MODA +

Moda +: Sua roupa fala por você

Que tal fazer escolhas na hora de treinar (e postar) que também funcionem como aliadas estratégicas para sua imagem profissional e metas pessoais?

Moda +: Sua roupa fala por você Então que tal definir uma estratégia para sua imagem antes de pegar o próximo shorts e par de tênis?
Crédito: BANCO DE IMAGENS
Você já parou para pensar que, além de conforto e funcionalidade, um dos principais papéis daquilo que vestimos é comunicar ao mundo quem somos e o que pensamos? Nossas emoções, aquilo que valorizamos, nossas conquistas econômicas vão deixando recados em nossas roupas através das formas e cores que escolhemos. Essas informações são percebidas pelos outros em um nível que nem sempre é racional. 

Sabendo disso, muita gente escolhe um visual estratégico para o local de trabalho – estão aí os blazes e os scarpins que não me deixam mentir -  e para eventos sociais específicos. Mas por que eu estou falando sobre isso em uma revista de saúde e fitness? 

Porque nem todo mundo se lembra que o visual escolhido para treinar diariamente também pode ser um grande aliado – ou um inimigo se as escolhas estiverem erradas - dos objetivos que temos em outros pilares da vida como relacionamentos e trabalho. Então acaba sendo displicente nas escolhas para malhar. 

E cá pra nós, nossas “roupas de malhar” muitas vezes acabam chegando a todos da nossa rede, já que é uma tendência - e nos orgulhamos de - compartilhar nosso estilo de vida saudável online. 

Então que tal definir uma estratégia para sua imagem antes de pegar o próximo shorts e par de tênis? 

ESCOLHENDO O DISCURSO NO ARMÁRIO

Se você é o que você veste, suas escolhas podem dar uma forcinha extra para as suas metas pessoais: 

PODE CONFIAR EM MIM!

Comunicar credibilidade e assertividade é algo que é valorizado não apenas no mundo dos negócios, mas nas relações em geral. Porém, é com o olhar na profissão que vou deixar minhas dicas aqui, pois muita gente se sente perdida na hora de escolher o que vestir na academia, principalmente se o ambiente for compartilhado por clientes e parceiros de negócios. 

Se você atua nos segmentos formais - como as áreas de militares, governamentais, financeiras, jurídicas e da saúde – deve manter nas roupas de treinos uma linguagem próxima a que já adota em seu local de trabalho: com elementos que demonstrem ordem e limpeza visual. Isso gera uma congruência, ou seja, cria uma unidade na sua imagem dentro e fora do ambiente de trabalho. Se você acertar nas escolhas as pessoas não vão dizer: nossa nunca imaginei que você trabalhava com (complete com a sua profissão aqui). 

Isso pode ser feito através da escolha de cores e das formas das peças. Aposte em roupas de tons neutros. O branco, o azul, o cinza, o vinho e os verdes com a pegada militar são perfeitos para passar essa mensagem. Invista também em peças que possam ser coordenadas entre si – o famoso conjunto está liberado -  criando uma linguagem visual clean e com pouca distração. Dê uma atenção especial aos tecidos, uma ótima pedida são as tramas tecnológicas que transpiram e se ajustam ao corpo, mantendo o visual sem manchas de suor e com mais estrutura mesmo em movimento. Nas modelagens busque as linhas mais retas e clássicas do universo esportivo. Outro detalhe que vale ouro é manter o ajuste alinhado ao corpo, mas nunca muito largo ou apertado.   

Fuja das peças com o visual detonado ou destroyed e deixe de lado também os itens com muita pele à mostra ou que reúnam muitos uma linguagem mais sensual, com amarrações e transparências ou muitos detalhes em uma única peça. 

UMA TENDÊNCIA PARA CHAMAR DE SUA

As peças no estilo athleisure (a mistura entra as palavras athletic + leisure) são uma ótima linha para você adotar. Elas são roupas casuais feitas para a prática de exercícios e para uso geral.

Vem comigo que é sucesso! Se a meta são novas parcerias, seja nos negócios, nas amizades ou no amor – uma mensagem de autoconfiança, sofisticação e poder com certeza dar aquela forcinha extra para a conquista. Transmitir sucesso é uma receita certa para gerar curiosidade e abrir diálogos. Pensando profissionalmente. Se você está em um segmento onde o dinamismo e o status são combustíveis para as metas, essas dicas são para você.

Para criar uma imagem com essa identidade invista em cores marcantes como por exemplo o preto, o chumbo, o vermelho e o marsala. Outra dica é escolher produções que tenham inspiração em tecidos mais nobres usados também fora dos espaços de treino como o couro, por exemplo, e que sejam tecnológicos. Aposte também em peças com combinações de texturas e tecidos, recortes estratégicos e em sobreposições como colete e blusinha por exemplo. Isso vai dar um ar mais nobre a produção. Por fim, invista também em acessórios que transitem entre o universo esportivo e as ruas. 

Com presença forte nas últimas semanas de moda as transparências fazem parte das tendências que você pode adotar. Outro item em alta nas passarelas são as amarrações, que podem estar presente em detalhes das peças de treino. 

SOU ÚNICO!

Mostrar que você é único e tem sua própria forma de enxergar o mundo é uma mensagem poderosa em várias áreas da vida. Gera interesse nas pessoas, facilita as conversas e cria uma marca pessoal que fica registrada na cabeça das pessoas e pode ser reconhecida mesmo quando você está longe ou em movimento. 

Para isso aposte nas cores alegres e nas estampas geométricas. Outra dica é escolher algo que você mais gosta em seu visual, pode ser uma parte do corpo ou uma característica, e buscar formas de valorizar este ponto sempre que possível. Por exemplo, se seu cabelo é sua marca registrada, crie novas formas de amarrações com frequência, deixando ele em destaque no visual. Se sua cintura é um ponto que você quer valorizar, que tal usar t-shirts com amarrações nessa região ou apostar em uma coleção de croped que estão em alta? Os tênis coloridos, o shorts-saias, as polainas, os macacões com amarrações e recortes, que estão entre as tendências também podem virar uma marca registrada sua, basta dar um toque pessoal e repetir o padrão de uso para fixar a imagem. 

Em alta na temporada de primavera-verão, o mix de laranjas pode ser uma ótima opção para você. Desde o mais clarinho até o mais forte ele estará bem presente nas produções em todos os ambientes. Outra tendência forte são as peças oversized, ou seja, que tem tamanho maior do que o padrão. Combine com peças mais justas ou crie amarrações estratégicas para não atrapalhar suar performance. 

Taiana Bueno

Assessora de imprensa e consultora de Imagem & Estilo, a especialista faz das roupas e acessórios uma ferramenta de comunicação. Auxilia pessoas públicas a construir um visual estratégico, dentro de sua personalidade, para gerar resultados em diferentes áreas da vida. Atua na Sigma Six, empresa especializada em construção de autoridade.

Comentários