SAÚDE

Confira 5 dicas para manter-se motivado na perda de peso em 2022

Endocrinologista conta algumas dicas para persistir no emagrecimento com acompanhamento médico

Confira 5 dicas para manter-se motivado na perda de peso em 2022 Confira 5 dicas para manter-se motivado na perda de peso em 2022
Crédito: BANCO DE IMAGENS

A principal razão para não permanecer com peso em excesso é o fato de que a obesidade é um importante fator para se desenvolver problemas cardiovasculares e outras doenças.

 

De acordo com associações médicas, como a American Heart Association, mesmo as pessoas sem fatores de riscos conhecidos têm mais chance de desenvolver doença cardíaca quando estão com sobrepeso. Mesmo adultos jovens, com idades a partir dos 30 anos até 60 anos, quando estão com 10 a 20kg acima do seu peso ideal, já entram numa faixa de risco para o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e doenças do coração.

 

“Oitenta por cento dos diabéticos estão acima do peso, de acordo com a American Heart Association”, explica a endocrinologista, Thais Mussi. Além disso, peso em excesso aumenta a exposição ao desenvolvimento de câncer (especialmente de útero, bexiga, intestino, próstata, rim e mama na pós-menopausa), obesidade, artrite e apneia do sono, sendo também a asma mais comum em obesos e pessoas com sobrepeso.

 

Consciente dos riscos, o paciente deve buscar ajuda de um profissional habilitado para que, ao chegar com saúde ao peso ideal, ele esteja apto a manter esse quadro saudável. Esse caminho é, muitas vezes, árduo, pois o comer mal ou em excesso está associado a questões afetivas e emocionais, para além das nutricionais. Daí a necessidade de começar uma nova relação com os alimentos.

 

Por isso, a médica endocrinologista Thais Mussi, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEMP), enumera cinco dicas que podem ajudar a perseverar na busca por um quadro clínico ideal para alcançar bem-estar e longevidade em 2022:

 

 

DICA 1 - Vamos por partes

 

• Trace metas realistas. “Quando definimos metas, o processo ganha um objetivo e, quando dividimos uma grande meta em menores, fica mais fácil atingir o objetivo e isso faz um reforço positivo no nosso cérebro a cada conquista”, garante Thais.

 

DICA 2 - Foco nas vitórias

 

• Foque nas mudanças positivas. Já diz o ditado: “Feito é melhor que perfeito!”. “Ponha sua atenção nos benefícios e naquilo que já conseguiu mudar, ao invés de se lamentar pelo que ainda não foi atingido. Exemplo: ainda não está comendo frutas e verduras adequadamente, mas já aumentou o consumo de água? Ótimo!”, ensina a médica.

 

DICA 3 - Esqueça o peso

 

• Tire o foco do peso. É legítimo querer emagrecer, mas quando nossa saúde paga o preço, seja fazendo muitas restrições ou dietas desequilibradas, o resultado é desastroso. “Emagrecer é consequência de uma mudança de comportamento. Ponto final”, resume.

 

 

DICA 4 - Respeite seu corpo

 

• Não fale mal de você, não se critique, não teça comentários maldosos ou depreciativos. Apenas foque naquilo que você gosta em você e lembre-se que é esse mesmo corpo que também lhe permite fazer coisas maravilhosas como dançar, abraçar e viajar. “Cuide dele com carinho. Ame-o. Olhe-se e ame-se. Aceite-se como é e diga palavras de amor para si mesmo”, sugere.

 

DICA 5 - Tenha paciência

 

• Busque uma relação saudável e equilibrada com a comida. “Essa nova relação com os alimentos é um processo mais duradouro que buscar a perda rápida de peso. Mudanças progressivas e duradouras são mais sustentáveis”, finaliza a endócrino Thais Mussi.

Comentários