NUTRIÇÃO & ESPORTE

Nutrição e Esporte: Patinação In Line com Fabíola Silva

Conheça a incrível trajetória da patinadora Fabíola Silva, uma das atletas mais importantes da história deste esporte

Nutrição e Esporte: Patinação In Line com Fabíola Silva Fabíola Silva
Crédito: ARQUIVO PESSOAL
Na infância sempre temos um esporte que vira paixão logo de cara e com a atleta Fabíola Silva não foi diferente. Sempre muito hiperativa e bem ‘moleca’, Fabíola já andava de skate desde muito cedo, até que um dia viu uma galera andando de patins na rua e quis tentar também. Foi amor à primeira vista e já pediu para o pai um par de patins para chamar de seu.
Nos patins existem várias modalidades, Fitness ou In line, Freestyle ou Urban, Agressive ou Street, Slalom, Speed ou Corrida, Downhill e Quad e quem viveu na década de 90 deve se lembrar o quanto era febre ter e andar de patins na rua de casa. Essa lembrança Fabíola guarda com carinho, afinal seu primeiro patins foi presente do pai já falecido. De lá pra cá, Fabíola nunca mais saiu de cima das rodinhas.
Com apenas 11 anos, nossa moleca já começou a dominar os patins e evoluiu rapidamente, passando do patins tradicional, aquele com quatro rodas, com duas na frente e duas atrás, para o In-Line, mais moderno alinhando as quatro rodinhas. “Comecei por pura diversão, coisa de infância e adolescência. Do momento que coloquei os patins nos pés me apaixonei, comecei a andar todos os dias e tive muita afinidade e facilidade em aprender. Foi tudo tão natural que quando vi já estava fazendo manobras em pistas e anos depois competindo”, relembra Fabíola.
O primeiro treinador da atleta nos patins foi seu amigo Carlos Alberto, o Ratão. Foi ele quem ensinou a atleta a fazer manobras, pois já tinha muita bagagem de manobras e experiências nos patins. “Comecei a praticar o esporte diariamente e aos finais de semana meus pais me levavam para andar no Ibirapuera e na marquise, pois lá o piso é bem gostoso e lisinho para a prática. Com a evolução e a fama da modalidade surgiram pistas de patins, como rinks de patinação, onde íamos para andar de patins, curtir, aprender, escutar uma boa música e se divertir entre amigos. Nestas pistas, que na época a maior dela se chamava Rollerbrothers, foi onde encontramos rampas maiores para fazer as manobras. Me apaixonei pela patinação Street e Vertical pelo fato de que tudo depende de mim e a cada manobra eu tinha uma motivação a mais para aprender a próxima e a próxima. Me sentia motivada todos os dias para aprender mais e mais. Lembrando que tudo nesta vida em qualquer área de trabalho ou esporte que seja, nossas escolhas, dedicação, constância, fé, perseverança, vontade de vencer e amor é o que nos faz permanecer e buscar nossa superação dia a dia”, conta.
Sempre com total apoio dos pais, seus maiores incentivadores, apoiadores e patrocinadores, Fabíola evoluiu rápido e começou a competir e vencer os campeonatos locais no Brasil. “Com 16 anos, tive a oportunidade de participar de um evento nos EUA, o XGames e fui campeã. Através dele fui patrocinada e comecei a viajar o mundo em cima dos patins. Através do esporte tive a oportunidade de viajar, aprender culturas diferentes, conhecer lugares incríveis e crescer como ser humano. Sou grata a Deus por cada oportunidade que vivi e vivo até hoje. Deus é maravilhoso!”, reflete a fera que anda de patins há mais de 23 anos.
Fabíola é oito vezes Campeã Mundial de patins In-Line, a maior recordista feminina da história do esporte, a única mulher no mundo a executar uma manobra difícil e perigosa, o Mortal Duplo em Rampa, no Vertical e também a única mulher a executar essa manobra em competição. Com um currículo desses não restam dúvidas de que ela é a melhor do esporte. Em 2005, Fabíola foi a primeira mulher a executar um duplo backflip em competição, apenas quatro homens no mundo e Fabíola executam essa manobra.
Através do esporte Fabíola cresceu como pessoa, pois acredita que o esporte ensina a ter disciplina, paciência, persistência, constância, amor e perseverança. “Foram muitos títulos incríveis, muito treinamento e abdicação para conquistar tudo o que conquistei. A caminhada não é fácil, ela é árdua, são horas, dias, meses e anos de treinamento. Temos que estar preparados para ganhar e perder. Através das derrotas ficamos mais fortes, mais determinados e treinamos ainda mais para nos aperfeiçoar. O esporte é transformador em vários sentidos, no pessoal e no profissional e através dele podemos transformar vidas”, conta.

