SAÚDE

O check-up do homem

Segundo o Dr. Daher Chade, urologista do Hospital Sírio Libanês e do Instituto do Câncer de SP, a maioria dos homens só vai ao médico porque a esposa leva ou então quando há algum sintoma.

O check-up do homem

O urologista está para o homem, como um pediatra para uma criança ou o ginecologista para uma mulher. Segundo o Dr. Daher Chade, urologista do Hospital Sírio Libanês e do Instituto do Câncer de SP, a maioria dos homens só vai ao médico porque a esposa leva ou então quando há algum sintoma. "Os homens têm o hábito de irem ao consultório apenas em uma situação: quando sentem algum sintoma. E, mesmo assim, só procuram um especialista a partir da insistência de uma mulher (seja esposa, mãe ou até filha)", explica o urologista.

"As novas gerações têm o hábito de procurar o urologista com maior frequência que os homens mais idosos, mas ainda assim, é comum vermos casos de doenças avançadas diagnosticadas tardiamente devido à falta do acompanhamento médico preventivo". Para o especialista, o check-up adequado para cada faixa etária pode prevenir vários tipos de problemas, com maiores chances de nos mantermos saudáveis. "Quando se descobre qualquer doença no início, a probabilidade de cura é muito maior", afirma o profissional.

Comentários