A atenção com a imunidade está em alta, devido aos vírus, bactérias e outros microrganismos que circulam pelo ar e podem nos infectar caso o sistema imunológico não esteja forte. Com isso, buscar ações para fortalecer o organismo se tornou uma prática imprescindível e constante. Porém, há cuidados e alguns pontos de atenção que muitas pessoas deixam de lado, relacionados à imunidade, como a saúde bucal que está diretamente relacionada a esse tema.
A cirurgiã-dentista, professora e coordenadora do curso de Odontologia da Faculdade Anhanguera, Dra. Cristiana Maria Bertozzo, explica que: “O sistema imunológico possui a função de proteger nosso organismo contra agentes infecciosos, como as bactérias, vírus e fungos. A má alimentação, estilo de vida, fatores genéticos, uso de substâncias entorpecentes, entre outros, podem desregular o desempenho. Quando o sistema imune fica enfraquecido, ocorre um favorecimento na proliferação dos agentes patógenos, podendo surgir gripes e resfriados e, no caso do meio bucal, podem surgir aftas, herpes e amigdalites”.
Uma higienização correta, hábitos saudáveis de alimentação e autocuidado, além das visitas periódicas ao dentista, são práticas essenciais para manter a saúde bucal em dia. No entanto, por se tratar principalmente de um cenário de pandemia, os cuidados com a saúde dos dentes, gengivas e línguas devem ser redobrados.
“A saliva também possui uma função de proteção, chamada de tamponamento. Responsável por manter o pH básico da cavidade bucal quando ingerimos alimentos ou bebidas mais ácidas. Essa capacidade tampão atua nos processos de desmineralização e de remineralização dos dentes, ajudando a impedir que sofram lesões como a cárie”, destaca a especialista.
Sobre possíveis complicações, a cirurgiã-dentista compartilha que: “As inflamações bucais não tratadas podem acabar por sobrecarregar o sistema imune, causando um desequilíbrio em seu funcionamento, acarretando o desenvolvimento de outras doenças como as cardiovasculares e a diabetes tipo 2. Existe uma interligação entre imunidade e saúde bucal, pois a baixa imunidade leva ao surgimento de patologias bucais, e doenças bucais podem levar à desarmonia do funcionamento do sistema imune”.
Confira algumas dicas de higienização bucal para manter uma rotina saudável e segura:
- Higienize as mãos com água e sabão antes de realizar a rotina de cuidado ou colocar as mãos em contato com a boca;
- Escove os dentes pelo menos 3 vezes ao dia (principalmente após as refeições e antes de dormir), sem forçar a escova;
- Não compartilhe escova ou cremes dentais;
- Caso algum membro da família esteja doente, troque as escovas de dentes após a recuperação;
- Realize a higienização das escovas com água corrente após cada uso;
- Utilize fio dental e enxaguante bucal;
- Beba bastante água e coma bastante frutas;
- Evite ingerir alimentos ácidos ou muito açucarados;
- Em caso de dores fortes, sangramentos ou urgências, procure seu dentista imediatamente.
A Dra. Cristiana reforça que a importância desses cuidados vão além da “A etiologia da baixa imunidade”, pois ela é multifatorial, devendo-se observar que além da alimentação (balanceada e com baixo consumo de açúcar), a manutenção da saúde bucal auxilia na diminuição da quantidade de agentes infecciosos circulando pelo organismo, prevenindo, assim, o desenvolvimento de doenças. É imprescindível a boa higienização diária com escova, pasta dental com flúor e fio dental e a avaliação semestral com o cirurgião dentista que poderá verificar sinais de doenças bucais e tratá-las corretamente para que não venham a comprometer o sistema imunológico”.
Comentários