SUPERAÇÃO

Superação: Cinderela Fitness

Como nos contos de fadas, Ana Paula Sentinela precisou de grandes aliados para enfrentar o sobrepeso

Superação: Cinderela Fitness Ana Paula segue com o projeto de uma vida saudável
Crédito: ARQUIVO PESSOAL
“Meu nome é Ana Paula, tenho 33 anos de idade e sou natural de Limeira/SP. Me recordo que sempre fui uma criança gordinha. Na verdade, essa lembrança possui uma característica traumática, pois o que hoje conhecemos por bullying, também existiu no meu passado. Chorava muito às escondidas, porque morria de medo da reação da minha mãe.  Diferentemente das outras mães, a minha mãe sempre foi muito brava. Acredito que devo a essas crianças mal educadas e a braveza e ignorância de minha mãe, o meu rápido amadurecimento e meu profundo respeito ao próximo.
Quando cheguei à adolescência, não gostava de sair de casa, pois a minha aparência não me agradava, além da minha baixíssima autoestima – que foi destruída com o passar dos anos, devido ao peso corporal e também as pessoas por suas palavras e atitudes.
Como sou filha única, meu pai, por muitas vezes ausente em minha infância – não por escolha dele, mas devido a seu trabalho – me deixava fazer o que eu queria dentro de nossa casa, a fim de me privar das coisas do mundo. Assim, uni a minha falta de interesse em sair de casa na adolescência, com os meus gostos financiados e patrocinados pelo meu pai. Isso era uma maravilha, pois trancafiada em casa, atrás de uma tela de computador, poderia ser desejada e admirada pelas pessoas, já que minha imagem não era vista por ninguém!
O tempo passou, a idade foi aumentando e também os interesses femininos. Comecei a despertar uma feminilidade e vaidade fora do comum, mas continuava com a autoestima baixa. Não acreditava quando diziam que eu era bonita, pensava que diziam apenas para me ver feliz por alguns segundos.
Aos 15 anos, uma amiga da minha mãe me apresentou uma ‘fórmula milagrosa’ para perder peso. Implorei para minha mãe adquirir essa tal fórmula, na época emagreci bastante. Cheguei aos 57kg, passei a ter autoestima e comecei a sair mais de casa. Porém, o uso contínuo do medicamento trouxe efeitos adversos e eu não sentia mais vontade de sair, sentia muito sono, chorava muito e sentia uma tristeza fora do comum. Além disso, comecei a provocar o vomito, mas como quase não comia – por conta do remédio – não conseguia vomitar. Minha rotina alimentar era apenas água e poucas folhas de alface e também vivia com balas na boca, para evitar o mau hálito.
O meu sonho era ser linda, magra, desejada e admirada, mas foi o oposto. Eu estava magra, porém, passei a me achar feia devido a flacidez e estrias que surgiram com a rápida diminuição de peso. Como não me alimentava corretamente, comecei à desmaiar – por conta do remédio. Até que um dia desmaiei na frente da minha mãe, e chorando ela me pediu que parasse de ingerir o medicamento, pois ele estava me matando aos poucos.  Após esse dia, parei de tomar o remédio e engordei 22kg.
Após a traumática fase da ‘fórmula milagrosa para emagrecer’ que não deu certo, continuei com minhas tentativas falidas em emagrecer. Cheguei a tomar mais medicamentos para emagrecer, que fazia com que toda a gordura ingerida, fosse rapidamente eliminada com as idas frequentes ao banheiro, mas, também não tive sucesso.
Comecei a frequentar uma academia, sem estrutura adequada e com ausência de professores capacitados para fornecer orientações aos alunos. Até emagreci alguns quilos – sem orientação – mas me empolgava e comia mais. Assim, engordava mais quilos do que a quantidade que havia eliminado. Passei a me consultar com nutricionistas e acabava sempre me enganando, pois dizia para elas que seguia o cardápio à risca. Mas, claro que não era verdade, porque se fosse, eu emagreceria.
Em 2010, já conformada com meu peso, decidi procurar um cirurgião plástico. Ele me disse que eu teria que emagrecer alguns quilos antes de marcar a cirurgia para obter um resultado mais satisfatório. Resolvi procurar um médico endocrinologista e quando cheguei ao consultório, a balança marcava 83kg – me senti péssima. O médico me deu dicas para o emagrecimento, para a prática de atividades e também me receitou um medicamento.
A soma de novas atitudes e a vontade de ‘entrar no bisturi’ me fizerem eliminar 11kg. Retornei ao cirurgião, com a balança marcando 72kg e assim, consegui marcar a abdominoplastia. Foi uma cirurgia longa, que deixaram meus pais e meu noivo – atualmente marido – apreensivos e após a cirurgia, passei a pesar 64kg.
Estava me sentindo muito bonita, mas, ainda existia flacidez, afinal eu não possuía o hábito de ir à academia – apenas havia feito exercícios aeróbicos para conseguir auxílio na diminuição do peso no período que antecedeu a plástica. Estava me sentindo muito bem e realizada, com uma cinturinha fina e uma barriga chapada, mas ainda não tinha entendido o verdadeiro significado da mudança do corpo, dos hábitos e do estilo de vida.
Quando me recuperei completamente da cirurgia, prossegui minha vida normalmente e continue comendo ‘normal’, não fazendo exercícios físicos, trabalhando e estudando. Me formei na faculdade e comecei a exercer minhas atividades profissionais como enfermeira. Foram meses de trabalho duro e escolhas erradas – deixando resultados aparentes em minha imagem e em minha saúde. Após um ano fui desligada do hospital, estava com problemas de saúde e uma imagem corporal deturpada. A tristeza tomou conta novamente, mas logo enxerguei que ter sido desligada do emprego foi a melhor coisa no momento. 
Novamente procurei ajuda de um profissional endocrinologista e dessa vez, minha maior preocupação era a saúde e não a estética – pelo menos a princípio. Nos resultados dos exames laboratoriais pude observar que minha tireoide estava quase paralisando e a taxa de triglicérides apresentava valores mais elevados do que 500mg/dl, o colesterol não era possível ser dosado e meu índice glicêmico estava nas alturas. 
Eu havia engordado 22kg e o médico receitou um medicamento por um mês para diminuir as taxas de triglicérides. Ele me orientou a melhorar a dieta e a praticar exercícios físicos. Procurei ajuda de nutricionistas, me matriculei na academia e procurei um psicólogo. Durante um mês, ajustei a dieta incluindo mais legumes e verduras, fiz uso do medicamento prescrito, pratiquei exercícios físicos e fiz terapia. 
No retorno ao médico, já com novos resultados de exames laboratoriais, fiquei feliz, pois não precisaria tomar mais medicamentos. Os exames apresentaram ótimos resultados, porém, o peso não apresentou grandes alterações. Nessa época continuei frequentando a academia, mas não participava das aulas disponibilizadas, pois tinha vergonha devido o meu peso – apenas fazia musculação com carga leve e alguns aparelhos de exercício aeróbico. 
Consegui uma colocação como enfermeira e nesse novo emprego, já mais madura, soube lidar muito bem com a minha equipe, obtendo resultados satisfatórios que me deixaram muito feliz. 
Em 2013, a data do meu casamento se aproximava e eu não havia emagrecido nada. Meu vestido seria no modelo ‘tomara que caia’, porém, em uma das últimas provas tive uma crise de choro e o estilista teve que usar a sua criatividade, colocando um detalhe que disfarçava o tamanho dos braços – pelo menos eu consegui parar de chorar. Era muito ruim olhar para o espelho, eu dizia assim: ‘A noiva Hulk’, pois achava meus braços enormes e todo o resto também.
O dia do meu casamento chegou, eu estava muito feliz, era tudo o que eu e meu noivo tínhamos sonhado e nós conseguimos realizar! Porém, o que me deixava triste, era minha aparência. Assim, a porta da igreja se abriu e eu entrei, se estivesse vendo a minha própria imagem teria chorando horrores.
Após o casamento, veio mais quilos, a autoestima continuava péssima e o fracasso veio à tona. Estava bem gordinha e me odiando, não estava feliz em nada na minha vida – somente no casamento. 
Para deixar meu marido feliz, eu, que nunca havia cozinhado, resolvi cozinhar e a partir desse momento preparava comidas nada saudáveis. 
No ano seguinte, completei 30 anos e mesmo ocupando um cargo profissional que me deixava feliz, com um casamento feliz, ainda não me sentia completamente feliz e satisfeita. Foi então, que resolvi me pesar – já que vivia fugindo da balança – os números que visualizei foram cruéis. 
Quase cai de costas para enfrentar a balança, fiquei observando quando não havia ninguém por perto na academia para me pesar. Quando vi o peso de 86kg, disse para mim mesma que iria mudar; ficar de bem com a vida; tentar resgatar a minha autoestima; encarar uma alimentação saudável, não apenas por um período e sim por toda a minha vida e encarar as atividades realizadas na academia, com mais seriedade. Naquele dia dei um basta, um grito de liberdade e passei a me alimentar saudavelmente, realizar aulas de jump, spining, abdominal, glúteos e claro musculação. Além disso, encarei os exercícios aeróbicos com mais seriedade”.

