HISTÓRIA DAS EMPRESAS

História dos Suplementos no Brasil - GLOBAL SPORTS / GLOBAL NUTRITION

As cápsulas gelatinosas que conquistam o mercado brasileiro

História dos Suplementos no Brasil -  GLOBAL SPORTS / GLOBAL NUTRITION

Há quatro anos no mercado, a empresa foca em nutrição com qualidade para todos que leva uma vida saudável

Estética e saúde andam juntas. Quem pensa em estar bem fisicamente, logo une esse desejo à vontade de cuidar da saúde para conquistar benefícios. Quem se alimenta bem, obviamente terá resultados traduzidos na pele.

Para reforçar essa tarefa árdua, nada comparada a um passe de mágica, o mercado oferece uma infinidade de opções saudáveis em nutrientes. Os suplementos alimentares aí estão para dar aquela forcinha tão necessária. Pensando em oferecer saúde em pequenas doses diárias, a Softech Brasil S/A criou as marcas Global Sports e Global Nutrition.

A empresa 100% nacional, instalada em Anápolis (GO), atua em uma unidade própria, com mais de 2,5 mil m2 em área instalada e 70 funcionários, onde exerce diversas atividades dentro do âmbito alimentício e nutricional. A Softech desenvolve e produz na própria empresa produtos como nutracêuticos, alimentos funcionais e vitaminas em cápsulas gelatinosas moles, com foco na qualidade e eficácia de seus produtos.

A Softech Brasil é uma indústria especializada na produção de cápsulas gelatinosas moles. Possui uma equipe técnica altamente preparada e qualificada para desenvolver produtos em cápsulas moles ou transferir a tecnologia de produtos já existentes para esta moderna e segura apresentação.

A fábrica foi especialmente projetada, apresentando áreas isoladas para todo o processo: almoxarifado de recebimento, sala de amostragem, pesagem de matéria prima, área de preparação da gelatina e conteúdo (manipulação), sala de máquinas, salas de secagem, salas de classificação, embalagem e almoxarifado de expedição.

“A preocupação com a qualidade é um ponto muito importante para todos nós. Nossos clientes de lojas de suplementos alimentares físicas e virtuais, de produtos naturais ou até mesmo de farmácias homeopáticas e de manipulação, recebem juntamente com os produtos, os laudos de análises atestando os padrões que conferem nossa excelência na qualidade”, explica a diretora presidente da empresa, Patricia Lopes.

As cápsulas gelatinosas foram chegando ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2012, através do óleo de cártamo, óleo de coco, óleo de peixe, azeite de oliva, óleo de helianthus, óleo de linhaça, vitamina A + D, vitamina E natural (óleo de palma) e o óleo de semente de chia, todos produtos ‘queridinhos’ do consumidor. Para a empresa, nestes primeiros itens, bem como em toda nossa linha, a preocupação focou a qualidade do produto e o design das embalagens.

“As cápsulas gelatinosas moles são perfeitas em sua anatomia no que diz respeito ao formato, peso e selagem imperceptível. Garantimos a qualidade de nossos produtos com óleos padronizados e pureza incontestável”, explica o diretor executivo da empresa, André Arantes Esberard.

Nas cápsulas gelatinosas, a preocupação partiu exclusivamente para as mulheres, que desta vez ganharam uma linha totalmente dedicada a elas, em 2013. “Lançamos a linha feminina que tem o objetivo de auxiliar no tratamento nos sintomas que acomete grande parte das mulheres como: tensão pré-menstrual, menopausa, inflamações e auxílio na formação do colágeno”, conta Patrícia. Nessa nova linha, o destaque vai para os óleos de borragem, groselha negra, prímula e gérmen de trigo.

A aceitação do mercado foi crescendo, assim como as novas linhas. A queridinha whey protein ganhou destaque merecido em 2014, ganhando extratos naturais em sua composição, como por exemplo, a whey de guaraná em pó. “A associação da proteína do leite com o pó de guaraná no mesmo pote, torna o produto potencializado, porque esse pó possui propriedades estimulantes que promovem mais energia e disposição, acelerando o metabolismo de quem pratica atividade física”, explica André. “O extrato concentrado de açaí é rico em antocianinas. Elas são pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides, responsáveis pela cor do açaí; além disto, possuem função antioxidante, que assegura melhor a circulação sanguínea e protege o organismo contra o acúmulo de placas de lipídeos, causadores da arteriosclerose”, complementa André.

A marca se destaca ainda pela produção da Global whey protein com óleo de cártamo, diferencialmente nanoencapsulado, em sachê. Este produto é o primeiro do mercado brasileiro que oferece a ação sinérgica desses suplementos. Esta característica confere ao óleo maior poder de absorção, o que facilita a obtenção de todos os seus benefícios.

“Esse processo transforma produtos líquidos e voláteis em forma sólida. A nanoencapsulação permite que o produto tenha uma liberação imediata e prolongada, ou seja, suas propriedades são aproveitadas de forma mais eficiente pelo organismo”, diz André. Além da whey protein, as marcas comercializam ainda o BCAA e a creatina.

