ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Natal: 3 dicas principais para não exagerar na Ceia

Nutricionista fala sobre o equilíbrio entre o prazer de comer e a manutenção do corpo  

Natal: 3 dicas principais para não exagerar na Ceia Dicas principais para não exagerar na Ceia
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Junto com as festividades de final de ano, existe a preocupação com a famosa compensação de calorias. Então, como resolver o dilema de aproveitar as comidas das ceias sem comprometer a dieta? O nutricionista Carlos Raiol , membro da Doctoralia , dá dicas de como aproveitar o Natal sem exageros e preocupações.  

 

Preparação do Corpo  

Se você está planejando reduzir a quantidade de calorias que consome diariamente pensando em "compensar" na ceia de Natal, pare agora mesmo. Isso porque, caso você faça isso, sua fome pode estar descontrolada e o corpo, em um mecanismo de sobrevivência, irá exigir maiores quantidades de comidas que, normalmente, seriam desnecessárias para manter a saciedade.  

 

Além disso, sua estratégia pode resultar em algo completamente oposto do esperado. "Quando fazemos uma redução muito específica e rápida da célula de gordura, nosso corpo acaba interpretando isso como uma situação de estresse e, assim, realiza um processo chamado de remodelamento da matriz extracelular. No momento em que o corpo perceber que pode preencher novamente as nossas células de gordura, ele irá criar mais células para tentar manter o equilíbrio e evitar essas situações de estresse", explica o nutricionista.  

A consequência disso? O aumento da captação de glicose por essas células de gordura e um cenário muito favorável para o ganho de peso novamente.  

 

Mas como evitar os exageros e manter a dieta?  

A vontade de "se empanturrar" em festividades é mais um comportamento do ser humano do que uma necessidade fisiológica em si, afirma o especialista. "O aspecto social da ceia de Natal e o prazer de comer não devem ser restringidos ou evitados, pois faz parte da cultura em que nós estamos. E por serem momentos eventuais, uma exceção à rotina, uma quantidade maior de alimentos em uma noite não afetará o que foi feito durante o ano". Por isso, está liberado comer sem culpa!  

 

Se a preocupação com o peso ainda for muito forte, o nutricionista dá algumas dicas:  

• Não pule refeições tentando prever as calorias que pretende comer na ceia, isso provavelmente só te deixará com mais fome e menos seletivo aos alimentos;  

• Dê uma boa olhada na mesa antes de decidir o que comer, só escolha o que você realmente deseja e não apenas porque está disponível;  

• Coma em pequenas quantidades para dar tempo de sentir a saciedade, se o desejo de comer for maior, continue se servindo de pequenas porções até estar satisfeito.  

Comentários