VIDA DE ATLETA
Fabíola treina de cinco a seis vezes por semana e seu treino é dividido entre patins, musculação e Crossfit. A atleta faz dois treinos por dia de segunda a sexta, já com os patins atualmente a prática é de duas a três vezes por semana. 
“Acostumei com a rotina de treinos e tento conciliá-la com os patins, fazendo periodização e priorizando sempre meus compromissos, agendas, competições e apresentações no decorrer dos meses. Gosto de estar bem preparada, física e psicologicamente o ano todo, assim me desgasto menos em tudo o que fizer. Acho muito importante estar condicionada e com os treinos de funcional Crossfit e aeróbico melhorei 110% a performance e consequentemente a saúde. Geralmente descanso aos domingos, aprendi a respeitar meu corpo e as reações que sinto devido a rotina de treinos. Descanso quando me sinto muito exausta, sei a hora que devo escutar o meu corpo e que ele pede descanso, pois o descanso é fundamental para a recuperação e objetivos a serem alcançados. O descanso é tão importante quanto o treino e a alimentação. Aprendi que os três caminham juntos”, detalha.
Fabíola é amante e praticante de Crossfit, que por ser um método que envolve diversas práticas é constantemente variado e tem alta intensidade, explorando capacidades do corpo humano como resistência cardiorespiratória, resistência muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. “Este método de treinamento me ajudou a aprimorar o condicionamento físico. Treino musculação três a quatro vezes na semana, de 40 a 50 minutos por treino”, conta Fabíola.
A atleta prioriza a alimentação e o repouso e descansa por dois dias, antes da competição. Com o tempo ela aprendeu a importância da reeducação alimentar. “Gosto de chegar descansada e preparada mentalmente e após minhas competições descanso uns dois dias dependendo do meu físico. Aprendi a importância dos alimentos no meu organismo. Tenho uma alimentação saudável e balanceada para o meu propósito no esporte e na minha saúde. Fico longe de farinhas brancas, açúcar refinado e alimentos gordurosos. Procuro tirar as vitaminas e tudo o que meu corpo necessita das frutas, legumes e verduras”, detalha.
Em período de pré-competição como precisa de energia a atleta aumenta o consumo de carboidratos, como a batata doce, mandioca, arroz integral e macarrão integral. “Gosto muito de consumir no dia do campeonato antes das provas banana com mel, um shake de whey protein, ou ainda sempre carrego comigo as barrinhas proteicas, além claro de tomar bastante água”, detalha a campeã.
Atleta de ponta que é, Fabíola sabe da importância e dos benefícios dos suplementos alimentares. “O suplemento é um complemento da dieta ou plano alimentar, ele me ajuda muito na performance, permite que eu melhore o aproveitamento das atividades e dos resultados. A suplementação consumida da maneira correta, serve como grande aliada para melhorar a performance, bem-estar, saúde, e consequentemente do corpo em todos os aspectos. Sempre acompanhada de um médico ou nutricionista para entender quais são os melhores suplementos para cada objetivo”, detalha a aleta que conta com a força de suplementos como: whey protein, glutamina, vitamina D3, BCAA, multivitamínicos e própolis.
Vale lembrar que além de atleta Fabíola é hoje uma empreendedora e divide o tempo não só entre os treinos e os patins, mas também entre o trabalho na empresa de marmitas saudável Eat2live (@eat2livecs1), que ela acabará de montar. “Toda a experiência durante anos de treinamento e a importância que a alimentação saudável teve na minha vida, fez com que eu abrisse uma empresa de Marmitas congeladas saudáveis, desta forma também é uma maneira que eu posso passar para as pessoas a importância de uma vida saudável, qualidade de vida”, esclarece.
Hoje Fabíola não quer ser vista apenas como campeã Mundial, mas sim como uma atleta inspiradora. “Quero ser vista como uma atleta que através das suas conquistas, dificuldades, percas, escolhas e experiências que teve nesta jornada esportiva é muito grata ao Senhor o nosso Criador por isso, quero inspirar vidas, quero motivar pessoas a praticarem esportes e ter uma vida saudável e uma qualidade de vida melhor. Como eu realizei alguns sonhos, conquistei quero ajudar pessoas a acreditarem e jamais desistires dos seus. O trabalho árduo vence o talento quando o talento não trabalhou arduamente”, finalizada a campeã.

