SUPERAÇÃO

Superação: Uma vida saudável

Após um sério transtorno alimentar, a jovem Fernanda Surian se descobre no esporte e na prática de uma vida saudável

Superação: Uma vida saudável Os suplementos são de uma importância enorme na vida da Fernanda
Crédito: THAIS OLIVEIRA
“Meu nome é Fernanda Surian e durante toda a minha vida tive que passar por diversas superações. A minha maior vitória até hoje foi superar a depressão e voltar a ganhar peso. Foi nesse momento que percebi a grande importância de me autoconhecer e da resiliência de cair e levantar por enxergar uma realidade possível e muito melhor do que a que eu vivia.
Foi necessário muita paciência e determinação, pois toda vez eu pensava que queria desistir. Queria parar de lutar e sabia que parar só ia tornar minha vida pior, por isso tinha forças de seguir em frente mais um dia. Tive muito apoio do meu esposo, que até então era apenas meu namorado e comecei a realizar um tratamento psicológico sempre contando com muita força divina.
Sempre fui magra e com um físico considerado ‘aceitável’ pela maioria das pessoas, mas eu era muito insatisfeita com o meu corpo. Dos 17 para os 18 anos a minha relação com a balança e com a comida descompensou. Diversos sentimentos como a frustação, o cansaço, a angústia e as inseguranças eram constantes e vinham em forma de ansiedade e compulsão alimentar. Em um dado momento da minha vida passei a realizar uma refeição por dia, começava às 6h e terminava quando ia dormir. Prometia a mim mesma que realizaria uma dieta, que cuidaria da alimentação e recomeçaria no dia seguinte, mas bastava falhar que jogava o dia fora. 
Toda essa fase fez com que eu ganhasse 20kg em menos de seis meses e cheguei a pesar 75kg. Hoje rio de toda essa situação, foi uma fase tensa e cheia de altos e baixos, mas percebi que é possível sim sair dela.
Grande parte da minha família sofre em perder ou manter o peso, esse medo de continuar engordando me impulsionou para que buscasse ajuda, e hoje, considero uma das melhores decisões da minha vida, assumi que precisava de ajuda e procurei uma psicóloga. Sabia que sozinha seria muito mais difícil sair daquele círculo que envolvia mente, corpo, emocional e compulsivo, foi minha porta aberta para o autoconhecimento e para uma vida mais autêntica e feliz. 

