MODA +

Moda +: Athleisure

A mistura do casual com o esportivo que virou tendência

Moda +: Athleisure Os tênis são o acessório queridinho nos looks do dia
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Por Carolina Machite - Jornalista e blogueira

Conforto, isso é o que todos nós buscamos diariamente. Afinal, não tem nada melhor do que sair de casa com peças leves, como uma calça de moletom e o bom e velho tênis. Agora, você já imaginou que esse mood comfy pudesse se tornar referência de estilo e até tendência?

Apesar de pouco conhecida, a tendência Athleisure, nome que vem da combinação das palavras ‘athletic’ e ‘leisure’ - atleta e lazer em português - surgiu bem tímida em meados de 2014. Com uma proposta easy chic, em que blazer fica incrível com uma calça esportiva e salto alto e que o tênis de corrida se adapta nos mais diversos ambientes, a novidade conquistou as fashionistas e invadiu o street style e as passarelas.

Diferente do que se imagina, a tendência Athleisure vai muito além das famosas calças legging e sneakers descolados e, o que fez com que ela se tornasse um sucesso, não foram peças específicas usadas no dia a dia de quem frequenta academias, estúdios de dança, pilates e outros. Ela ganhou popularidade na medida em que cada vez mais consumidores foram aderindo a um estilo de vida mais saudável e prático.

Se pararmos para observar as pessoas que nos cercam no dia a dia, com certeza iremos notar que a tendência vem ganhando espaço diariamente. Diria até que mais usada entre as mulheres, afinal acumulamos função ao longo do dia e o fato de podermos ir da academia para o supermercado com o mesmo look e sem julgamentos é maravilhoso!

Por falar em nós, mulheres, nos últimos anos ocorreu um boom de musas fitness nas redes sociais. Tendo como principais referências Bella Falconi, Gabriela Pugliesi, Mari Gonzalez e até Khloe Kardashian, em uma breve visita ao Instagram de todas elas, é fácil perceber a presença forte da tendência da vez.

Em uma rápida pesquisa é possível perceber que os tênis são, em grande maioria, o acessório queridinho nos looks do dia e aparecem em produções com calças, shorts, saias e vestidos. Assim como os tênis, a calça legging também é uma das peças oficiais da academia, porém, nos últimos tempos, a calça jogger, aquele modelo famoso com elástico no cós e punho na barra vem ganhando espaço. Prova disso é que celebridades como a modelo Gigi Hadid e a it-girl Kendall Jenner estão usando e abusando da modelagem.

Influenciadas pela necessidade das pessoas de terem opções que se adaptem a um lifestyle corrido. Marcas como Alexander Wang e, no Brasil, lojas de fast fashion como Zara, Renner e outras tem apostado no desenvolvimento de peças funcionais, confortáveis, que se adaptem a tal estilo de vida, mas sem comprometer o estilo. Já marcas esportivas como a Nike, que criou a NikeLab – focada em desenvolver coleções em parcerias como a assinada com Olivier Rousteing – ou o oposto, onde marcas de moda feminina desenvolvem linhas esportivas. Um ótimo exemplo é a parceria de Stella McCartney para Adidas.

Podemos concluir que a tendência que chegou despretensiosa já garantiu grande parte do Market Share – grau de participação de uma empresa no mercado em termos das vendas de um determinado produto – da indústria de vestuário e, pelo que já podemos prever, não mostra nenhum sinal de que irá diminuir nos próximos anos.

Comentários