PET

Pet: Digestão dos Cães

Por que devemos oferecer alimentos picados e cozidos para nossos cães?

Pet: Digestão dos Cães Os cães descendem dos lobos e eles deglutem grande quantidade de comida rapidamente com pouca ou nenhuma mastigação
Crédito: BANCO DE IMAGEM

Bruna Morales - Veterinária especialista em Medicina Funcional e Nutrição Animal

www.animalnatural.com.br

Os cães descendem dos lobos e eles deglutem grande quantidade de comida rapidamente com pouca ou nenhuma mastigação. Como os cães têm mais pré-molares e molares, eles podem às vezes mastigar, porém, isso não é muito comum acontecer.

Os cães têm uma grande necessidade de roer coisas, como ossos e brinquedos para estimular a mandíbula e a limpeza dos dentes e geralmente as pessoas costumam confundir isso com mastigar.

A habilidade da dilatação estomacal dos cães é muito grande, adaptada para receber alimento com pouca ou nenhuma mastigação. Como na natureza os cães não conseguiam e nem conseguem caçar todos os dias, eles conseguem comer bastante quantidade e armazenar.

O esvaziamento gástrico ocorre entre 72 e 240 minutos e vai depender do volume estomacal do animal, da dieta, viscosidade, temperatura, densidade, conteúdo ácido e ingestão de água.

Os cães não têm alfa amilase salivar, então eles não fazem essa digestão prévia que ocorreria durante a mastigação, porém, eles produzem uma quantidade de amilase pancreática suficiente para digerir bem esse alimento.

Cães afobados não costumam mastigar, então comida moída é sempre a opção mais segura, pois ela evita que o animal engasgue, evita torções gástricas (comuns em raças grandes) e também evita que o animal separe a proteína dos vegetais.

É importante que os carboidratos e os vegetais oferecidos para o cão já estejam cozidos e bem picados, para o animal realizar uma boa digestão com a amilase pancreática e fazer o melhor aproveitamento dos nutrientes desse alimento.

O cozimento prepara esses alimentos para que o organismo do animal os assimile com mais facilidade. Cães são incapazes de digerir amido sem cozimento, porém, cozido eles conseguem digerir e aproveitar bem os nutrientes. Alimentos mal digeridos promovem fermentação bacteriana e formação de substâncias putrefativas, fazendo com que as fezes do animal fiquem com odor fétido.

Muitas das substâncias putrefativas podem exercer efeito adverso à saúde intestinal do cão.

Por exemplo, a amônia e os fenóis podem promover o desenvolvimento de tumores e também agravar casos de colite. Se seu pet não estiver acostumado a comer comida, faça a troca gradativamente para evitar problemas gastrointestinais. 

Comentários