SAÚDE

Fique por Dentro: Desinche já!

A retenção de líquidos ou popularmente inchaço, é o resultado do acúmulo de fluidos que afeta principalmente as pernas, mãos, pés, tornozelos e barriga.

Fique por Dentro: Desinche já!

Para identificar a retenção de líquidos, a nutricionista Cintya Bassi é categórica: “É preciso prestar atenção nos sinais do seu corpo. Em geral os membros inferiores, principalmente os tornozelos são os que demonstram primeiro esta condição e as consequências são: cansaço e fraqueza nas pernas, além das câimbras. Outra maneira simples de notar a retenção é quando percebemos a pressão das meias ou sapatos, que ao retirá-los deixam marcas na pele”.

Segundo Cyntia, existem alimentos que podem causar ou agravar o problema. “Principalmente os que são fontes de sódio. Quando o nível desse mineral no organismo está elevado, alguns mecanismos são ativados com o objetivo de aumentar a quantidade de água e normalizar a situação. Nesse caso, evite alimentos enlatados, congelados, queijos amarelos, embutidos como presuntos, salsichas e demais alimentos industrializados. Até o sal de cozinha deve ser diminuído. Lembrando que bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois contém teor de sódio considerável, favorecendo a desidratação e inchaço”.

Existem frutas com poder diurético e com uma boa quantidade de nutrientes que facilitam a eliminação de líquidos. “Melancia, melão, abacaxi e a pera são exemplos. Seus nutrientes, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e água, juntos, aumentam o fluxo de urina e ajudam a eliminar toxinas com a renovação de líquidos corporais”, diz a nutricionista. Abuse das frutas, esqueça o sódio e viva bem sem inchaço algum!

Comentários