SUPERAÇÃO

Superação: “No processo de emagrecimento, a consistência é mais importante que a velocidade”

Confira a história de Vanessa Corrêa que eliminou 60kg e hoje se sente feliz e realizada

Superação: “No processo de emagrecimento, a consistência é mais importante que a velocidade” Vanessa Corrêa
Crédito: ARQUIVO PESSOAL
“Quando nasci, eu já era gordinha, pesava quase 6kg. Minha mãe me conta que aos seis meses de vida precisei fazer dieta pela primeira vez, pois o pediatra restringiu bastante a minha alimentação e assim acabei emagrecendo. Porém, a partir dos cinco anos comecei a engordar novamente. Sempre tive essa tendência, além de comer muito mal , tanto que durante toda minha infância me consultei com vários endócrinos, na tentativa de resolver essa questão. Na adolescência, decidi que queria ser comissária de bordo, mas, para entrar na viação, precisava estar no meu peso ideal. Nessa época, comecei a tomar remédios, quase enlouqueci, mas consegui emagrecer e meu primeiro emprego foi na companhia aérea onde permaneci por cinco anos”, relata a paulistana Vanessa Corrêa, que hoje tem 40 anos.  
Quando saiu da viação, em 2004, a jovem parou com os medicamentos para emagrecer, decidiu fazer faculdade de administração, trabalhou em grandes empresas e sempre foi responsável pelo desenvolvimento de pessoas, participando, inclusive, de projetos de vendas por todo o Brasil. “Essa carreira me trouxe realização profissional por sete anos, depois não mais, pois fui percebendo que eu poderia ir muito além da função que eu estava exercendo naquele momento, foi quando comecei a me sentir incomodada e a entender que ‘aquele lugar’ não me fazia mais sentido. Por outro lado, eu tinha receio da mudança, pois minha carreira era consolidada, meu salário era bom e a ansiedade de tentar descobrir como fazer do medo uma força propulsora para realizar os meus desejos, me fez engordar ainda mais e chegar no meu limite, ou seja, no período de sete anos engordei o total de 60kg, chegando a pesar 137kg. Fiz cirurgia bariátrica no início de 2011, perdi 35kg, mas até o ano seguinte recuperei todo esse peso”, lembra. 
Naquele momento, Vanessa percebeu que precisava de ajuda e passou por um processo de coaching que contribuiu de forma decisiva para que realizasse inúmeras mudanças em sua vida. “Em 2012, dei início ao processo de alcançar o meu peso ideal, foi quando olhei e cuidei de verdade dessa questão – de 2012 a 2015, emagreci 50kg; de 2015 a 2019, perdi mais 10kg e, atualmente, tenho 78kg distribuídos em 1,72m. Na verdade, quando busquei por profissionais que me auxiliassem no emagrecimento, inclusive uma nutricionista comportamental, descobri minha vocação para trabalhar com terapias breves que levam o paciente a entrar em contato profundo com questões que precisam ser ressignificadas em seu inconsciente. Com isso, em 2013 comecei a fazer vários cursos, me tornei coach, me formei em programação neurolínguistica, em hipnose clínica e, nesse mesmo ano, passei a atender com o coaching enquanto ainda trabalhava na área corporativa, porque no início eu não tinha coragem de mudar drasticamente. Até que, no começo de 2015, quando percebi que já tinha suporte emocional e ferramentas suficientes para alavancar minha carreira, disse a mim mesma: ‘chega, preciso tomar uma decisão’, e pedi demissão da empresa onde trabalhava. Desde então, atuo exclusivamente como terapeuta, com curadoria pessoal, atendo de maneira individual em uma clínica especializada em medicina do estilo de vida, que oferece quiropraxia, acupuntura, técnicas energéticas como reiki, barra de access, entre outras”, conta Vanessa.

