá Ribeiro, Glaidiany de Cássia, Gustavo Ricardo Santos
Linha do tempo:
2004 - Em junho, a Dynamic Lab inicia a construção de sua sede
2006 - Agosto: término da construção.
2006 - Novembro: início da produção de suplementos
2007 - Dynamic Lab é fundada oficialmente e inicia sua produção a partir de três suplementos em pó: albumina, maltodextrina e whey protein. Após seis meses, já foi iniciada a produção de apresentações em cápsulas: ZMA Dyn e BCAA Dyn
2008 - A empresa altera sua logomarca, adicionando ao seu nome o slogan “O prazer de viver bem!”, que resume o posicionamento da empresa como fabricante de produtos voltados para qualidade de vida. Lançamento do Carbo Energy Dry Dyn
2009 - Lançamento da primeira cafeína em cápsula do mercado, a Rocket Dyn
2010 - Lançamento Red Size e Thermo Dyn 2011 • Lançamento Crea Dyn (creatina), Nano Dyn, Iso Dyn, 5h Dyn
Comentários