FIQUE POR DENTRO

A saúde vascular no home office

Em época de quarentena, o home office é realidade para muitos trabalhadores, mas é preciso se atentar para alguns cuidados

A saúde vascular no home office A saúde vascular no home office
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Em época de quarentena, o home office é realidade para muitos trabalhadores, mas é preciso se atentar para alguns cuidados. O nosso corpo foi projetado para estar sempre em movimento e o sedentarismo provocado pelo fechamento das academias pode dificultar o retorno venoso, diminuir o gasto calórico diário e gerar perigos para a saúde. O cirurgião vascular Caio Focassio conta como evitar os danos e garantir a boa circulação.

Ficar sentado é uma posição que desfavorece o retorno do sangue para o coração, levando ao aparecimento de edemas nos membros inferiores e até varizes. “É um sintoma comum nos casos de quem passa muito tempo na mesma posição, sentir um peso e um cansaço nas pernas por causa dessa dificuldade do retorno venoso”, diz.  

Para prevenir tais problemas, o médico indica a caminhada pela casa a cada 50 minutos que estiver sentado trabalhando, isso aumentará a velocidade do fluxo do sangue nas veias. “Ainda sentado, aproveite essa posição para, de vez em quando, elevar a ponta do pé em direção ao tornozelo. O uso de meias elásticas, para quem não tem contraindicação,  melhora o retorno do sangue ao coração”, explica.

“A má circulação causa varizes que aumentam as chances de trombose venosa profunda, podem causar amputações e colocar a vida em risco. Não deixe de praticar exercícios físicos, mesmo dentro de casa. Relaxe e eleve os pés ao final do dia com uma almofada, por exemplo. Assim, o retorno venoso é facilitado, diminuindo o inchaço”, conclui Dr. Caio. 

Comentários