PALAVRA DO ESPECIALISTA

Artigo: Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial

O emprego das técnicas de Nutromedicina para acelerar a recuperação de pacientes submetidos a cirurgias na região de cabeça e pescoço

Artigo: Cirurgia Crânio-Maxilo-Facial: As cirurgias crânio-buco-maxilo-faciais, sejam de origem estética ou reparadora, correspondem a um conjunto de técnicas e conhecimentos complexos
Crédito: BANCO DE IMAGENS

*Por Dr. Edson Carlos Z. Rosa

Com o crescente avanço tecnológico das ciências médicas, veio à tona também a importância do conhecimento dos fatores bioquímicos/ moleculares dos nutrientes para o equilíbrio homeostático do organismo e consequentemente, manutenção da saúde humana.

Sabemos muito bem que os fatores bioquímicos contidos nos nutrientes tem uma importante influência no metabolismo humano, principalmente na fisiologia do sistema imunológico, ou seja, o emprego de nutrientes da forma correta contribui e muito para a saúde e longevidade, porém o contrário também é verdadeiro, uma alimentação desequilibrada, contendo ausência de nutrientes importantes e excesso de nutrientes maléficos podem deixar o organismo susceptível a uma série de desequilíbrios metabólicos, levando ao aparecimento de diversos tipos de doenças.

Com base nisso, podemos estender a aplicação das formas corretas de nutrição para diversos fins e objetivos, como: estéticos, funcionais, preventivos e regenerativos.

Ao falarmos sobre os aspectos regenerativos do metabolismo, podemos citar a aplicação de nutrientes para fins cirúrgicos, ou seja, o uso de suplementação para pacientes submetidos a cirurgias. Nesse âmbito, destacamos a real importância do uso de determinados suplementos no período pré e também pós cirúrgico, lembrando que após uma cirurgia, temos uma quebra da homeostase (equilíbrio) corporal, com diversas alterações metabólicas sofridas no organismo, devido à agressão estendida ao campo tecidual, celular e bioquímico, ocasionada pelo processo cirúrgico invasivo, ou seja, colocamos o organismo em um estado de estresse intenso, onde o desequilíbrio se faz presente. Podemos também estimular um processo de cicatrização e recuperação pós cirúrgicos mais rápidos, quando utilizamos nutrientes específicos que acabam por acelerar a resposta imunológica e reparadora do organismo.

Dessa forma, o paciente que se submete a uma cirurgia de pequeno, médio ou grande porte, tem sua recuperação muito mais acelerada e retoma mais rapidamente as suas atividades diárias do dia a dia, quando comparado a outro paciente que não utilizou nenhuma abordagem técnica de suplementação nutricional no período pós cirúrgico.

As cirurgias crânio-buco-maxilo-faciais, sejam de origem estética ou reparadora, correspondem a um conjunto de técnicas e conhecimentos complexos e, cada vez mais, tem avançado em prol do restabelecimento funcional, estético e psicossocial dos pacientes. No entanto, os procedimentos realizados, podem envolver com frequência a região anatômica do aparelho mastigatório, resultando como consequências pós operatórias, as drásticas dificuldades no ato alimentar do paciente, que eventualmente, poderão evoluir para complicações metabólicas secundárias.

Após submeter o paciente as cirurgias na região crânio-maxilo-facial, o cirurgião deverá estar atento, pois o quadro clínico do pós-operatório dos pacientes, poderá evoluir para sintomas como desconforto, anorexia, náuseas, queixas de dor local, além de significativas perdas ponderais e cicatrização deficiente, sérias deficiências nutricionais. Assim, as dietas hipercalóricas e hiperproteicas tornam-se ponto comum, bem como a importância de se monitorizar a evolução do estado nutricional, para prevenir as complicações pós-cirúrgicas e garantir a eficiência do tratamento dietoterápico. Até a retirada do bloqueio maxilo-mandibular quando realizado, uma dieta a base de suplementação deve ser adicionada junto à alimentação líquida, revertendo assim à desnutrição proteico-calórica que pode ocorrer nesse período de convalescência, mantendo o bom estado nutricional do paciente submetido à cirurgia realizada, sendo que o organismo nesta etapa vai necessitar de uma suplementação extra de proteínas, sais minerais e vitaminas.

Nutromedicina Molecular e Reparação operatória em cirurgias Crânio-Buco-Maxilo-Faciais

A subnutrição pré-operatória de alguns pacientes, decorrente da deficiência molecular de proteínas, pode acarretar disfunções no DNA nuclear das células, comprometendo a eficiência do sistema imuno-endocrinológico, interferindo na homeostase metabólica, alterando a síntese de colágeno endógena, proliferação de fibroblastos, diminuição da angiogênese (formação de novos vasos sanguíneos) e redução de proteoglicanos (proteínas estruturais), dificultando o processo cicatrizatório pós-cirúrgico.

Além disso, a deficiência de carboidratos, leva ao catabolismo proteico ou sarcopenia (degradação de proteínas musculares) e juntamente com o déficit de micronutrientes (vitaminas e minerais), como exemplos:  retinol (vitamina A) , tiamina (vitamina B1), ácido ascórbico (vitamina C), zinco (Zn), dentre outros, pioram o quadro clínico do paciente.