PERFIL:
Fabíola de Oliveira Simões da Silva
Data de nascimento: 18/06/1979
Local de nascimento: São Paulo
Modalidade: Atleta Profissional de Patins In-Line e Crossfiter 
Categoria: Vertical /Street
Peso: 56kg
Altura: 1,58m
Equipe: Optimum Nutrition ON
Patrocinadores: Optimum Nutrition, Rollerblade, Fokus, Eat2livecs1, Onboardsports, Probalance, Kvra
Nutricionista: Dr. Tiago Carnevale
Endocrinologista: Dra. Sarah Schmittf
Ortopedista: Dr. Daniel Dell’ Aquila
Alimentação: Marmitas Saudáveis Eat2live (@eat2livecs1) 

TÍTULOS:
2009
- Turnê show Mat Hoffman
- Apresentações Vertical, Parque Six Flags Magic Mountain, Ca El Paso, TX Sep 16th (Evento Beneficente 3500 crianças das escolas públicas do Texas).

2008
- 2º lugar no Campeonato Winterclash - Alemanha
- Porta-voz da Turnê Got Milk, Spokes Person (Turnê em escolas públicas da Califórnia incentivando crianças sobre a prática de esportes, a importância do leite no organismo e os males que o fumo causa a saúde)
- 3º lugar no S3 Super Girl Rail Jam - Hungtinton Beach
- Crazy freaking Stunt Show, Turnê do Mat Hoffman
- 3º lugar no LG World Championships (Seattle) - Vertical com os meninos

2007
- LG Action Sports World Tour, San Diego, CA - Vert: 6th Woodward All Contest (Competição 1st place street)
- LG Action Sports World Championship, Dallas - Vert 9th / Street Female division 3rd

2006
- LG Action Sports World Championships, Dallas, Tx - Vert: 4th
- LG Action Sports US Vert Championship, San Diego, CA Vert: 4th
- LG Action Sports World Tour, Paris, France - Street: 3rd (female division)
- LG Action Sports World Tour, Berlin, Germany - Vert: 8th, Street: 3rd (female division).

2005 
- LG Action Sports World Championship, Manchester, England Vert: 4th.
- LG Action Sports US Championship, Pomona, CA - Vert: 3rd
- LG Action Sports World Tour, Moscow, Russia - Vert: 5th
- LG Action Sports World Tour, Munich, Germany Vert: 5th

2004
- Vice-campeã dos X Games da América Latina - Vertical Geral
- 5º lugar no ASA Pro Tour de Cincinnati - Vertical Geral
- 6º lugar no ASA Pro Tour de Washington Dc - Vertical Geral
- 5º lugar no ASA Pro Tour de Buffalo, NY - Vertical Geral
- 7º lugar no Tour Asiática em Seoul Korea - Vertical Geral
- 8º lugar no Tour Asiática em Beijing, China - Vertical Geral
- 10º lugar no Tour Asiátoca em Shanghai, China - Vertical Geral
- 6º lugar no XGames - Vertical Geral
- Campeã no LG Action Sports Championships - Street Feminino
- 4º lugar no Ranking Mundial de Vertical

2003
- Campeã dos XGames - Street Feminino
- 5º lugar no ASA Pro Tour de Milwaukee - Street Feminino
- 6º lugar no ASA Pro Tour de Milwaukee - Vertical Geral
- 5º lugar no ASA Pro Tour de Cincinnati - Street Feminino
- 8º lugar no ASA Pro Tour de Cincinnati - Vertical Geral

2002
- Campeã ASA Pro Tour de Dallas - Streef Feminino
- Campeã ASA Pro tour de Guinnett County - Streef Feminino
- Campeã do EXPN Invitational de Lawrenceville - Street Feminino
- Campeã EXPN Invitational de Grand Prairie - Street Feminino
- Vice-campeã dos X Games da América Latina - Vertical Feminino
- Vice-campeã do ASA Pro Tour de San Diego - Street Feminino
- 7º lugar no ASA Pro Tour de San Diego - Vertical Masculino
- 7º lugar no ASA Pro Tour de Cincinnati - Vertical Masculino

2001
- Campeã Mundial de Street - ASA Street Rank
- Campeã Mundial de Vertical - ASA Vert Rank
- Campeã no ASA World Championships - Vertical Feminino
- Campeã no XGames - Vertical Feminino
- Campeã no Gravity Games - Vertical Feminino
- Vice-campeã no Gravity Games - Street Feminino
- 4º lugar no XGames - Street Feminino

2000
- Campeã no XGames - Vertical Feminino
- Campeã no XGames - Street Feminino

1999
- Vice-campeã no XGames - Vertical Feminino
- 6º lugar no XGames - Street Feminino

1998
- 4º lugar no XGames - Street Feminino
- Campeã no XGames - Vertical Feminino

1997
- Campeã no XGames - Vertical Feminino

1996
- Campeã no XGames - Vertical Feminino

Comentários