HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História das empresas de suplementos no Brasil: PRONUTRITION

Fundada em 2009, a empresa caminha em uma crescente e se torna referência no mercado fitness 

História das empresas de suplementos no Brasil: PRONUTRITION A marca de suplementos traz como carro-chefe de sua linha os produtos proteicos.
Crédito: ARQUIVO PESSOAL
Iniciar uma empresa não é tarefa fácil e iniciar uma empresa com o objetivo de torná-la referência em um segmento extremamente competitivo é ainda mais difícil. Assim foi o começo da Pronutrition, empresa fundada em 2009 e pertencente a um grupo nacional que compreende mais nove marcas na área de alimentos, bebidas e soluções tecnológicas aplicadas a alimentos. 

Localizada às margens da Rodovia Anhanguera, em Valinhos, no interior de São Paulo, a Pronutrition encontra-se instalada em um moderno parque fabril com mais de 16.000m², certificado por grandes empresas do mercado alimentício e com toda a estrutura regulamentada pela ANVISA. Uma área ampla e planejada onde foram instaladas as melhores tecnologias do mercado, tudo pensado da melhor maneira para aliar alta capacidade produtiva aos níveis de controle sanitário. 

Sinônimo de ousadia e inovação, a Pronutrition é conhecida no mercado não só por fabricar excelentes suplementos proteicos, energéticos, hipercalóricos, encapsulados e inovações líquidas, mas também por renovar as expectativas de qualidade, sabor e por trazer soluções práticas, criativas e superiores a tudo que existe no mercado atual. 

Em 2010, logo após sua fundação, a Pronutrition se dedicou ao desenvolvimento de novos produtos para fortalecer a linha existente com os proteicos para diversos públicos, hipercalóricos, a base de creatina e aminoácidos. No ano seguinte, atendendo à uma demanda de mercado, a Pronutrition desenvolveu e lançou o produto 3W como forma de viabilizar a administração de três fontes de whey através de um único produto, otimizando o valor biológico da proteína e sua absorção do organismo.

Em 2012, o perfil tecnológico e inovador da Pronutrition possibilitou o desenvolvimento da primeira bebida proteica “ready to go” do Brasil. O Liquid Protein ainda hoje é o produto que possui maior concentração de whey, além do sabor refrescante e delicioso, no mesmo ano a empresa lançou o Waxy Maize, com 100% amilopectina e baixo índice glicêmico. Já em 2014, seguindo a onda inovadora do ano de 2013, a Pronutrition aproveitou tecnologia do grupo Kairós e desenvolveu o primeiro pré-treino com nanotecnologia do país: o Keep Energy. A nanotecnologia aplicada ao produto otimiza o efeito da cafeína no organismo.

Além disso, este foi o ano do lançamento da opção sacolas e double e triple flavor, o que se constitui em uma opção com ótimo custo x benefício e com variedades de sabores na mesma embalagem.

Composta por 25 funcionários graduados em Química, Engenharia de Alimentos e Nutricionistas, Mariana Heredia, gerente de marketing da marca explica que além dos profissionais que já atuam internamente a Pronutrition ainda possui parceria com grandes universidades como a Unicamp. “Nosso objetivo é recrutar e formar novos talentos nas mais diversas áreas, como economia, engenharia, midialogia e outros”, relata Mariana. 

E por falar em objetivos, a Pronutrition também tem como meta auxiliar de forma inteligente a suplementação de atletas, praticantes de atividades físicas e idosos, bem como incorporar os valores do grupo de maneira que se adeque a realidade das mudanças e necessidades do mundo. Com soluções para diferentes propósitos, idades e objetivos, o público da Pronutrition é variado e se encontra nas academias, praticando futebol profissional, nas corridas, em reabilitação funcional, em recuperação de cirurgias e até mesmo em clínicas de repouso.

“Vivemos em um mundo em que grande parte da população passa fome e a outra parte está subnutrida ou desnutrida. Não temos como fechar os olhos para isso! Por esse motivo, focamos o nosso negócio na nutrição inteligente, segmentada por necessidade – atividade física, idade, necessidade de nutrientes e outros – para que nossos produtos possam suplementar e alimentar com responsabilidade nutricional e, principalmente, social”, pontua Mariana. 

Com o passar dos anos, o que não falta para a Pronutrition são motivos para se orgulhar.  Obviamente que falar sobre todos seria praticamente impossível, mas cabe listar alguns como por exemplo a fabricação e distribuição de produtos realizada em parceria com a Speedo ou o fato de ter sido uma das marcas pioneiras nacionais a lançar produtos como proteína líquida pronta para consumo.  Além destas duas conquistas especiais, ainda podemos falar sobre a exportação de produtos para a América Latina.  Atualmente, a empresa já possui uma unidade de negócio na Bolívia e já estuda outra oportunidade de expansão no exterior. 

