HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História das empresas de suplementos no Brasil: Biowell América

Conheça a história da representante exclusiva da FDC Vitaminas no Brasil, desde 1993

A marca FDC está no mercado de vitaminas e suplementos há quase 60 anos

História das empresas de suplementos no Brasil: Biowell América A missão da Biowell América é oferecer produtos de alta qualidade, visando benefícios para a saúde
Crédito: DIVULGAÇÃO

A FDC Vitaminas é uma marca norte-americana de vitaminas e suplementos alimentares que está no mercado há quase 60 anos. A fabricação, envaze e rotulagem acontece em Miami, Phoenix e Nova York, nos Estados Unidos e a distribuição de sua linha, composta por mais de 400 produtos, é feita para a América Latina, Ásia, Oriente Médio, África e Europa. As matérias-primas utilizadas para a produção de seu portfólio, à base de vitaminas e minerais, passam por rigorosos testes de qualidade para avaliar a pureza, a consistência, a concentração de nutrientes e a estabilidade em curto e longo prazo.

Desde 15 de janeiro de 1993, a Biowell América Ltda., fundada por Francisco Lamy, em Natal, Rio Grande do Norte, é a representante exclusiva da marca FDC Vitaminas no Brasil, onde oferece mais de 20 produtos, todos eles ‘cruelty free’, ou seja, sem testes em animais, além de não conter glúten, açúcar e sódio. Alguns deles são: Vitamina C 1000mg, Vitamina C 500mg, Vitamina E com Selênio, Polivitamínicos, Ômega-3, Ômegas de Alta Concentração, Cromo, Alho sem Odor, entre outros, e o primeiro produto importado para a Biowell foi o ‘Ômega-3 1000mg com 100 cápsulas’, proveniente de águas profundas e frias, com processo de extração à frio para garantir a integridade das insaturações presentes na estrutura química do ômega 3.

“A Biowell América nasceu com o intuito de facilitar o acesso dos brasileiros às vantagens dos produtos importados. Na época, o mercado nacional de suplementos entrou com mercadoria de valor agregado mais baixo e nós focamos na melhor relação entre qualidade, custo e benefício. Inicialmente, foram selecionadas três capitais no nordeste: Natal, João Pessoa e Recife, com o objetivo de realizar experimentações mercadológicas e então foram instaladas lojas nos shoppings das respectivas cidades. Diante do êxito alcançado nessas lojas, os empreendedores expandiram a transação para o restante do país. Assim, as vitaminas FDC se tornaram um case de sucesso. Em 1994, foi firmado o contrato de exclusividade de importação e distribuição da marca FDC Vitaminas no Brasil. No começo, nosso foco já era baseado nesses três pilares: treinamentos, produtos selecionados e com registros nos órgãos regulatórios do país. Já exista a preocupação e o cuidado com a temperatura do estoque – por causa das características químicas dos ativos vitamínicos – e a presença de profissionais capacitados no manejo das transações envolvendo os produtos.”, explica a diretora técnica, Fabiana Galvão.

Ela ressalta ainda que, atualmente, o Grupo Biowell possui filiais nas seguintes localidades: Biowell America (Natal e São Paulo capital); Biowell Europe (Lisboa, Portugal); e Biowell Worldwide (Miami, Flórida). Somente no Brasil, o número de colaboradores diretos e indiretos passa de 100 pessoas e o estoque regulador é de 250 mil unidades. 

Os atuais sócios-proprietários da Biowell são: Francisco Lamy e Henio Bezerra, e as principais linhas de atuação da empresa são: vendas, suporte e informação aos consumidores e aos profissionais da saúde. Hoje, a FDC Vitaminas está presente em todas as grandes redes de farmácias do país – as entregas são aéreas e acontecem em até 72 horas –, garantindo qualidade e acessibilidade a um público composto por adultos de diversas faixas etárias. São consumidores que, além de se preocuparem cada dia mais com a saúde, são fiéis à utilização dos produtos FDC, graças a sua eficácia comprovada. 

“Desde quando começamos, a empresa teve um crescimento verticalizado,  na casa de dois dígitos ao ano e hoje temos cerca de 14 mil pontos de vendas (PDV’s) no Brasil. Podemos dizer que ao longo desse tempo, os principais desafios que enfrentamos foram as barreiras legais de alinhamento da legislação nacional, com o praticado nos Estados Unidos e na Europa. Nossa maior conquista, certamente foi em 2018, quando compramos a marca mundial FDC”, enfatiza a diretora técnica da Biowell. 

De acordo com Fabiana Galvão, os valores da Biowell América são:  ‘responsabilidade socioambiental, foco nos resultados, boa relação com os parceiros comerciais, tratamento individualizado e melhoria contínua’. Já sua missão é ‘oferecer produtos de alta qualidade, visando os benefícios para saúde’. “Ainda este ano faremos o lançamento de aproximadamente 10 novos itens focados na individualidade de cada mercado consumidor”, enfatiza. 

PRODUTOS:

A seguir, conheça os principais suplementos oferecidos pela FDC Vitaminas:

Vitamina C: Fortalece o sistema imunológico, prevenindo infecções em geral, como gripes e resfriados. Tem ação antioxidante, por combater os radicais livres, evitando o envelhecimento precoce. 