Atualmente, os produtos carro-chefe da empresa são os óleos de peixe, com destaque merecido para o ômega 3 na versão kids. Ele contém 18% de ácido eicosapentaenóico (EPA) e 12% de ácido docosahexaenóico (DHA), reduzindo os níveis de colesterol da criança, prevenindo e auxiliando no tratamento da obesidade e reforçando também o sistema imunológico, contribuindo assim para um bom desenvolvimento infantil.

“Os grandes diferenciais deste produto são o formato de peixinhos coloridos e o sabor de cereja que atenua o sabor residual de peixe, facilitando a administração em crianças”, explica Patrícia. O diferencial desta linha está ainda na ação de englobar todas as pessoas, tanto com restrição aos corantes, com as que não têm nenhuma restrição, preocupada sempre com a saúde do consumidor, oferecendo produtos com corantes 100% vegetais naturais.

PRESENTE E FUTUROS PROMISSORES

As marcas da Global chegaram até o consumidor com a proposta de conquistar através da qualidade de vida. A empresa tem a missão de desenvolver, produzir e comercializar seus produtos, com foco na qualidade e eficácia que proporcionem saúde aos consumidores, respeitando e valorizando a ética e a legislação em vigor.

“Nossa visão é sermos líderes no segmento de suplementos alimentares e nutricionais e, através de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, oferecer aos nossos consumidores, produtos com qualidade e eficácia asseguradas; sempre com ética na conduta de todas as nossas ações e respeito com as pessoas e com o meio ambiente”, afirma Patrícia.

Com a visão voltada para a saúde de seus consumidores, as marcas da Global participam juntamente com seus parceiros comerciais, de projetos sociais que visam conscientizar as pessoas da importância da alimentação saudável e das atividades físicas regulares.

Para estreitar esse contato, tanto a Global Sports, como a Nutrition mantêm, um canal direto com seus consumidores nas redes sociais Facebook, Instagram. Paralelamente, participam de congressos, além de grandes feiras do segmento de suplementos esportivos e nutricionais. “Esses eventos reúnem os principais players do mercado de suplementos vitamínicos e minerais, proteicos, Isotônicos, energéticos e alimentos diet, light e orgânico, sendo um excelente instrumento de negócios que aproxima lojistas, profissionais de educação física e nutrição e consumidores”, diz André.

A fidelização do consumidor vem, naturalmente, com a percepção da qualidade e do preço competitivo. Os produtos são distribuídos para canais como lojas de suplementos físicas e virtuais, lojas de produtos naturais, farmácias homeopáticas e de manipulação. As entregas são feitas através de transportadoras terceirizadas ou logística própria. A empresa contabiliza 10 mil clientes em sua carteira, através de seus cadastros.

“Os produtos que fabricamos são destinados para um consumidor que se preocupa com a saúde e com a melhor qualidade de vida. Seu uso é indicado em prática de atividade física por esportistas em geral que visam, além de obter um melhor desempenho e definição corporal, prevenir lesões desportivas”, diz Patrícia.

PENSAMENTO JOVEM

A indústria brasileira como um todo, está procurando suprir as necessidades de um novo perfil de consumidor mais preocupado com a saúde e a qualidade de vida a um preço competitivo. A linha de óleos de peixe da Global é purificada de mercúrio, isenta de metais pesados e a maioria dos produtos não contém glúten.

“A Global Sports/Global Nutrition é uma empresa jovem, que busca atender as necessidades deste novo perfil de consumidor, que cada vez mais se conscientiza da importância de manter uma vida saudável e equilibrada, através de uma boa alimentação e prática regulares de exercícios físicos, seja em academias, parques, caminhadas, corridas, passeios de bike entre outros esportes”, conta André.

Linha do tempo:

2010Instalação da Softech Brasil no DAIA (Distrito Agroindustrial de Anápolis), Anápolis – GO

2010Início da produção e comercialização de cápsulas gelatinosas moles para grandes empresas do setor nutricional e em farmácias de manipulação

2011Expansão do parque fabril e aumento do leque de produtos ofertados

2012Criação da marca Global Sports/ Global Nutrition para atender as lojas de suplementos e produtos naturais, farmácias de manipulação e drogarias

2012Lançamento dos primeiros itens da linha Global Sports/Nutrition composta por: óleos de cártamo, coco, peixe, helianthus, linhaça, semente de chia, vitamina A + D, vitamina E natural (óleo de palma) e azeite de oliva

2012Expansão da capacidade produtiva para duas máquinas de cápsulas gelatinosas moles

2014Lançamento do primeiro Ômega 3 para as crianças em formato de peixinho, colorido naturalmente e com sabor cereja

2014Ampliação da capacidade produtiva para quatro máquinas de cápsulas gelatinosas moles

 

 

Comentários