O diagnóstico precoce do câncer de laringe é um dos principais alertas da Campanha Nacional da Voz 2022, promovida anualmente pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz, com apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. “O câncer de laringe é uma doença insidiosa. O tumor vai crescendo sem dar grandes sinais de alerta e os sintomas muitas vezes são negligenciados pelos pacientes. Quando diagnosticado logo no início, há 95% de chance de cura”, ressalta a médica otorrinolaringologista Dra. Adriana Hachiya, diretora da Academia Brasileira de Laringologia e Voz
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que cerca de 60% dos casos de câncer de laringe se iniciam na glote, a área que contém as cordas vocais, enquanto 35% se desenvolvem na região da supraglote. O restante começa na subglote ou em mais de uma área.
“Sintomas como cansaço vocal, dor na garganta, dor no pescoço, sensação de corpo estranho na garganta, dificuldade para engolir e para respirar, ou rouquidão por mais de 15 dias devem ser avaliados imediatamente pelo especialista”, alerta o médico otorrinolaringologista Dr. Hugo Ramos, presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz.
Hábitos que contribuem para a saúde vocal
• Controle o tom de voz e evite gritar ao falar.
• Hidrate-se: consuma de 6 a 8 copos de água por dia.
• Para os profissionais da voz: evitem excessos alimentares antes de usarem a voz profissionalmente.
• Evite choques térmicos.
• Use roupas confortáveis para não prejudicar a respiração e a postura.
• Participe de corais com condução de profissionais: ajuda a manter a musculatura das cordas vocais fortalecidas.
• Se tiver em crise alérgica, com gripe ou no período pré-menstrual, procure poupar a voz.
Comentários