O grande destaque da empresa são os suplementos pós-treino e as proteínas utilizadas pela Pronutrition são importadas, com qualidade comprovada e de altíssimo valor biológico que confere resultado no objetivo dos consumidores. Já os produtos como glutamina, creatina, colágeno e cápsulas de ômega 3 e linhaça ganham destaque nas vendas por sua composição rica e também pelo excelente custo benefício. 

Um diferencial bastante elogiado pelos clientes e consumidores da marca, é o uso de uma embalagem secundária dentro dos potes de proteínas e latas, garantindo segurança e higiene ao produto, ao protegê-lo do meio externo e também do scoop, garantindo um produto mais seguro ao cliente. 

Aproveitando, Mariana também explicou que todos os produtos são desenvolvidos, fabricados e distribuídos pela própria empresa, pois possui laboratório P&D com profissionais capacitados, especializados e planta produtiva bastante versátil, composta por misturadores de alta capacidade produtiva, linhas de envase para sachês de diversos tamanhos, sacolas, potes, latas e encapsuladora. 

“A Pronutrition conta com o apoio da Funcional Mikron, empresa parceira do grupo, especializada em aplicação tecnológica de ingredientes através da nanotecnologia e microencapsulação. Essa parceria nos permite desenvolver produtos com tecnologia empregada que auxiliam, por exemplo, na digestão dos nutrientes, prolongamento de efeito, incremento de absorção e outros”. 

Atendendo em todo território nacional, a Pronutrition entende que mais do que promover ações, o importante é promover saúde. Por isso, participam frequentemente de eventos esportivos como corridas, competições de lutas e natação, marcando presença também em feiras e eventos que estreitam relação com o público final por meio de degustações de produtos realizadas em lojas e academias. 

Com esse mesmo objetivo de promover a saúde, a marca aumentou também a participação dos nutricionistas. “Eles são nossos grandes aliados que temos muito apreço e respeito nesse mercado. Hoje os nutricionistas são responsáveis por grande fatia dos drives de decisão do nosso consumidor, o que para nós faz todo sentido e, acreditamos que assim, teremos um mercado mais profissional e sério”, exalta a gerente.

A empresa está ciente que o crescimento da interação online mudou o consumidor, que além de buscar nas redes sociais as marcas que transpareçam seriedade, confiança e qualidade nos produtos, passou a buscar também marcas que conversam e tenham os mesmos valores que ele, que sejam socialmente ‘do bem’. “Isso para nós também é muito bem-vindo, uma vez que o questionamento do nosso impacto no mundo está cada vez mais frequente em nossas estratégias e no nosso dia a dia”, afirma.

Com as dificuldades no passado, um presente próspero e um futuro cheio de planos. Após muito trabalho, a Pronutrition tem orgulho dos resultados conquistados até aqui e já dá indícios dos próximos passos. “Estamos com cinco lançamentos previstos para este ano, como nosso pré-treino e até a reformulação da nossa proteína líquida que irá de encontro com o que nosso consumidor deseja para este produto”, revela Mariana que finaliza: “Além disso, estamos com empresas parceiras trabalhando para o desenho da nossa estratégia para os próximos anos, sabemos que não podemos parar e que nosso consumidor espera isso da gente. Vamos continuar buscando a excelência para sempre agradar e (por que não?) surpreender nosso consumidor.


Linha do tempo:

2009 – Fundação da empresa

2010 – Lançamento da primeira linha de produtos: Gold Whey, 100% ISO Whey, Glutamina e Hipercalóricos

2011 – Desenvolvimento e lançamento do produto 3W 
Lançamento da segunda linha de produtos da empresa

2012- Desenvolvimento da primeira bebida proteica “ready to go” do Brasil, o Liquid Protein 
Lançamento do Waxy Maize, com 100% amilopectina e baixo índice glicêmico

2013 – Parceria com a marca SPEEDO para desenvolvimento, produção e distribuição de seus produtos e a terceirização de suplementos para a Pepsico

2014 – Desenvolvimento do primeiro pré-treino com nanotecnologia do país: Keep Energy
Lançamento da opção sacolas e double e triple flavor

2015 – Lançamento de  produtos diferenciados como: Smart Shake, ProCasein  e Essential Collagen

2016 – Consolidação da estrutura fabril para atender terceirizações de grandes laboratórios farmacêuticos 

2017 – Exportação de produtos próprios para a América do Sul
Lançamento do pré-treino Insane Action

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