PET

Pet: Vitaminas e Suplementos

Ofereça ao seu cão as vitaminas e suplementos que ele realmente precisa

Pet: Vitaminas e Suplementos A vitamina C tem um alto poder antioxidante, melhora o sistema imune
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Bruna Morales
CRMV SP 26.313
Veterinária especializada em Medicina Funcional e Nutrição Animal
www.animalnatural.com.br
 
Para que um animal de estimação, mais precisamente um cãozinho, tenha uma nutrição adequada será necessário inserir um suporte de vitaminas, minerais, probióticos e suplementos que vão suprir as necessidades nutricionais promovendo a saúde e o bem-estar dele.
Vou explicar os benefícios de alguns dos principais elementos necessários na dieta dos cães.
 
VITAMINAS

Vitamina B
Essa vitamina é muito importante para o desenvolvimento nervoso, ajuda a manter a função renal, oferece suporte muscular no trato gastrointestinal, suporte a saúde dos olhos e a saúde da pele.
A vitamina B é encontrada em alimentos como carnes, peixes e ovos.
 
Vitamina C 
A vitamina C tem um alto poder antioxidante, melhora o sistema imune, atua positivamente na função da glândula adrenal e pode ajudar em casos de alergia. 
Encontramos essa vitamina em alimentos como brócolis, couve, repolho e nabo.
 
Vitamina A 
Ajuda na respiração e também possui ação antioxidante. A vitamina A também ajuda na manutenção da boa visão, atua positivamente na reprodução, na saúde da pele e na prevenção do câncer.
 
Vitamina D3
É a vitamina mais importante que existe, ela tua positivamente em todos os conjuntos do organismo do cão. A vitamina D3 ajuda o organismo a absorver o cálcio. Ajuda na prevenção da osteoporose, da fraqueza muscular, da diabetes, de problemas cardíacos e da pressão alta. A D3 também atua positivamente em quadros autoimunes e câncer. É muito importante o controle da dose da vitamina D3, pois ela em grande quantidade pode causar overdose podendo levar a intoxicação e morte do seu animal. 
Encontramos essa vitamina em alimentos como salmão, sardinha e cavalinha, gema de ovo.
 
Vitamina E 
Além da ação antioxidante a vitamina E também tem ação anticancerígena, ela ajuda na circulação, oferece suporte ao sistema nervoso, previne os danos celulares e o envelhecimento. 
Encontramos essa vitamina em alimentos como espinafre, couve, ovos e carne.
 
AUXILIARES NA DIGESTÃO
 
Probióticos 
São as boas bactérias necessárias para se ter uma flora intestinal saudável. Uma boa flora intestinal promove efeito antibacteriano, antifúngico e favorece a desintoxicação do organismo. 
Os probióticos tem a função de facilitar a digestão e aumentar a absorção dos nutrientes, aumentando consequentemente a imunidade. Encontramos essa vitamina em alimentos como o iogurte e o kefir.
 
Enzimas digestivas 
As enzimas digestivas ajudam a digerir os alimentos facilitando todo o processo de digestão dos alimentos. As enzimas digestivas atuam positivamente na reparação muscular, nas células nervosas, nos ossos e na pele. 
As enzimas digestivas ajudam na desintoxicação do organismo, atuam positivamente em casos de pancreatite, hipotireoidismo, diabetes, gastrite e colite. Encontramos essa vitamina em alimentos como carne crua e vegetais.
 
L- Glutamina
É um aminoácido que tem propriedades espetaculares, ajuda na saúde do trato intestinal, ajuda a diminuir inflamação intestinal e a colite.

 OUTROS SUPLEMENTOS
 
Ômega 3
É extremamente importante para a saúde dos cães, ajuda a regular a pressão sanguínea, atua positivamente na contração muscular, na saúde reprodutiva, atua positivamente no coração, no fígado, nos rins e na coagulação sanguínea. O Ômega 3 também atua reduzindo a inflamação e oferece proteção contra o câncer.
 
CoQ10
A coenzima Q10 tem ação antioxidante, favorece a saúde do coração, previne a doença periodontal e o câncer. 
Encontramos essa vitamina em alimentos como as carnes e os peixes.
 
Alho
Em quantidades seguras é super benéfico para a saúde. O alho é bactericida, fungicida, atua contra parasitas e fornece suporte ao sistema imune. Ele possui várias vitaminas e nutrientes, como o enxofre, o potássio, a vitamina B, vitamina C, o selênio e muito mais. 
Muito cuidado com a quantidade, pois em doses altas pode causar anemia.

Esses complementos citados acima podem ser oferecidos diariamente para seu pet de estimação, mas as doses precisam ser controladas.
É muito importante que o balanceamento nutricional seja feito por um veterinário especializado. 

Comentários