SUPLEMENTOS

Anabolizantes ou Suplementos?

No esporte de alto rendimento, nas suas várias modalidades, efetivamente já está eleito o “vilão” responsável por todo e qualquer caso de constatação de doping:os suplementos nutricionais!

Anabolizantes ou Suplementos? Ninguém ingere ou administra anabolizante pensando que está fazendo uso de suplementos nutricionais.
Crédito: BANCO DE IMAGENS

É incrível, mas toda vez que um atleta é flagrado pelo controle anti-doping, geralmente constatando-se a presença de drogas anabolizantes no seu organismo a defesa já está pronta: - Só pode ser algum suplemento nutricional que usei! É preciso que se diga mais uma vez, que absolutamente não existe nenhuma relação entre suplementos nutricionais e drogas anabolizantes. Trata-se de dois grupos de substâncias absolutamente diferentes. Ninguém ingere ou administra anabolizante pensando que está fazendo uso de suplementos nutricionais. Absolutamente não existe ingenuidade nestes casos. Quem consome anabolizante com certeza sabe o que está usando. Também não existe a possibilidade de um determinado composto nutricional ter sido “contaminado” por acaso com uma droga anabolizante.

Hoje em dia existem indústrias muito sérias produzindo os chamados suplementos nutricionais. Trata-se de um arsenal de recursos absolutamente indispensáveis no caso dos atletas de alto rendimento. Nenhum atleta de alto nível pode abrir mão do uso dos suplementos nutricionais, por melhor equilibrada que seja sua dieta. Neste caso estamos nos referindo às substâncias produzidas pelas indústrias especializadas que constituem-se em recursos nutricionais, que como o próprio nome já indica são complementos da dieta do atleta, cuja manipulação adequada de dosagem e administração, ajudam a recuperação, potencializam o treinamento etc. Os anabolizantes são drogas, substâncias hormonais, “remédios” portanto, que têm indicações terapêuticas específicas. Um outro detalhe: os anabolizantes são muito mais caros que os suplementos nutricionais. Até do ponto de vista comercial, não teria nenhuma lógica vender o anabolizante como suplemento porque a diferença de custo de produção é enorme. Portanto, a partir desta polêmica vamos esclarecer qualquer duvida e não deixar nenhum “terrorismo” ser feito, atemorizando os usuários dos suplementos nutricionais. Vitaminas, minerais, amino-ácidos, carboidratos, creatina, carnitina, etc são substâncias presentes nos alimentos e que são produzidas industrialmente e vendidas na forma de suplementos.

Os anabolizantes por outro lado, ninguém usa para se nutrir. Usa-se porque o esporte de alto rendimento está literalmente contaminado por atletas “bombados”. Aqueles que não usam se vêem em situação de inferioridade e são permanentemente seduzidos e pressionados a usar. Caracteriza-se uma permanente luta de polícia e ladrão entre os mecanismos de controle anti-doping e os atletas que além de usar tentam se esconder atrás de mecanismos capazes de iludir o controle. Infelizmente, esta é a situação do esporte de alto rendimento no mundo de hoje.

Comentários