SAÚDE

Qual a relação entre obesidade e diabetes?

Uma das doenças que podem surgir ou se agravar com a obesidade é o diabetes tipo 2

Qual a relação entre obesidade e diabetes? Qual a relação entre obesidade e diabetes?
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Dentre os fatores de risco para o diabetes está a obesidade. “Uma das doenças que podem surgir ou se agravar com a obesidade é o diabetes tipo 2. Isso porque as condições que levam ao sobrepeso também estão relacionadas com o surgimento do diabetes”, afirma o cirurgião e endoscopista, Bruno Sander.

O diabetes ocorre quando o corpo não consegue produzir insulina suficiente para levar o açúcar para dentro das células. Assim, o diabetes do tipo 2 é adquirido com o tempo, devido à alta ingestão de carboidratos de absorção rápida, como os presentes em refinados e doces. “Nesse caso, o corpo se torna resistente à insulina ou não produz uma quantidade adequada para seu bom funcionamento”, acrescenta.

De acordo com uma pesquisa do Instituto de Medicina Sallet, 90% das pessoas que apresentam diabetes tipo 2 estão acima do peso. Então, a relação entre diabetes e obesidade é grave, simples e direta. “A obesidade é um problema que reduz a capacidade de nosso organismo de usar a insulina para controlar corretamente nossos níveis de açúcar no sangue. E isso ajuda a tornar os obesos um grupo de risco com potencial de apresentar o desenvolvimento de diabetes”, explica o médico.

 

Cuidados  

A ingestão de carboidratos refinados em excesso, somada a fatores como o sedentarismo, gera acúmulo de gordura no corpo, além de, possivelmente, tornar o organismo resistente à insulina. “Opte por refeições balanceadas, preferindo produtos naturais e carboidratos de absorção lenta e ricos em fibras, proteínas magras e gorduras boas”, aconselha.

Caso tenha as duas doenças ou se possui apenas obesidade grau II ou maior, é preciso procurar a melhor solução para a cura ou o controle dessas condições. “Nesse caso, a cirurgia bariátrica surge como uma medida importante para diminuição de peso, mudança do estilo de vida e, consequentemente, para o controle do diabetes tipo 2”, finaliza Bruno.

Comentários