SUPERAÇÃO

Superação: Da anorexia ao fisiculturismo

A incrível história de Elisa Pecini que, após vencer um distúrbio alimentar, tornou-se atleta e campeã do Mr. Olympia

Superação: Da anorexia ao fisiculturismo Da anorexia ao fisiculturismo
Crédito: Arquivo Pessoal

Na adolescência, a idealização e a busca por um corpo perfeito fizeram com que a campineira Elisa Valentim Pecini enfrentasse seu maior desafio e pesadelo, a anorexia nervosa, chegando a pesar 37kg com 1,66m de altura. Após sua luta para salvar a própria vida, a garota construiu uma emocionante trajetória de força e superação, se tornando atleta e conquistando o primeiro lugar da categoria Bikini Pro do Mr. Olympia, maior competição de fisiculturismo do mundo. Atualmente, Isa Pecini, como é conhecida no meio esportivo, mora em Sumaré, interior de São Paulo, tem 23 anos, pesa 63kg, 1,68m de altura e está cursando o último ano da faculdade de Educação Física.  

 

A ANOREXIA

“Quando criança, eu comia muita besteira, doces, bolachas, bolos, lanches, pizzas, bebia refrigerante e não praticava atividades físicas. Aos 13 anos, eu me considerava mais gordinha que as minhas amigas e queria emagrecer. Nessa época, eu tinha 1,66m de altura e pesava 56kg, e me lembro que cheguei aos 49kg apenas reduzindo um pouco minha alimentação, porque eu realmente comia demais. Porém, eu não tinha noção de como me alimentar corretamente e, conforme o tempo foi passando, eu queria emagrecer cada vez mais, eram várias meninas nessa mesma situação e começamos a competir para ver quem chegava na próxima semana com o menor peso. A minha rotina se resumia em ir para a escola e ficar em casa enquanto meus pais trabalhavam e minha irmã ia para a escola. Como eu ficava grande parte do dia sozinha, isso facilitou o desenvolvimento da anorexia. Até que minha família percebeu, me levou ao médico, iniciei um tratamento que durou um ano, com psiquiatra, psicólogo e nutricionista, mas mesmo assim fui regredindo, aos 14 anos estava com 46,7kg”, relata Isa Pecini.

Ela se recorda também, que durante o último semestre do Ensino Fundamental, precisou ficar um período em internação domiciliar, teve que parar de ir à escola e não podia andar para nada, por isso estudava em casa e enviava seus trabalhos para que os professores pudessem corrigir. Isa conta que mesmo naquela situação, arrumava desculpas para sair e andar, na tentativa de perder calorias.  

“Quando as pessoas me olhavam na rua, eu pensava que era porque ‘eu estava gorda’. Além disso, eu escondia a comida que fingia estar comendo, usava muito remédio laxativo e forçava vômitos, mesmo após beber um copo d´água. Foi um período horrível, porém eu não enxergava, queria apenas me desafiar e chegar ao meu limite, sem me dar conta de que o limite da anorexia é a morte. Aos 15 anos, eu não tinha mais vida, não tive festa de debutante e minha família chorava ao me ver. Com 37kg, cheguei para a consulta médica e acabei ficando internada por quase 40 dias, apenas olhando pela janela do hospital e refletindo sobre tudo o que estava acontecendo, até que decidi que eu não queria mais o limite da morte e sim me desafiar a viver novamente. A partir disso, cada dia passou a ser um novo desafio de ganho de peso, de conseguir comer e segurar a comida. Saí da internação com 41,4kg e continuei o tratamento por mais algum tempo até atingir o peso que o médico considerou adequado para fazer exercícios e comecei a treinar”, enfatiza a jovem.  

 

A SUPERAÇÃO

Assim, Isa passou a praticar atividade física para se sentir saudável e feliz. Depois de quase um ano na academia, o seu interesse por esse mundo só crescia, então ela procurou um nutricionista esportivo que orientou a sua alimentação. Na época, ela não tinha intenção de tornar a prática em algo profissional, mas isso mudou aos 18 anos, quando foi até São Paulo para uma feira fitness. “Fiquei encantada com uma competição de atletas Bikini que estava acontecendo e pensei: um dia estarei lá”.

A atleta Isa Pecini, que se profissionalizou aos 19 anos e aos 23 contabiliza mais de 36 competições entre amadoras e profissionais, comenta sobre as dificuldades do início da carreira:  

“Quando comecei, o pouco que eu ganhava no trabalho, direcionava para a minha meta que era subir no palco das competições. Eu separava a parte da renda que era destinada à minha dieta e suplementação e abdicava de muitas coisas para poder me dedicar ao meu objetivo. Fico emocionada toda vez que me lembro do início, o fisiculturismo é um esporte caro, muitas vezes eu deixava de comprar algo que desejava, já deixei de pagar a faculdade para completar o dinheiro do bikini da competição e fiz rifas para competir. Agradeço a todos que estiveram comigo desde o começo, que me acompanharam e me motivaram, ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Sempre tive o apoio da minha família, não com dinheiro, mas com o mais importante: nunca me impediram de ir atrás dos meus sonhos, porque sabiam que aquilo estava me fazendo me alimentar, ter mais energia e um foco para a vida. Uma pessoa muito importante no início foi o Raphael Padovezi, dono da academia onde eu treinava. Ele viu de perto cada dificuldade, o primeiro dia de aula na academia, os primeiros dias de uma preparação e sempre me fez acreditar que eu poderia realizar meus sonhos”, lembra a atleta.

