MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Tonya Knight

Uma das melhores fisiculturistas americanas nas décadas de 80 e 90

Mitos do Bodybuilding: Tonya Knight Tonya Knight se destacava por conseguir permanecer com um físico magro e impecável em todo o tempo
Crédito: DIVULGAÇÃO

A ex-fisiculturista Tonya Knight nasceu em 24 de março de 1966, em Peculiar, uma pequena cidade localizada no estado de Missouri, Estados Unidos, onde passou grande parte de sua vida. Ela teve três irmãos, cujos nomes são Timothy, Todd e Travis e um filho chamado Malachi. Além disso, durante sua trajetória foi casada com o falecido fisiculturista John Poteat, do qual chegou a se divorciar.  

Desde muito cedo, Tonya começou a praticar diversas modalidades esportivas, mas o vôlei era a sua preferida na época, tanto que no período escolar tornou-se uma das melhores jogadoras do seu time. Tonya também era arremessadora no softball e até tentou jogar basquete, mas desistiu em seguida. Quando chegou ao Ensino Médio, ela se deparou com uma revista sobre assuntos ‘fitness’ e na capa da publicação estava a renomada fisiculturista Rachel McLish, o que serviu de inspiração para que Tonya quisesse ‘seguir seus passos’ e buscasse um corpo semelhante ao dela. Por esse motivo, decidiu largar os demais esportes e se dedicar somente ao levantamento de pesos.  

No começo, a jovem treinava utilizando apenas um par de pesos para trabalhar seu físico, mas, com o passar do tempo e o surgimento de um grande desejo de tornar-se uma fisiculturista de fato, decidiu entrar em uma academia para que pudesse se preparar para sua primeira competição. Foram meses de treinamento intenso, até que em 1983 Tonya Knight estreou nos palcos e conquistou seu troféu de 1º lugar. A partir de sua primeira vitória na modalidade, a atleta se motivou e continuou a trajetória de competições até transformar o que era apenas um hobby, em uma prática profissional, com dedicação em tempo integral, inclusive mudou-se para Veneza, na Itália e continuou construindo seu nome em apresentações de bodybuilding na Europa.  

Durante sua carreira no fisiculturismo, Tonya Knight se destacava por conseguir permanecer com um físico magro e impecável em todo o tempo, graças a uma alimentação saudável e uma rotina disciplinada de exercícios. Inclusive, devido a isso, a atleta não precisava treinar de forma excessiva para queimar gordura corporal pouco antes das competições. Quanto aos treinamentos regulares, Knight costumava praticar ciclismo, agachamento e levantamento terra, tornando-se um ícone de condicionamento físico. Juntamente com sua carreira no bodybuilding, de 1989 a 1992, Tonya participou de uma popular série na TV, chamada ‘American Gladiator’, atuando como a personagem Gold, mas precisou deixar seu papel após uma lesão no joelho. Ao longo dos anos 80 e início dos anos 90, Tonya conquistou a reputação de uma das melhores fisiculturistas femininas, competindo ao lado de Anja Schreiner e Cory Everson.

Vale mencionar que, após a organização da IFBB (International Federation of Bodybuilding and Fitness) apresentar evidências contra Tonya, ela mesma admitiu que realmente havia conseguido alguém para fazer o teste obrigatório de doping no seu lugar, antes do Olympia de 1988, no qual ficou em 4º lugar. Por esse motivo, em uma decisão proferida em novembro de 1989, Tonya foi suspensa, destituída de seus dois títulos: Olympia IFBB - 4º lugar (1988) e Internacional - 1º lugar (1989).  

No entanto, após o ocorrido, Tonya Knight voltou aos palcos e conquistou as seguintes vitórias: 1º lugar no Grande Prêmio da IFBB Itália e o 1º lugar no Internacional, ambos em 1991, além da 3º colocação no Jan Tana Classic, em 1993.  

Após cinco anos competindo como profissional, Tonya se sentiu cansada do seu estilo de vida e se aposentou do fisiculturismo no ano de 1993. Em 2011, porém, a fera entrou para o Hall da Fama da IFBB.

Apesar de sua carreira profissional não ter sido tão longa, Tonya Knight deixou a lição e o aprendizado de que todo objetivo, para ser alcançado e se tornar realidade, necessita apenas de uma ação concreta.  

 

PERFIL:

Tonya Knight  

Nascimento: 24/03/1966

Local de nascimento: Peculiar, Missouri (EUA)  

Modalidade: Fisiculturismo

Estreia profissional: Campeonato Mundial IFBB Pro, 1988

Melhor vitória: IFBB Ms. Campeã Internacional, 1991

Antecessora: Laura Creavalle  

Sucessora: Anja Schreiner  

Aposentadoria: 1993

 

PRINCIPAIS TÍTULOS:

1993 - Jan Tana Classic - 3º lugar

1992 - Internacional - 6º lugar

1991 - Internacional - 1º lugar

1991 - Grande Prêmio da IFBB Itália - 1º lugar

1989 - Internacional - 1º lugar (mais tarde desqualificado)

1988 - Olympia IFBB - 4º lugar (mais tarde desqualificado)

1988 - Pro World Championship - 5º lugar

1986 - NPC USA Championship - 4º lugar

1985 - NPC USA Championship - 6º lugar

1984 - NPC USA Championship - 11º lugar

Comentários