MITOS DO BODYBUILDING

Mitos do Bodybuilding: Frank Zane

Famoso por sua sucção de abdômen, esse bodybuilder ainda inspira novos talentos dentro do esporte

Mitos do Bodybuilding: Frank Zane Sua escolha pelos treinos não foi bem vista pelos pais, mas com tanta dedicação demonstrada, o apoio do pai e da mãe foi inevitável anos mais tarde.
Crédito: REVISTA SUPLEMENTAÇÃO - ANO 07 - EDIÇÃO 31

 O mito bodybuilding desta vez além de atleta é um poeta. O dom de Frank Zane não se restringiu apenas aos palcos desse esporte, mas foi ampliado ao universo da poesia. Além de saber delinear o corpo através de um treino muito bem feito, Zane também tem o poder de traduzir em versos os sentimentos de amor.

 Sua vida foi marcada ainda pelo sucesso como escritor, contabilizando quase dez livros publicados, todos sobre saúde, esporte e sua vida. O primeiro a ser publicado foi ‘The Zane Way to a Beautiful Body’, em 1979, um sucesso de vendas, traduzido em quatro idiomas. O último deles até o momento é ‘Let’s grow is here!’, disponível somente pela internet.

 Nascido na cidade de Kingston, na Pensilvânia (Estados Unidos) em 28 de junho de 1942, Zane descobriu seu interesse pela musculação logo cedo, aos 14 anos, quando decidiu comprar um par de halteres para iniciar os exercícios em casa. Essa motivação surgiu após ler uma revista desse ramo, encontrada em uma lata de lixo da escola.

 Sua escolha pelos treinos não foi bem vista pelos pais, mas com tanta dedicação demonstrada, o apoio do pai e da mãe foi inevitável anos mais tarde. Três anos de muito treino se passaram, e aos 17 anos, o resultado visto no espelho era tão bom, que é claro, não poderia ficar restrito e logo seu talento foi levado às competições.

 Conciliando a escola com os treinos, Zane foi conquistando muitos troféus e medalhas nas competições. Em 1970, aos 28 anos, o bodybuilder ganhou o título de Mr. Universo pela NABBA, no último ano em que filho do bodybuilding, Arnold Schwarzenegger venceu como profissional. Zane tem a marca de ser um dos três fisiculturistas a vencer Schawarzenegger, em 1968, durante o Mr. Universo, em Miami.

  As conquistas no famoso Mr. Olympia também foram contabilizadas, anos mais tarde, em 1977, 1978 e 1979. Após três vitórias consecutivas, nos anos seguintes, Zane ficou em 3º (1980), em 2º (1982) e em 4º (1983). Lesões o levaram a declinar nas seguintes participações.

 Antes mesmo de levar o título de mister, já tinha conquistado seu primeiro diploma como educador físico e anos mais tarde, o diploma em psicologia, seguido de um mestrado na mesma área, sem falar no bacharelado em matemática e química, conhecimento este levado todo ao esporte.Por ter conhecimento técnico, Zane era chamado de ‘o químico’. Nessa época ele já era adepto de suplementos alimentares, com uma bagagem que seus rivais do esporte não possuíam.

 Na década de 80 Frank Zane participou das gravações do lendário ‘Pumping Iron’. Na produção é mostrada a sua terceira participação no Mr. Olympia. Zane encerrou suas participações em competições no início dos anos 80, aos 41 anos, após se dedicar por 23 anos ao esporte. Sua fama garantiu em 1994 a entrada para o Hall da Fama do pai do bodybuilding, Joe Weider.

 Sua saída dos palcos não determinou distanciamento do fisiculturismo, pois em 1981, ele e a esposa Christine montaram um centro de treinamento e a partir de então não pararam mais de incentivar as pessoas a optarem por uma vida saudável de treino. Seja pela página que o casal mantém pela internet ou em palestras e programas de televisão que costumam participar, as orientações continuam a ser dadas.

 

FRANK, O CONSULTOR

 Atualmente, aos 72 anos, Frank Zane mantém um site próprio contando sua história e incentivando possíveis futuros fisiculturistas através de dicas valiosas de um treino campeão. Nele os fãs encontram ainda vídeos de treinos, venda de suplementos e camisetas, entre outros itens. O site fornece ainda uma revista do ramo, publicada quatro vezes ao ano. A última edição traz outra lenda do bodybuilding na capa: Larry Scott.

 Um dos programas oferecidos na página é voltado especialmente para bodybuilders que queiram melhorar sua desenvoltura nas competições ou ainda para personal trainers. O programa denominado ‘Avançado’, tem duração de 12 horas divididas em quatro dias: quarta, quinta, sexta e sábado. Cada sessão dura três horas e abrange:

 

Quarta-feira: fotos do antes e treino de costas, bíceps e antebraço

Quinta-feira: foto avaliação, pose e treino aeróbico e abdominais

Sexta-feira: orientação nutricional e treino de coxa e panturrilha

Sábado: treino de peito, ombro e tríceps, além da formatura com as fotos do antes e depois

 

MÉTODO VACUUM

 Frank Zane possuía uma característica diferenciada dos demais atletas, pois tinha uma cintura fina e um método todo especial nas exibições das competições. Nelas, ele enchia todo o peito de ar, realizando uma sucção do abdômen. Dessa maneira, os olhares dos jurados e do público se voltavam em primeiro lugar para a caixa torácica e depois partia para o abdômen trincado e definido ao extremo.

 Essa técnica foi batizada de ‘vacuum’. Nos dias de hoje é praticamente impossível verificar algum atleta que consiga trabalhar com esse mesmo método, devido ao uso do GH, ocorrendo a dilatação dos órgãos internos, impossibilitando assim a sucção do abdômen, além do peso dos fisiculturistas de hoje que em média possuem 120kg, contrários aos 90kg de Frank Zane em sua época de glórias.

 

Os principais títulos conquistados por Frank Zane são:

 

Mr. Olympia – 1977, 1978 e 1979

Mr. Universo NABBA – 1970

Mr. Universo IFBB – 1968

Mr. América IFBB – 1968

Mr. Keystone – 1962

 

PARCERIA PARA A VIDA TODA

  Frank Zane e a esposa Christine tem uma história marcada pela vida saudável. Ela, praticante de esportes junto das irmãs, como natação e canoagem, mantinha ainda um talento nato pela arte desde criança.

  Nessa época Frank havia se mudado para a Flórida em busca de um melhor clima para viver e foi lá que conheceu a futura esposa na faculdade. Ele estudava e ela já dava aulas. O namoro logo aconteceu, seguido do casamento, que se concretizou após ela vencer o título de Miss Americana, em Nova Iorque em 1967.

  A musculação foi surgindo naturalmente na vida de Christine e logo o casal servia de inspiração para a época, estampando publicações especializadas. A vida do casal foi baseada em estudos e ensinamento por onde passaram. Hoje aos 72 anos recém completados, Zane continua dando suas consultorias com o auxilio de Christine.

 

Comentários