A CINDERELA FITNESS
Assim como nos contos de fadas, a nossa personagem Ana Paula, também sofreu no início de sua jornada. Teve que superar o bulliyng e a rigidez da mãe, mas, o maior vilão dessa história era ela mesma, pela forma que se olhava e as loucuras que fez atrás de um corpo perfeito.
Ela teve que descobrir por conta própria, que naquela época não era seu corpo que precisava mudar e sim, sua mente. Com isso, ganhou motivação para mudar sua alimentação e praticar atividades físicas e, consequentemente, a saúde e a boa forma começaram a aparecer! “Hoje tenho um blog, Cinderela Fitness, no qual posto dicas, informações, convido profissionais para ajudar pessoas que estão em busca não apenas de estética, mas de saúde, qualidade de vida e felicidade. Não sou nutricionista para montar cardápios e muito menos educadora física para montar treinos, sou apenas uma ex-gordinha, que quer ajudar o próximo!”, detalha Ana Paula.
Mas, a vida não para! Ana Paula, segue com o projeto de uma vida saudável contando com o incentivo do marido – que esteve do seu lado em todos os momentos. “Meus planos futuros são me graduar na faculdade de Direito, exercer uma nova profissão, ter um casal de filhos para consagrar a minha família e continuar vivendo de forma saudável. Atualmente, o meu objetivo é alcançar a meta de 60kg e tenho certeza de que conseguirei, pois todos nós conseguimos chegar aonde queremos, basta querer! Uma frase que me define é: eu quero, eu posso e eu faço!”

PERFIL:
Nome completo: Ana Paula Sentinela Baptistela
Data de nascimento: 13/01/1985
Local de nascimento: Limeira/SP
 Peso: 69kg 
Altura: 1.57

Redes Sociais:
Instagram: @aninha_baptistela
www.facebook.com/anabaptistela
www.youtube.com/anapaulasentinelabaptistela

Comentários