Vitamina E + Selênio: Reúne dois compostos com ação antioxidante: Vitamina E e o Selênio; um potencializa o efeito do outro, conferindo ao produto uma excelente opção no combate aos radicais livres e ao envelhecimento precoce. 

Vitamina B12: A Vitamina B12 da FDC é vegana, com nenhum ingrediente de origem animal e combate a anemia e o envelhecimento precoce. Uso diário indicado para vegetarianos e outras pessoas com restrições ao consumo de carnes.

All-26 Geriatric: São mais de 12 vitaminas e 15 minerais a disposição em um único comprimido. A apresentação Geriatric é mais concentrada. Indicado para pessoas acima de 50 anos, em especial as mais ativas, atletas e pessoas que realizaram cirurgia bariátrica.

Odorless Garlic: O alho em cápsulas sem odor ajuda a diminuir o colesterol ‘ruim’ (LDL). Participa do combate a formação de placas de gorduras nas artérias. Tem papel importante no bom funcionamento do cérebro e do sistema imunológico.

Ômega-3 EPA 1000mg: Não apresenta metais pesados e a matéria-prima é purificada e analisada para verificação da ausência de quatro metais pesados: Arsênio, Chumbo, Cobre e Mercúrio.

Cálcio + Vitamina D: Produto derivado da dolomita, mineral rico em cálcio e magnésio. Combate à osteoporose e auxilia no crescimento. A associação com a vitamina D melhora a absorção do cálcio e sua atividade.

All Nutri Plus: São 13 vitaminas e 10 minerais a disposição em um único comprimido, nas dosagens que atendem as necessidades diárias básicas. Indicado para todos os tipos de pessoas acima de 12 anos, em especial as mais ativas.

Cafeína: Auxilia no aumento da resistência aeróbia. Combate a sonolência, aumenta disposição e diminui fadiga. Ação analgésica, podendo evitar dores musculares; aumenta a lipólise e tem ação termogênica, podendo contribuir para o emagrecimento.

Creatine 3G: A creatina indicada para os atletas que precisam melhorar seu desempenho nos desportos que exigem esforços de potência prolongados e intensos, explosão, velocidade ou força. Fornece energia para os músculos. Proporciona aumento nas medidas musculares e aumento no ganho de força.

Triple Oil: É uma combinação de óleo de peixe, óleo de linhaça e óleo de borragem, ricos em ômega-3, 6 e 9, respectivamente. Principais benefícios: prevenção de doença cardíaca, doenças inflamatórias, reduz colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL). Ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, prevenir obesidade e retenção de líquidos.

Óleo de Linhaça: Fonte natural e vegetal de ômega-3,6 e 9 nutrientes essenciais e vitais para a saúde. Auxilia na prevenção de doença cardíaca; ajuda a reduzir a retenção de líquido, prevenção de obesidade, estabilizar os níveis de açúcar no sangue, reduzir o LDL (ruim) e aumentar o HDL (bom) e auxilia na prevenção de doenças inflamatórias.

Lutein: Principal antioxidante presente nas membranas oculares (retina e mácula). Ajuda a diminuir o risco de doenças oculares relacionadas a idade. Benefícios prováveis em diversas áreas onde a doença está relacionada ao stress oxidativo, saúde da pele e antiestresse. 

Óleo de Prímula: Vários benefícios como: artrite reumatoide, dermatites, diabetes, alívio dos sintomas da tensão pré-menstrual, redução do LDL. Agente fornecedor de GLA e LA. Deficiências destes ácidos graxos baixa imunidade, transtornos sexuais e de crescimento. Melhora hidratação e elasticidade da pele.

Picolinato de Cromo: É uma combinação do mineral cromo com o ácido picolínico e é a melhor forma de se obter o cromo como suplemento, aumenta a absorção do mineral no organismo. Coadjuvante no tratamento de pacientes diabéticos (pacientes com baixos níveis de cromo apresentam diminuição de tolerância à glicose). Ainda pode auxiliar na redução de gordura e auxílio no controle dos níveis de colesterol.

HSN - Hair, Skin and Nails: Melhora o aspecto dos cabelos, deixando-os mais bonitos, macios e brilhantes; auxilia no fortalecimento e na redução da queda, possibilitando crescimento mais rápido e saudável; proporciona hidratação, elasticidade e firmeza à pele; atua no combate dos radicais livres evitando o envelhecimento precoce; atua no fortalecimento das unhas, proporcionando maior resistência e crescimento acelerado, deixando-as mais uniformes e brilhantes.

LINHA DO TEMPO: 

1992: Início dos trabalhos na Biowell America

1993: A Biowell America foi registrada na junta comercial 

1993: Abertura da Biowell  em Natal, Rio Grande do Norte 

1993: Importação do primeiro produto para a Biowell no Brasil: o ‘Ômega-3 1000mg com 100 cápsulas

1994: Foi firmado o contrato de exclusividade de importação e distribuição da marca FDC Vitaminas no Brasil

1997: Abertura do 1º escritório comercial em São Paulo

1998: Início da Distribuição Nacional

2011: Entrada da Europa no nosso negócio de distribuição em Portugal e Espanha

2018: Aquisição da marca FDC Vitaminas e domínio do processo de distribuição a nível mundial

2019: Lançamento de aproximadamente dez novos itens focados na individualidade de cada mercado consumidor. 

Comentários