HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História das empresas de suplementos no Brasil: Fhom Alimentos

Sob comando do casal Marisa Castaldelli Vidoz e Fabian Vidoz, a empresa que teve seu início com uma pequena fábrica de batatas chips e palha, tornou-se uma potência!

História das empresas de suplementos no Brasil: Fhom Alimentos Há 24 anos no mercado e atualmente com 68 funcionários, a empresa disponibiliza seus produtos em supermercados, lojas de produtos naturais, restaurant
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Com a filosofia de atender as necessidades de quem busca por produtos alimentícios puros, saudáveis e com total qualidade, a Fhom Alimentos – empresa familiar que leva as iniciais da família – criada em 1994 na cidade de São Caetano do Sul – SP, é hoje uma das maiores empresas do segmento e tem como diferencial a maneira de gerir o negócio – sempre com agilidade e muita dedicação. 

Para quem não sabe, o nome da empresa FHOM são as iniciais da família que fundou e preside até hoje o negócio: Fabian, Henrique, Otavio, Marisa. “Começamos com uma pequena fábrica de batatas chips e batatas palha. Na época era apenas eu e meu marido, ele responsável pelas compras e toda a parte financeira e eu pela produção e também pelas vendas”, conta Marisa Castaldelli Vidoz, diretora da Fhom Alimentos. 

Atualmente com 68 funcionários e concentrados em um prédio de 4000m² em São Bernardo do Campo, localizada no ABC paulista. A fábrica se divide entre dois nichos: o primeiro dedicado à fabricação de produtos sem glúten, como os chips de batata doce e os biscoitos de tapioca – ambos carro-chefe da marca – e o segundo específico para produtos de padaria como torrada e croutons.

Além dos itens citados acima, a Fhom ainda fabrica linhas específicas como produtos sem lactose, sem açúcar ou soja, orgânico, kosher, veganos e alergênicos. Uma ampla variedade que tem como intuito atender um público amplo que só cresce. Não apenas alérgicos e intolerantes, mas sim pessoas que sejam fãs de uma alimentação saudável. 

“Nós acreditamos que o mercado de produtos saudáveis continuará crescendo nos próximos anos, isso em razão da mudança do consumidor. As pessoas estão cada vez mais interessadas em produtos naturais, linhas sem glúten, lactose e outros. Sem dúvidas, esta mudança de pensamento e estilo de vida impacta diretamente no crescimento”, afirma Marisa Vidoz.  
 
Para atender esse grande público, a empresa disponibiliza seus produtos em supermercados, lojas de produtos naturais, restaurantes, distribuidores e – em um futuro próximo – pretende disponibilizar um e-commerce exclusivo, somente com itens da marca. Uma estratégia que comprova não só a vontade de crescer no mercado, mas principalmente o desejo de atender a todos. 

Marcando presença não só nas redes sociais, mas também em feiras como a Apas e a Naturaltech – maiores feiras da América Latina – a empresa que alça voos cada vez mais altos e se renova ano a ano por meio de investimento em maquinários, diversificação de produtos, sistemas especiais de informática e muitas viagens ao exterior para acompanhar todas as novidades mundiais, é também destaque quando o assunto é crescimento e estratégia de marketing. 

‘’Participar de feiras internacionais nos dá o privilégio de ter acesso mais rápido às mudanças, sendo estas por parte do consumidor e também dos produtos. É uma oportunidade única de expandir o conceito desse segmento ao mercado profissional e de consumidores em geral. Durante as feiras interagimos com fabricantes e profissionais do setor, trocamos experiências e ainda é possível debater assuntos relacionados ao desenvolvimento do mercado”, detalha Marisa.

 “Crescemos ano a ano, tanto em faturamento como em número de produtos. Todos nossos produtos são fabricados por nós e todo o processo é acompanhado por profissionais capacitados. Sobre a distribuição, atendemos o Brasil todo através de venda direta com telemarketing, representantes e distribuidores. As entregas dos nossos produtos são feitas por transportadoras terceirizadas”, explica Marisa. 

Com aproximadamente 5 mil pontos de venda e o desejo de expandir ano a ano, a empresa acredita que assim como vender é importante, fidelizar os clientes também é necessário. Para isso realizam cadastro de todos os clientes e estão sempre disponíveis em seus canais de atendimento para ouvir os pedidos e atender as necessidades do consumidor.

Apesar das dificuldades de empreender no Brasil, em razão dos altos impostos, Marisa conta entusiasmada que a maior conquista em tantos anos de trabalho é estar no mercado competindo diretamente com as grandes empresas e lançando novidades saudáveis. “O consumidor mudou muito, antes não estava preocupado com a alimentação saudável, mas hoje este é um mercado que cresce 30% ao ano, ou seja, está cada vez mais concorrido”, pontua a diretora.

Acreditando nesse nicho de mercado e também por estar sempre atenta aos desejos e necessidades de seus consumidores. A diretora, Marisa Vidoz, revela que para 2018 a marca já está preparando um superlançamento sem glúten. Para isso já estão realizando novas alterações em suas instalações, a fim de estarem preparados para uma nova fase e claro, para o crescimento.

Linha do tempo:

1994 - Abertura da empresa Maxi Fritas com batatas chips e palha
1996 - Mudança para um espaço maior
1997 - Início na produção da linha de Torradas e Croutons com o nome FHOM
1998 - Início da fabricação de marcas próprias para grandes redes de supermercados
2000 - A empresa iniciou a participação de grandes feiras
2002 a 2006 - Empresa começou a crescer mais e novamente mudou para um espaço maior
2008 - Início de trabalho com distribuidores
2010 - Início do planejamento para produção de produtos saudáveis
2012 - Início da produção de produtos orgânicos (marca: Bem Orgânico)
2013 - Fim da produção da linha Maxi Fritas 
2014 - Início da produção da linha Raízes (Chips de batatas-doces Veganos e Kosher)
2016 - Início da produção de biscoitos de Tapioca Quinoa e Linhaça e Amaranto
2017 - Lançamento do novo sabor de biscoito de tapioca c/ sabor de chocolate e lançamento da batata-doce laranja e roxa
2018 - Mudança para a sede própria de 8.000m² e 4.000m² de construção e planejamento de novos lançamentos de produtos saudáveis

Redes sociais:
Instagram: @fhomalimentos
Facebook: www.facebook.com/alimentos.fhom

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