O ANTES E O DEPOIS
“Antes da minha mudança de vida, eu comia por todos os motivos do universo: comia por fome, por ansiedade, por irritação, porque não deu certo, porque deu certo, porque estava triste, porque estava alegre, na verdade, a minha fuga sempre foi a comida, eu não tinha consciência de que comia direcionada por um sentimento, por vício, principalmente massa, muita gordura e açúcar. Comia pizza, coxinha, barras de chocolate, se eu tivesse vontade de comer um hambúrguer às 6 horas da manhã, eu comia, sem critério algum, além de beber refrigerante em excesso. A minha motivação era satisfazer o desejo do momento, me lembro que comia incansavelmente, pulava refeições e as compensava em outras. Eu não fazia nada que não fosse acordar, comer e trabalhar, por isso o meu corpo doía, principalmente o tornozelo e as costas por conta do peso, minha vida era pesada, literalmente. Além dos 60kg a mais no corpo, minha mente carregava outros duzentos quilos de pensamentos negativos e suicidas, crenças limitantes de que eu não era capaz, tanto que me consultei com psiquiatras e tomei antidepressivos por muitos anos. Minha maior superação foi ter coragem de olhar para os lugares que em mim precisavam de clareza. Durante anos exerci uma profissão que não me trazia felicidade, sem contar os conflitos emocionais relacionados às memórias antigas. Somente quando decidi cuidar da minha cabeça, comportamentos e ações foi que realmente tudo mudou. Várias vezes pensei em desistir, mas meu amor próprio me sustentou. Pude compreender que todas as coisas têm seu tempo, pois passar por uma perda de peso muito grande, tem fases em que ficamos meses sem eliminar nada, porque o corpo também tem o seu processo. Nessas horas, em especial, o que me sustentava era o amor por tudo o que eu tinha feito por mim até aquele momento”, enfatiza Vanessa Corrêa. 
Segundo ela, hoje se sente realizada, leve, equilibrada e muito saudável, sabendo colocar as emoções em seus devidos lugares, sem descontar em comida. Se está triste por algum motivo, utiliza outros recursos como meditação mindfulness, reiki e aromaterapia. Hoje ela se move, pensa e dorme melhor, se  sente mais disposta, sua pele está saudável, consegue gerenciar seu tempo, se organizar, se planejar e, consequentemente, diminuir o estresse. 
“A alimentação se tornou ‘um lugar’ de paz para mim, sendo que já estive em uma tremenda guerra com isso. Agora consigo comer com clareza, unicamente pela necessidade de me alimentar bem, não é mais a comida que manda em mim. Me recordo de um dia, pouco antes de começar a emagrecer, em que parei na frente do espelho e pude sentir muito amor por mim mesma, pela minha vida e por tudo o que estava acontecendo. Acredito que aquela foi a primeira vez que me amei de verdade, exatamente do jeito que eu estava. Olhei nos meus olhos e pensei: ‘Eu sou a única pessoa que pode transformar tudo isso que estou vendo no espelho e o que posso fazer é mudar a partir do amor, porque na guerra não consegui nenhum resultado até hoje. Já entrei em guerra com a balança, com minha imagem, com o que comia, e nunca adiantou nada. Foi naquele momento que pude entender realmente o que significa o verdadeiro amor próprio, olhar para mim mesma com compaixão e me acolher”, diz Vanessa. 

HÁBITOS SAUDÁVEIS
Vanessa Corrêa conta que sua alimentação é ‘plant based’, ou seja, sua maior parte é composta por vegetais e o consumo de carne é mínimo. Além disso, ela mantém um cuidado especial com glúten e lactose, apesar de não apresentar nenhuma intolerância. “Se ingerir esses derivados, percebo que a textura da minha pele muda, meu intestino não funciona direito e fico um pouco mais lenta. De 2013 a 2015, era a nutricionista Daniela Oliveti que me atendia e orientava, mas hoje já não preciso mais de um acompanhamento tão de perto, pois aprendi a comer e sei exatamente o que devo fazer. No entanto, realizo meus exames anualmente para saber se está tudo bem com meu corpo. Se tenho vontade de comer doce ou chocolate, por exemplo, não deixo de comer, porém escolho o doce e o chocolate mais adequados para mim, sem neuras ou culpa. Hoje já não me preocupo tanto em não engordar, porque não tenho mais esse ‘mindset’, a minha mente pensa como uma pessoa que se alimenta bem e que não precisa de exageros. Consumo, em média, 1.800 calorias por dia e faço entre três e quatro refeições diárias: café da manhã: café, leite de castanha com canela, pão sem glúten e fruta; almoço: muito vegetal e proteína; jantar: em geral sopa ou salada. Então, basicamente, são essas três, e entre uma coisa e outra sempre tem um iogurte natural com proteínas boas e livre de lactose. Na verdade, levo sempre frutas e nuts comigo e me permito viver minhas vontades, tendo sempre em vista o meu bem-estar”, explica. 
“Minha rotina de treinos depende muito da minha agenda, mas me exercito no mínimo três vezes na semana, e descanso sábado e domingo. Faço um treino de uma hora por dia e o local varia entre a academia, meu prédio, minha casa e o parque, pois o foco é treinar mesmo com a agenda lotada. Quando faço aeróbico, trabalho cardio, esteira, caminhada numa velocidade maior do que a normal e pratico escada também. E quando faço musculação, trabalho todos os membros do corpo, inclusive a parte inferior. A musculação me apoia na sustentação e equilíbrio do corpo e o meu foco é o bem-estar e a saúde. Para mim, praticar atividade física é algo delicioso, que me deixa completamente feliz e tranquila”, ressalta.
E para quem está passando por uma situação semelhante a esta, Vanessa deixa uma dica: “Lembre-se de que no processo de emagrecimento, a consistência é mais importante do que a velocidade. Peça ajuda profissional para a caminhada ficar mais leve”, conclui.

PERFIL:
VANESSA CORRÊA
Nascimento: 19/11/1978 
Cidade natal: Itaquera, São Paulo/SP
Onde vive: São Paulo/SP
Altura: 1,72m
Peso anterior: 137kg
Peso atual: 78kg
Esportes que pratica:  Caminhada, musculação e pilates

Comentários