HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História das empresas de suplementos no Brasil: VHITA

Conheça a história do Vhita, a empresa que chegou para inovar o mercado de suplementos e alimentos funcionais

História das empresas de suplementos no Brasil: VHITA 2014: Abertura da empresa
Crédito: ARQUIVO PESSOAL

O sócio fundador do Vhita, Thiago Fafo Pires é um dos responsáveis do sucesso por trás dessa empresa. Fundada em 2014, em parceria com Luís, seu antigo sócio na AssinaPet (um sistema de assinatura com produtos destinados aos animais de estimação, vendida no final de 2013) o Vhita nos mostra que chegou para ficar no mercado de suplementos e alimentos funcionais do Brasil.

No final da antiga empresa, a AssinaPet, um investidor e grande conhecedor da indústria farmacêutica e de suplementos, fez uma proposta que mudaria a vida dos sócios Luís e Thiago: abrir e gerir um segundo negócio. Este seria o “Projeto Vhita”, uma nova linha de suplementos alimentares de altíssima qualidade destinada a quem busca longevidade e qualidade de vida.

 

O COMEÇO DIFÍCIL

Com um sistema de vendas aparentemente inovador, realizado por meio de lojas virtuais e individuais onde cada revendedor tinha sua própria loja online e fazia suas vendas para sua própria rede de contatos, o modelo que consumiu 90% do investimento inicial teve que ser encerrado ainda em 2014.

Em 2015, a empresa precisou a recomeçar do zero, desta vez com um sistema padrão de venda online através de loja própria e televendas.

Sem clientes e com custos altos de estoque e funcionários, os sócios não deixaram que o Vhita perdesse suas estratégias, que exigiam produtos de alta qualidade, atendimento especializado e design de consumo. A persistência deu certo e aos poucos o negócio que manteve apenas dois funcionários (um apenas para visitar nutricionistas de porta em porta) começou a trazer resultados e os profissionais da área começaram a reconhecer não só a qualidade dos produtos, mas também o atendimento e pós-vendas diferenciados. 

 

DANDO A VOLTA POR CIMA

Após dois anos de um recomeço difícil, a empresa finalmente começou a crescer e passou a ter seu DNA reconhecido. “Um dos motivos para esse crescimento é que desenvolvemos produtos e não vendemos para o varejo. Nós somos o varejo! Uma marca própria que só vende produtos próprios. Sem a intermediação de lojistas, ganhamos margem na cadeia para oferecer ao mercado produtos de qualidade, preços competitivos e atendimento exclusivo. Somos os únicos a fazer isso”, conta Thiago, sócio fundador da marca.

Sediada em Santo André, a empresa hoje possui 14 funcionários e tem como missão desenvolver e comercializar produtos de confiança, de qualidade e proporcionar um novo conceito de estilo de vida com saúde, bem estar e longevidade. O Vhita não busca ser apenas uma empresa de suplementos alimentares, mas sim, ser a marca número um em produtos funcionais e, acima de tudo, uma empresa que oferece aos seus consumidores um conceito de qualidade de vida através de produtos e serviço de qualidade.

Com três produtos na linha de frente – Ômega 3, Collagen e TermoTea –, a marca ainda possui mais produtos, sendo AgilPlus, DetoxVhita, MixPlus, FocusTea, HibisTea, SonnTea, FlonTea, BodyVhita, VegProtein, XylitolVhita e o BarNutsVhita e comprova diariamente que não trabalha com modismo. “Trabalhamos com ciência. Nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento coloca como prioridade aquilo que há de mais avançado em processos, matérias e estudos científicos. Nossa missão é levar sempre a mais alta qualidade ao mercado. Por isso, hoje trabalhamos com suplementos, sucos e chás e já possuímos uma linha vegana com chás e barrinhas e ainda duas linhas de cereais, sem açúcar, adoçante, conservantes e aromatizantes, tudo com mel ou melaço da cana”, afirma Thiago.

Além de oferecer um atendimento exclusivo aos seus consumidores, bem como um sistema para cadastro, os gestores do Vhita se preocupam não só com as informações que disponibilizam durante o processo de compra, mas principalmente com o pós-vendas. Por isso, mais do que vender a marca, o Vhita busca atender todas as necessidades e orientar de forma imparcial, seja na hora de comprar um produto ou para ajudar a esclarecer uma dúvida. Um diferencial que pode ser sentido diretamente no processo de recompra que gira em torno de 70%.

Com produtos comercializados pela própria empresa e distribuídos via correios e transportadoras, o Vhita atualmente terceiriza a sua produção de produtos, para isso ele busca matérias-primas com estudos e comprovações científicas, através de uma avaliação criteriosa junto a sua equipe e assim iniciando o processo de busca de  empresas competentes para o preparo dos produtos e atendimento da demanda.

Relativamente nova, a empresa cresce mês a mês e pretende não ter pressa para se tornar a número um. Aos poucos o Vhita vem conquistando grande parte do mercado com excelentes resultados que podem ser comprovados: são mais de 6 mil clientes atendidos e um crescimento de 45%, somente em 2016. A expectativa para 2017 é que esse número dobre de tamanho.  

Para um futuro próximo os planos são animadores. Apesar de jovens, os sócios Thiago e Luís já possuem uma bagagem de aprendizado e a certeza de que hoje não cometerão os mesmos erros do passado. “Nos posicionamos no mercado como uma empresa de suplementos alimentares e alimentos funcionais de altíssima qualidade e atendimento diferenciado e para os próximos meses teremos muitos lançamentos, novos suplementos, uma linha esportiva, alimentos funcionais, ingredientes e até uma coleção de roupas”, afirma Thiago.

 

LINHA DO TEMPO:

2013: Ideia e desenvolvimento do modelo de negócio

2014: Abertura da empresa

2014: Começaram as primeiras vendas da empresa

2014: Vendas fracas. O modelo de negócio não vingou como esperado

2015: A empresa deixa de usar o nome Projeto Vhita, passando a se chamar apenas Vhita

2015: A empresa se reinventa e começa a crescer novamente

2015: Lançamento de três produtos e participação em eventos

2016: Empresa mantém o crescimento e cresce 45% em um momento de crise

2016: Lançamento de três produtos da linha de chás

2017: Perspectiva de crescimento de 100% e lançamento de 12 produtos

2017: Participação em grandes eventos: Meeting Nutrição Estética, GlutenFree, Meeting de Nutrição Esportivo, LifeStyleSummit, Ortomolecular e NaturalTech

 

 

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