De maneira geral, o fim do ano é uma época propícia para quem costuma “enfiar o pé na jaca” e fugir da dieta, e os efeitos da comilança e dos drinques podem não ser tão animadores durante os dias seguintes.
Dentro de um curto prazo, por exemplo, o exagero pode trazer desconfortos abdominais, refluxo, queimação, quadros de enxaqueca, prisão de ventre e diarreia. Aumentos no nível de glicose no sangue e da pressão arterial também podem ocorrer, assim como a retenção de líquido.
“A médio e longo prazo, esses excessos podem estar relacionados ao aumento do peso, descompensação do diabetes e da hipertensão, especialmente se o indivíduo mantém, após as festas, um estilo de vida não saudável”, adverte Gabriella Mendes, médica endocrinologista do Hospital Anchieta de Brasília.
Quando o consumo exagerado continua mesmo depois das confraternizações, o hábito pode acarretar nas chamadas doenças não transmissíveis, como diabetes e colesterol alto, como complementa a nutricionista Isabela Zago, da Clínica Corporeum, de Brasília. “Se acabaram as festas e continuo me alimentando com uma dieta muito volumosa, rica em açúcar, sódio e gordura saturada, os prejuízos aparecerão mais cedo ou mais tarde”, adverte.
Cuidados
Segundo Dra. Gabriella Mendes, os cuidados do dia seguinte dependerão de questões como sintomas, doenças prévias e uso prévio de medicações contínuas. No caso de manifestações mais intensas em relação aos sintomas apresentados em situações anteriores semelhantes, a recomendação é procurar auxílio médico. Já no dia a dia, uma boa alimentação, hidratação e exercícios físicos são essenciais.
“Brinco que só faz dieta em festa quem não fez durante o tempo todo. No maior período de tempo da nossa vida, devemos estar inseridos nesse contexto saudável”, acrescenta a nutricionista Isabela Zago. "Assim, você terá permissão para confraternizar sem pensar tanto em restrição ou privação de alguns alimentos. O acompanhamento nutricional vem muito à tona nessa época porque as pessoas vão precisar de ajuda no mês seguinte, mas que seja para a vida”, finaliza a nutri.
Comentários