ROTINA NOVA, VIDA NOVA!
Com muita força de vontade e com novos hábitos a vida da Fernanda mudou e muito, principalmente nos últimos três anos. “Ganhei mais qualidade de vida e de tempo no momento em que comecei a entender minhas prioridades e fazer ajustes para viver em São Paulo, sem abrir mão de tudo que amo”, relembra. 
O esporte trouxe muitos ensinamentos importantes para a vida da Fernanda e inseridos em sua nova rotina foram essenciais para a mudança de comportamento que ela tanto precisava. “Acho que os principais aprendizados foram entender um pouco mais sobre meu corpo, como ele funciona, o que faz bem e o que faz mal e o quanto preciso descansar e recuperar, para ir além. Aprendi a ter consciência corporal, entender minha mente e o quanto o esporte melhora minha concentração, auto respeito e meu bem-estar. Aprendi a entender o meu grupo, como em cada esporte e em cada grupo, diferentes aspectos são mais trabalhados e a mentalidade do que é satisfação, sucesso e companheirismo varia muito. 
Atualmente Fernanda pratica Crossfit, que trouxe muitos benefícios para sua vida. A gata nos contou detalhes sobre uma das suas modalidades favoritas. “Eu treino na Crossfit Four Heads, o treinamento é variado, em épocas mais intensas os treinos variam de 10 a 14 horas por semana, meu treinamento é realizado de quatro a seis vezes por semana tendo um dia na semana e um no final de semana para descanso o que também pode variar de acordo com a competição para a qual estou me preparando e com a minha recuperação. Os treinos possuem aproximadamente duas horas de duração”, conta.
Atualmente ela faz uso de suplementos que variam ao longo do ano e os que ela mais usa são: glutamina, probióticos, whey protein e creatina. O esporte favorito e principal na vida da Fernanda é o Crossfit, mas, isso não impede que ela pratique outros esportes. Os mais regulares são a natação, a corrida e a yoga. 
A Dra. Andreia Galliego é a responsável pelo acompanhamento nutricional da Fernanda e a própria Fernanda nos contou um pouco sobre as suas necessidades nutricionais e cuidados com a alimentação. “É fácil perceber que algo não está 100% no seu corpo quando se treina para performance, no Crossfit suamos e queimamos muito, então, não se pode faltar nada, desde carboidratos, proteínas e gorduras até micronutrientes como ferro, zinco e vitaminas. Os principais cuidados com a minha alimentação envolvem ter uma alimentação anti-inflamatória, devido ao estresse causado por exercícios muito intensos e volumosos. Ou seja, uma alimentação rica em vegetais, agua, chás, temperos naturais e com restrição de farinha branca, açúcar e gordura saturada. Realizo de cinco a sete refeições diariamente, isso varia da fome que estou sentindo e do meu dia de trabalho. Em treinos mais longos, consumo aproximadamente 1.800 a 2.000 calorias diariamente, não possuo bem um dia específico, mas me permito sair da dieta de duas a três refeições por semana”, detalha a então atleta.
Os suplementos são de uma importância enorme na vida da Fernanda, como BCAA, creatina, whey protein, glutamina, beta-alanina, Ômega 3, vitaminas entre outros. O grande papel deles é garantir a recuperação para o próximo treino e garantir o rendimento ao longo das sessões que não são curtas. 
Esses suplementos podem variar, nos períodos de pré-competição e a suplementação costuma ser mais intensa e mais estressante para o corpo e para a mente. Nestes casos Fernanda costuma incluir pré-treino, beta-alanina, malto ou palatinose e vitamina C. A suplementação da atleta muda a cada três meses. 

DE OLHO NA BALANÇA
“Tenho muito mais facilidade para perder do que ganhar peso. Mesmo quando estava gordinha, acredito que perto de todas as calorias que ingeria podia ter ganhado muito mais peso. Na época em que praticava musculação antes do período em que ganhei mais peso por conta da depressão, sempre fui muito magra. Comecei a ficar mais musculosa a partir do momento que iniciei o Crossfit, o exercício mais intenso (ao contrário do que muitos dizem) obrigam o meu corpo a se adaptar constantemente, então, a minha composição corporal mudou muito. 
Não costumo me pesar com frequência, já fiz isso algumas vezes para testar hidratação e dieta, mas o que conta é se me sinto bem quando me olho nas fotos e no espelho e se sinto as roupas ‘encherem’ nas partes que quero. Caso sinta que estou retendo líquido ou muito inchada, aumento água e verduras e reduzo a farinha branca. Caso queira ganhar peso, aumento a quantidade de carboidratos e especialmente de gorduras boas”, conta.  

ENSINAMENTOS PARA A VIDA 
Está passando pela mesma situação que a Fernanda, ela nos dá a dica:
“Busque ajuda! Você não precisa passar por isso sozinho. Não espere apoio, ouça seu corpo, sua mente e, principalmente, seu coração!”.

PERFIL
Nome completo: Fernanda Surian Giglio
Data de nascimento: 26/05/1987
Local de nascimento: São Paulo
Peso: 60kg
Altura: 1,63m
Apoiadores: Hyperfocus MW, To Be (roupas) e o Instituto Lerner

Principais títulos: 
Atleta Individual TCB 216 – 2017
Primeiro Lugar Wknd Wars
Storm Challenge
KVRA Games (time)

REDES SOCIAIS
Instagram: @fesurian_
Facebook: /fsuriangiglio


Comentários