HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História das empresas de suplementos no Brasil: WCUP

Uma companhia de origem belga que desde 2014 vem conquistando espaço no mercado de suplemento nacional

Conheça a história da empresa que é um intercâmbio de sabor e saúde!

História das empresas de suplementos no Brasil: WCUP 1994 - Fundação da Wcup na Europa
Crédito: ARQUIVO
Há mais de 25 anos no mercado a Wcup é uma multinacional de suplementos alimentares originária da Bélgica. A marca foi fundada pela Dra. Anitta Van Genechten e está presente em todo o mercado europeu. 
No ano de 2014 o atleta Igor de Camargo – jogador que atuou no futebol belga, alemão e cipriota – iniciou sociedade com a Dra. Anitta e também com Jean Paul Venuto, um ex-funcionário da Wcup Bélgica, e juntos trouxeram para o Brasil a marca de suplementos que é uma das mais expressivas no esporte europeu. 
Igor de Camargo revela que a sociedade surgiu de uma maneira um pouco inusitada: “Meu primeiro encontro com meu sócio foi na fila de um supermercado na Bélgica, fui então apresentado à minha outra sócia e a partir daí iniciamos o processo de trazer a Wcup para o Brasil”, relembra o empresário.
Localizada em Porto Feliz/SP, a Wcup Brasil conta com uma sede própria e com um quadro de nove funcionários, além de um amplo depósito e espaço de distribuição. A Wcup Brasil tem como principal objetivo fornecer aos clientes uma qualidade de vida, através dos seus produtos e também de ações no cotidiano brasileiro. “Desde nossa chegada ao mercado brasileiro, tentamos atender nossos clientes com exclusividade, buscando sempre a qualidade em nosso atendimento e principalmente manter a qualidade de nossos produtos”, detalhe Igor de Camargo.
Apesar de iniciar suas atividades há pouco mais de quatros anos no mercado nacional, a empresa encarou o desafio de se encaixar nas normas brasileiras e por este motivo em 2016/2017 passou por algumas reformas na sua sede. 
Com tudo resolvido, em 2018, a Wcup pode, enfim, mostrar qualidade e credibilidade para a população brasileira. “Por sermos muito novos no mercado brasileiro esse começo foi desafiador e levamos em conta as dificuldades de empreender no Brasil. Cada ano da Wcup desde sua instalação no país foi pautada por aprendizado e constante crescimento, os reflexos desse crescimento são a aceitação de nossos produtos pelos consumidores nesse amplo mercado”, analisa Igor de Camargo – Sócio Administrador.
Atualmente, o foco da Wcup Brasil é produzir toda a linha em território nacional e importar de sua matriz – localizada na Bélgica – as linhas de barras, géis, entre outros produtos. “Os nossos produtos são fabricados por uma empresa terceirizada – aqui no Brasil – a matéria prima é importada por nós e repassada ao terceirizado, que faz a manufatura e nos devolvem os produtos finalizados, já embalados e prontos para vender!”, detalha.
Igor de Camargo acredita que o diferencial da empresa é, acima de tudo, visar o respeito, a educação e o rigor disciplinar. “Nossa missão é levar qualidade de vida através de nossos produtos que já são referência na Europa”, destaca.

EXPANDINDO NO MERCADO BRASILEIRO 
O que não pode faltar no cardápio do praticante de atividades esportivas é muita proteína. Sabendo disso, a Wcup conta como carro-chefe da empresa, sua linha de produtos proteicos. “Contamos com uma whey protein com proteína 100% isolada importada e sabores diferenciados, além disso, temos uma linha de barras de proteína. Mas acredito que toda a linha seja um complemento para um bom balanço alimentar”, pontua Igor de Camargo.
Inicialmente, na Bélgica a principal linha de atuação da Wcup era voltada para os praticantes de ciclismo e, posteriormente, foram expandindo sua linha de produção pensando em outros esportes também. Já, aqui no Brasil, a estratégia foi diferente, por ser um país que abraça muitos esportes, a ideia desde o início foi abranger os praticantes de todas as modalidades. “Acreditamos ter um produto de alto nível e qualidade para atender a todos”.
Para atender essa demanda a Wcup Brasil conta com linhas completas de whey protein, isotônicos, barras energéticas, barras de proteínas, géis e BCAA. Em breve, a filial pretende ampliar o seu leque de produtos trazendo para o Brasil alguns produtos ainda inexistentes no mercado nacional.
Segundo Igor de Camargo, a forma de atuação da empresa acontece através de vendas feitas por intermédio de representantes que visitam lojas e academias e deixam as amostras e o contato da empresa para caso haja interesse. “Assim fazemos o cadastro de todas as lojas parceiras da Wcup!”, destaca. 
Além disso, a empresa investe em participações em eventos esportivos para apresentação/degustação dos produtos e vendas. “Atualmente, apenas trabalhamos com representantes, mas pretendemos, em breve, trabalhar com distribuidores também. Além disso, iniciaremos nossas vendas pela internet através do nosso site”, completa.
Quando o assunto é internet, além do e-commerce, essa ferramenta se torna uma grande aliada nas mãos da Wcup Brasil permitindo conquistar e fidelizar seu público-alvo! “Regularmente, realizamos ações de promoção de nossos produtos junto às lojas parceiras. Participamos de eventos esportivos em várias modalidades e fazemos promoções em nossas redes sociais, como Instagram e Facebook”, detalha Igor de Camargo.
Analisando o mercado de suplementos alimentares atual em que vive o país, Igor de Camargo tem uma visão otimista para os próximos passos da Wcup Brasil. “Somos novos no mercado brasileiro, mas entendemos que existe um grande potencial de crescimento neste país. Nosso produto é de qualidade premium e hoje a qualidade é algo que hoje está muito em alta! Acreditamos na importância da criação e comércio de produtos que acompanhem um estilo de vida saudável”.
Na visão da Wcup, o mercado de suplementos vem crescendo a cada ano. No início da sua instalação no Brasil, o mercado já era considerável, e hoje, eles percebem uma procura muito maior. “Crescemos a cada dia e buscamos o crescimento sempre em conjunto com nossos clientes, visando suas necessidades, acreditamos que a introdução no mercado foi nosso principal ponto de crescimento. O público quer melhorar a qualidade de vida, se preocupa mais com a sua saúde e com a importância de um bom suplemento para qualidade de vida. Isso aumenta a procura por nossos produtos e por todos os suplementos de uma forma geral”, complementa. 
Ainda este ano a Wcup Brasil, traz projetos que tendem inovar o mercado de suplementos e facilitar o acesso de quem deseja conhecer ou consumir os seus produtos. “Estamos trazendo a linha de barras de carboidratos, conhecidas como Energy Bar – barras de proteínas. Além disso acabamos de lançar nosso site, onde pretendemos investir para resultar em mais vendas”, finaliza Igor de Camargo.

Linha do tempo:
1994 - Fundação da Wcup na Europa 
2014 - Vinda da Wcup para o Brasil
2015 - Inauguração da sede em Porto Feliz/SP
2015 - Participação na ExpoNutrition
2016/2017 - Pausa das atividades da Wcup no Brasil
2018 - Retomada ao mercado de suplementos no Brasil
2018 - Início da participação em eventos esportivos no Brasil e patrocínio de atletas 
2018 - Lançamento do site oficial da marca http://www.wcup.com.br

Redes Sociais:
Instagram: @WcupBr
www.facebook.com/ WcupBR
http://www.wcup.com.br

Comentários