O tênis é uma atividade que melhora a capacidade cardiovascular e respiratória, trabalha a força muscular, auxilia na perda de peso – até 500 kcal por hora de treino. “É um esporte aeróbico que aumenta o condicionamento físico, se for praticado de maneira intensa. Caso contrário, é uma atividade recreacional”, explica Dr. Mauro Dinato, ortopedista,médico do esporte e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT). Outros ganhos na prática do tênis estão relacionados ao bem-estar mental, diminuindo a ansiedade, o estresse e a depressão. Muito disso porque se trata de uma atividade que exige bastante concentração.
Entre os riscos, Dr. Mauro Dinato atenta para os problemas ortopédicos que podem ser ocasionados quando o esporte não é praticado com a supervisão de profissionais. “As lesões mais comuns envolvem cotovelos, tornozelos, ombros e quadril. Além disso, esse é um esporte assimétrico, isto é, desenvolve só um lado do corpo, por isso é importante intercalar os treinos com a prática de musculação, por exemplo.
Também é um esporte intenso e que exige técnicas específicas, daí a importância de um treinador, entre outros especialistas, para não causar danos à saúde”, ressalta Dinato. Que praticar uma atividade física já é uma excelente iniciativa para uma vida mais saudável, não há controversas. Melhor ainda se sentimos prazer no que fazemos. Porém, a atividade perfeita é aquela que nos proporciona ganhos e nos mantêm longe de lesões. Dessa forma, vai um alerta: por incrível que pareça, tênis é um esporte complexo. Os benefícios são incontestáveis, assim como a necessidade de acompanhamento profissional.
Comentários