ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Chocolate: O amigo de todas as mulheres!

Quando a TPM chega, bate aquele mal estar terrível. Culpa da falta da serotonina, que costuma ser perdida nesta fase. Qual seria o papel do chocolate? Saiba já!

Chocolate: O amigo de todas as mulheres! Crédito: BANCO DE IMAGENS

Quem é mulher ou priva da companhia de uma sabe que chega um momento no mês que uma transformação inevitável acontece no ar. Aquele bom humor de todos os dias vai embora e a irritabilidade é presença inseparável por alguns dias. É chegada a temporada da TPM, a conhecida tensão pré-menstrual, a tão temível sigla, que aterroriza quem sofre intimamente com ela e também quem sofre por tabela.

A dificuldade é saber como se livrar dela. Não é legal para ninguém viver dias de inconstância no humor, onde cada comentário pode ser fatal. Ser mulher e ter que conviver com uma constante mudança hormonal todos os meses é realmente algo a mexer inevitavelmente com a vida de todo mundo. Mas como mandá-la embora? Existe uma fórmula mágica perfeita para que isso aconteça?

Sim, mas não é nada mágico, pois a ciência tem a explicação. Quando a TPM se instala, basta comer um chocolate (uma big barra) para aliviar todo o estresse dessa tensão. E sabe por quê? “No período pré-menstruação, as mulheres costumam ter a perda da serotonina, o hormônio do bem estar. Esta substância é encontrada no chocolate e por isto elas adoram o doce nesta fase. Outros nutrientes, como magnésio e cálcio, também sofrem perda e também são compensandos por meio dele”, afirma o ginecologista, Dr. Domingos Mantelli.

Para produzir a serotonina o organismo precisa do triptofano, presente no chocolate. “Na TPM as mulheres costumam ficar mais tristes, devido as cólicas e a falta de disposição física. Os efeitos da serotonina no corpo, além de aliviar o estresse contribui para o combate a depressão, funcionando também como estimulante”, completa Dr. Mantelli. “Podemos destacar vários fatores que justificam essa vontade de comer chocolates durante a TPM, pois nesta fase do ciclo, temos um aumento do estradiol, que aumenta a sensibilidade do paladar, principalmente para alimentos doces”, explica a nutricionista Thais Lamonica. O chocolate é tão poderoso que também libera a endorfina no corpo, o mesmo hormônio que ativamos ao desenvolver atividades físicas.

Segundo Domingos Mantelli, por meio da feniletilamina, também presente no chocolate, a endorfina reage no organismo ocasionando as sensações de relaxamento, prazer, bom humor, entre outras. “Mas isso se encaixa a todos, homens e mulheres, que consomem o doce. O que não costumamos recomendar é o consumo excessivo do chocolate, que pode surtir efeitos contrários”, orienta.

Além disto, o chocolate contém ferro em sua composição e algumas mulheres podem apresentar anemia durante a fase menstrual, pois a absorção de ferro é aumentada devido a perda de sangue. “Por isso, acredita-se que o desejo por alimentos doces, ricos em ferro, seja mais solicitado de uma forma instintiva”, afirma Thais Lamonica.

VILÃO OU MOCINHO?

O chocolate pode até fazer bem para aliviar as tensões desta fase feminina, mas e a pele? Como fica? A preocupação principal é relacionada ao surgimento das indesejáveis espinhas. Mas ele não é o vilão dessa história. “O chocolate não é causador de acne e nem estimula a acne. O verdadeiro responsável, que estimula o surgimento da acne é o açúcar que está presente no chocolate, principalmente os chocolates ao leite”, revela a dermatologista, Dra. Samantha Enande.

Segundo a profissional, o chocolate à base de leite é rico em açúcar e gordura, que desencadeiam reações nas glândulas sebáceas. “Eles alteram o PH das glândulas, o que facilita a proliferação das bactérias que produzem o sebinho. Logo, surge aquela acne com pus, super inflamada e vermelha. E elas não surgem apenas no rosto, aparecem por todo o corpo. Então, tome cuidado com o açúcar. O problema não está no chocolate”, enfatiza a dermatologista.

E Samantha complementa: “O ideal é que as mulheres procurem ter uma alimentação saudável e equilibrada, que bebam muita água e pratiquem exercícios. Estes itens ajudam a diminuir bastante os sintomas da tensão pré-menstrual”, finaliza a profissional.

EU SÓ QUERO CHOCOLATE!

Se a vontade de comer um chocolatinho aparecer, dê prioridade ao amargo ou para aquele que contiver mais cacau em sua composição. “O cacau além de diminuir a ansiedade e a vontade de comer doces, contém flavonoides em sua composição que diminuem o colesterol ruim no sangue”, diz a nutricionista Thais Lamonica. Segundo ela, não existe uma quantidade ideal e deve variar de pessoa para pessoa. “Mas devemos sempre nos lembrar que independente do tipo de chocolate que estamos comendo, ele conterá calorias em sua composição e por isso não podemos comê-lo de forma exagerada”, orienta.

É HORA DE ALIVIAR A TENSÃO!

As dicas dos profissionais já foram dadas. Recaptulando: -Nada de exageros-Substitua o chocolate ao leite pelo amargo ou o puro cacau-Esqueça do açúcar e das gorduras

Sorvete fit de chocolate

Ingredientes:

2 bananas1 colher (sopa) de cacau em pó1 colher (sopa) de whey protein sabor baunilha1 colher (café) de adoçante culinário (se necessário)

Modo de preparo:

Congele as bananas maduras, com casca lavadas e embrulhadas com papel manteiga, deixando uma noite ou quatro horas. Retire a casca e picar a banana congelada. Bata no liquidificador (no pulsar) com o cacau, a whey protein e o adoçante. Consuma imediatamente.

Tabela nutricional:

Rendimento: 1 porçãoValor Calórico: 131 KcalProteínas: 8,79gCarboidratos: 22,02gGorduras: 0,93g

Fontes consultadas:

Dr. Domingos Mantelli: Ginecologista e obstetraDra. Samantha Enande: DermatologistaThais Lamonica: Nutricionista clínica

Comentários