ESPORTES & EXERCÍCIOS

Gengibre e exercício

A combinação perfeita que vai muito além da termogênese!

Gengibre e exercício O gengibre, composto por mais de 115 ativos, entre eles os fenólicos, gingerol e o shoagol, é um excelente termogênico.
Crédito: BANCO DE IMAGENS
A combinação de gengibre e exercício é bem conhecida pela sua capacidade de termogênese. Mas, será que termogênese é a única função dessa combinação?  

Primeiramente, o nome científico do gengibre é Zingiber officinale Roscoe e sua eficiência é tão conhecida que o alimento foi o incluído nas farmacopeias no Reino Unido, Europa, China e Japão. 

O gengibre, composto por mais de 115 ativos, entre eles os fenólicos, gingerol e o shoagol, é um excelente termogênico, muito usado em protocolos de emagrecimento com e sem exercício. Tanto que o gengibre tem sido utilizado em vários suplementos termogênicos. Entretanto, outros benefícios são encontrados com essa associação.

Em um artigo publicado por Khosravani e colaboradores (2016), foram encontradas melhoras no perfil lipídico em ratos que utilizaram gengibre associado com treinamento aeróbio. Neste estudo, o trabalho associado de aeróbio e gengibre provocou diminuições no colesterol total, triglicérides, além de aumentar o HDl (colesterol bom). Outro trabalho muito interessante é o de Karimi et al (2015) que verificaram que em 6 semanas a suplementação de gengibre associada com treinamento aquático foi eficiente em melhorar o perfil inflamatório e metabólico (resistência à insulina, por exemplo) em mulheres obesas. Esses resultados são importantes especialmente quando pensamos em indivíduos obesos, que geralmente são acometidos com altos níveis de colesterol, resistência à insulina e imunossupressão causada por uma deficiência na reposta inflamatória. 

É fundamental também lembrar que para indivíduos com sobrepeso e obesidade, a prática de atividade física é importante para aumentar a oxidação de gordura, o aumento do gasto energético logo após o exercício (EPOC) e também 24/48 horas após o exercício (Taxa metabólica basal), além de outras adaptações. 

Com relação a performance, Khadijeh Hoseinzadeh e colaboradores (2015) demonstraram que a ingestão de extrato de gengibre provocou um menor quadro de dano muscular induzido pelo exercício, com uma menor taxa de dor muscular de início tardio (DMIT) e imunossupressão. Assim, o gengibre também pode auxiliar na recuperação, especialmente após exercícios intensos. Devemos lembrar que essa melhora na recuperação é importante porque o dano muscular é aumentado em exercícios de força com ênfase na fase excêntrica, além de também aumentar em corridas em declive, por exemplo. 

Como o aumento da massa magra e melhora da performance são adaptações crônicas e não agudas, quanto mais treinos intensos eu consigo fazer em uma preparação, melhor!

REFERÊNCIAS:
M.A. Azarbayjani, et al. Ginger extract and aerobic training reduces lipid profile in high-fat fed diet rats. M. Khosravani, Eur Rev Med Pharmacol Sci, 20(8), 1617-1622, 2016.
Niloofar Karimi, et al. Individually and Combined Water-Based Exercise With Ginger Supplement, on Systemic Inflammation and Metabolic Syndrome Indices, Among the Obese Women With Breast Neoplasms. Iran J Cancer Prev. 2015 December; 8(6): e3856.
Hoseinzadeh K, et al. Acute effects of ginger extract on biochemical and functional symptoms of delayed onset muscle soreness. Med J Islam Repub Iran. 2015 Sep 12;29:261. eCollection 2015.

Prof. Gustavo Barquilha

Fisiologista e Preparador Físico de Alto Rendimento

Prof. Gustavo Barquilha – Fisiologista e Preparador Físico de Alto Rendimento, Consultor Técnico da Integralmédica, empresa de suplementos nutricionais, e Educador Físico com Mestrado em Ciências do Desenvolvimento Humano pela UNICSUL

Comentários