Nesse contexto, a nutromedicina exerce um papel fundamental, visto que muitos nutrientes podem influenciar as fases de cicatrização, por estarem envolvidos na reparação tecidual (síntese de novos tecidos), supressão da oxidação celular, otimização da cicatrização e auxílio na eficiência do sistema imunoendocrinológico. A recuperação pós-cirúrgica é composta por fases, onde alguns nutrientes como glicídios (carboidratos), proteínas, lipídeos (gorduras), vitaminas (A, C, K, complexo B), minerais (ferro, zinco, magnésio, etc), são fundamentais para replicação e proliferação de células, síntese de colágeno e neovascularização.

Como dito acima, podemos dizer que determinados tipos de compostos, contidos nos suplementos alimentares, atuam de forma direta no processo imunológico e reparativo do organismo humano, auxiliando na melhora da resposta celular imunológica, manutenção da massa muscular em períodos pós-cirúrgicos, além de prevenirem possíveis complicações decorrentes de infecções, inflamações ou hemorragias pós-cirúrgicas.

Esses suplementos podem ser derivados de fontes proteicas (whey protein, caseína, albumina), carboidratos (ribose, maltodextrina, palatinose, dentre outros), lipídeos (ácidos graxos monoinsaturados ou poli-insaturados) e ainda compostos provenientes dos micronutrientes, que são as vitaminas, coenzimas e minerais.

Segue abaixo, algumas funções bioquímicas e moleculares dos principais tipos de suplementos empregados no período pós-cirúrgico:

Derivados Proteicos:  

Whey protein (proteína do soro do leite), caseína (proteína do leite), albumina (proteína da clara do ovo), proteína da soja, glutamina, arginina, dentre outros.

Derivados Glicídicos/Carboidratos:  

Ribose, maltodextrina, palatinose, dextrose, dentre outros.

Derivados Lipídicos Insaturados:

Ácidos Graxos Monoinsaturados e Poli-insaturados (ácidos graxos ômega 3)

Derivados Vitamínicos e Minerais:

Nesse grupo de nutrientes, destacamos algumas substâncias que desempenham um papel direto nas reações metabólicas imunológicas de nosso organismo, dentre eles podemos classificar: colecalciferol (vitamina D3), ácido ascórbico (vitamina C), alfa tocoferol (vitamina E), retinol ou betacaroteno (vitamina A), zinco (Zn), cobre (Cu), ferro (Fe), magnésio (Mg), manganês (Mn), selênio (Se), dentre outros.

Antioxidantes:

Nesse grupo de nutrientes, destacamos dentre os compostos antioxidantes, alguns como a coenzima Q10 (ubiquinona), o resveratrol, o licopeno, as catequinas (presentes no chá verde, com destaque a EGCG), os polifenóis, o hormônio melatonina, dentre outros.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sabemos que mediante a um processo cirúrgico, nosso organismo produz uma série de substâncias inflamatórias e oxidativas, que em desequilíbrio podem prejudicar o resultado do procedimento cirúrgico, seja ele reparador ou estético. Com isso, entram em destaque as técnicas de Nutrologia mediante a suplementação de compostos relacionados à renovação celular e cicatrização tecidual, pois células do organismo humano são formadas por moléculas presentes nesses mesmos nutrientes que ingerimos diariamente. Sendo assim, a suplementação realizada em pacientes intervindos nas cirurgias do complexo crânio-buco-maxilo-facial, (região de cabeça e pescoço), se mostra bastante eficaz no que diz respeito a recuperação cirúrgica e cicatrização pós-operatória, devendo o mesmo ser sempre analisado pelo cirurgião responsável pré e pós cirurgia, para que possa ser melhor adequada a estratégia utilizada em cada paciente.

Por fim, mostramos nesse artigo, que o emprego de nutrientes específicos e dieta adequada no período pós-operatório, contribuirão para o aumento da resistência metabólica do organismo, favorecendo uma melhor oferta de nutrientes e manutenção do peso corporal, otimizando a resposta orgânica para cicatrização tecidual e prevenindo eventuais complicações pós-cirúrgicas.

Dr. Edson Carlos Z. Rosa

Cirurgião, Fisiologista e Pesquisador em Ciências Médicas, Cirúrgicas e do Esporte

Diretor do Instituto de Medicina e Fisiologia do Esporte e Exercício (Metaboclinic Institute), Diretor Executivo do Centro Nacional de Ciências Cirúrgicas e Medicina Sistêmica (Cenccimes) / Diretor Executivo da União Brasileira de Médicos-Biocientistas (Unimédica) /  Presidente e Fundador da Ordem Nacional dos Cirurgiões Faciais (ONACIFA), Presidente e Fundador da Sociedade Brasileira de Medicina Humana (SOBRAMEH) e Ordem dos Doutores de Medicina do Brasil - ODMB, Doutor em Ciências Médicas e Cirúrgicas (h.c),

Pós-graduado em Clínica Medica - Medicina interna, Medicina e Fisiologia do Esporte/Exercício, Nutrologia e Nutromedicina, Fisiologia Humana Geral aplicada às Ciências da Saúde.

Escritor e Autor de Diversos Artigos na área de Medicina Geral, Medicina e Endocrinologia do Esporte, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Neurociência e Comportamento Humano.

Fundador-Gestor do e-Comitê Mundial de Médicos do Desporto e Exercício (Official World Group of Sports And Exercise Physicians), Fundador-Gestor Internacional de Cirurgiões Craniomaxilofaciais (The Official World Group of Craniomaxilofaciais Surgeons).

Comentários