Em sua estreia, Isa ficou em terceiro lugar e quando desceu do palco teve a certeza de que queria prosseguir nesse caminho. Ela destaca que o título mais importante de todos foi ter vencido o Mr. Olympia profissional em Las Vegas (2019), que é o maior campeonato profissional do mundo em seu esporte, no entanto, ela também conquistou mais seis títulos profissionais: campeã Tampa Pro 2017, tricampeã Muscle Contest 2018 e 2019, campeã Pittsburg Pro, campeã Klash Championship e vice-campeã Arnold Classic Ohio.  

“Minha vida mudou completamente, hoje consigo me dedicar 100% aos treinos, campeonatos e ao meu trabalho de divulgação na internet com meus patrocínios. Minha alimentação é totalmente diferente e o esporte me amadureceu, me tornando uma pessoa mais responsável, focada, determinada, com objetivos e independente. Com o fisiculturismo, conheci lugares incríveis, que nem estavam nos meus sonhos ainda e com as competições e a conquista do Olympia, consegui ajudar minha família, dei uma casa para minha mãe e minha irmã, moro sozinha, tenho meu carro e consigo manter minha dieta e toda minha preparação”, explica Isa.  

 

VIDA DE CAMPEÃ

Há quatro anos, o responsável pelo acompanhamento nutricional e pelos treinos de Isa Pecini é seu treinador Ricardo Pannain. A atleta conta que, ao todo, faz seis refeições sólidas e toma dois shakes diariamente, além de não ingerir açúcar, frituras, bebidas alcoólicas e nem refrigerantes. Seu peso varia muito em cada fase da preparação, já que consome, em média, 1200 calorias em dia de descanso e 1500 nos outros dias. “Uma vez por semana (em off season), saio da dieta para dar um estímulo diferente no metabolismo. Porém, faltando 14 semanas para a competição, raramente faço isso, apenas quando preciso em algum momento estratégico, solicitado pelo meu treinador”, ressalta Isa.  

Ela conta que de manhã faz um cardio em jejum de 30 minutos e à tarde faz seu treino de musculação de 50 minutos e mais um cardio de 30 minutos. Isa treina musculação de segunda a sábado e aos domingos faz apenas cardio.  

Para finalizar, a atleta deixa um recado para quem também precisa fazer uma transformação de vida, assim como ela fez: “Não tenha pressa e admire o processo, pois nada acontece da noite para o dia. Nem sempre seremos campeões, a vida tem altos e baixos e constantemente será assim, principalmente no esporte. Mas, um campeão não é aquele que apenas vence e sim aquele que mesmo perdendo, volta à luta para vencer. Nunca desista dos seus sonhos, batalhe por eles e jamais deixe que alguém te faça desacreditar de si mesmo”, conclui Isa Pecini.  

 

PERFIL:

Elisa Valentim Pecini

Nascimento: 20/01/1997  

Cidade natal: Campinas/SP

Onde vive: Sumaré/SP  

Peso atual: 63kg

Altura atual: 1,68m

Formação: Último ano - faculdade de Educação Física

Profissão: Fisiculturista do Team New Millen

Categoria: Bikini Fitness

 

Patrocinadores: New Millen (suplemento); Exocore (cinta de treino); BodyEngineers (roupas de academia); Lipoxyderm (creme corporal); Mandubim (pasta de amendoim); Anestezia (bikini competição); Protan (tanning); Madrugão (varejo suplementos); Farmácia Barbozao (manipulados).

 

Redes Sociais:  

Instagram: @isapecini

Youtube: Isapecini

 

CARDÁPIO DE ISA PECINI:  

1 - Shake proteico (whey protein isolada) + mamão

Após 30 minutos: ovos inteiros + clara de ovo + aveia + azeite ou pasta de amendoim

2 - Frango e legumes

3 - Frango, arroz e salada

4 - Tilápia e salada

5 - Tilápia e legumes

6 - Clara de ovos e abacate

7 - Pós-treino: shake proteico (whey protein isolada) com glutamina.  

 

SUPLEMENTAÇÃO:  

De manhã: Manipulados e vitaminas, como vitamina C, vitamina D, B12, óleo de cártamo, óleo de prímula e ômega 3.

Pré-treino: Suplemento de pré-treino, L-carnitina, termogênico.

Pós-treino: Whey protein isolada + glutamina.  

Comentários