PET

Pet: Extrato de Própolis para Pets

As maravilhas da utilização do extrato de própolis para a saúde dos pets

Pet: Extrato de Própolis para Pets Extrato de Própolis para Pets
Crédito: Imagem: NIDHIN MUNDACKAL on Unsplash

Antes de tudo, você deve estar se questionando: mas, afinal de contas, o que realmente é o tal do própolis?

A própolis consiste em uma mistura de pólen, cera e resinas vegetais. Essa composição dá-se a partir da coleta desses elementos por meio das enzimas salivares das abelhas melíferas.

Existe uma enorme variedade de produtos feitos de própolis para o tratamento de doenças, tanto em humanos quanto em animais. Algumas propriedades do própolis (ou da própolis) são as cicatrizantes e as antissépticas, que fazem com que a substância possa ser usada em micoses, picadas de insetos e feridas, entre outros. Além disso, o própolis tem bioflavonoides que aumentam a força do sistema imunológico contra as infecções.

A própolis apresenta diversos princípios ativos e cada um deles desenvolve um papel importante na sua composição, função e benefícios. Ao final, tem-se um produto antialérgico, bactericida, viricida, antifúngico e com atividade contra células tumorais.

Apesar de ter efeito antibacteriano, a própolis não desenvolve resistência, tem preço reduzido em relação aos demais bactericidas e dificilmente causa efeitos colaterais, como as alergias, por exemplo.

O extrato de própolis pode ser utilizado tanto para cães como para gatos. Todavia, para ambos os animais, o mais indicado antes da sua utilização efetiva é testar alguma possível reatividade do organismo do peludo em resposta ao produto.  

 

COMO FAZEMOS ESSE TESTE?  

Recomenda-se aplicar o extrato de própolis sobre a pele no animal e avaliar o teste em 24 a 48 horas, a fim de evitar possíveis reações alérgicas e efeitos colaterais.

As doenças que podem ser acompanhadas e prevenidas com a utilização do extrato de própolis são:

 

• Imunidade baixa.

• Doenças oftalmológicas (ceratoconjuntivite seca, glaucoma, blefarite e outras onde o própolis é utilizado sem álcool adicionado a fórmulas.

• Otites causadas por bactérias e/ou por fungos (Staphylococcus aureus e intermedius) e/ou por leveduras (como a Mallassezia).

• Obesidade (reduz depósitos de gordura e também controla o aumento dos níveis de colesterol).

• Giardíase e outras parasitoses de difícil tratamento, quando associada ao tratamento convencional com vermífugos.

• Hiperadrenocorticismo.

• Tártaro (a doença periodontal), ele reduz o acúmulo de placa bacteriana, dificulta a adesão das bactérias à superfície dos dentes e reduz a inflamação das gengivas, porém, o própolis dever ser sem álcool e adicionada à pasta de dentes do pet.

• Lesões de difícil cicatrização.

• Dermatofitose (infecção fúngica na pele), doenças de pele em cachorro e outros animais de estimação podem ocorrer por deficiências no sistema imunológico do animal. Produtos com própolis reforçam defesas e podem ser aliados no tratamento.

• Doenças hepáticas e biliares.

• Osteossarcoma e TVT (Tumor Venéreo Transmissível).

 

Outra coisa interessante é que o uso do própolis pode aumentar a proteção das vacinas contra cinomose e parvovirose.

Ele também pode ser utilizado para lavar as patas do pet ajudando a aliviar patas inflamadas/assadas. Para isso pegue um recipiente pequeno e add iodopovidona (antisséptico) diluído em água até atingir uma coloração de cerveja clara. Coloque então o extrato de própolis verde sem álcool na dose sugerida de 20 gotas para cada 100ml da solução de água e iodopovidona. Mergulhe as patinhas afetadas dentro, somente até os dedos, deixando agir por 5-10 minutos, uma vez por dia. Depois é só secar bem com toalha.

O melhor de tudo é que o extrato de própolis é bem aceito pelos animais e pode ser misturado juntamente à alimentação do seu amigo sendo ele um cão ou gato.

 

MAS, E ENTÃO, COMO O EXTRATO DE PRÓPOLIS DEVE SER UTILIZADO?

Para própolis com teor de 11 e 15% indica-se utilizar uma gota para cada 1 a 3kg de peso vivo, variando de 1 a 3 vezes ao dia.  

Para própolis com teor de 30% ou maior indica-se utilizar uma gota para cada 3 a 5kg de peso vivo, podendo variar de 1 a 2 vezes ao dia.  

 

OBSERVAÇÃO: É importante lembrar que, apesar dos seus numerosos benefícios, o extrato de própolis não exclui a necessidade de levar o seu pet ao Médico Veterinário, seja para uma avaliação de rotina ou para um problema em específico. Nunca se deve fazer uso de qualquer ativo sem antes consultar um veterinário especializado.

Comentários