A pandemia de Covid-19, sem dúvida, colocou a questão da saúde mental em evidência e, mais do que isso, mudou hábitos em relação à adoção de práticas saudáveis. Levantamento realizado pela plataforma de treinos online Queima Diária, em parceria com a agência Bistrô e a consultoria Hibou, mostrou que, para 51% dos brasileiros, a conexão consigo é um benefício primordial na hora de fazer uma atividade física. A pesquisa, realizada no período de 17 a 22 de setembro deste ano, aponta também que 54% dos entrevistados preferem realizar atividades leves na rotina de atividades físicas, como yoga e alongamento. Essas atividades estão diretamente relacionadas ao bem-estar, promovendo bons resultados para a funcionalidade do corpo e para a qualidade de vida.
O levantamento ouviu 2,3 mil pessoas em todo o país e reforça que a atenção ao bem-estar mental entrou de vez nas preocupações dos brasileiros. A proporção de pessoas que buscam benefícios com foco na melhoria do bem-estar e da autoestima tem ganhado relevância e espaço nos ambientes fitness. Na Queima Diária, plataforma de atividade física online, com mais de 400 alunos ativos, os programas de bem-estar já são 30% do total de treinos no streaming, com programas voltados para melhora da flexibilidade, como yoga e pilates, além de meditação, que podem ser realizados em casa ou em qualquer outro local de preferência.
"O confinamento prolongado durante a pandemia, o luto, o desemprego, entre outros fatores, foram elementos que desequilibraram a balança emocional das pessoas, gerando consequências negativas para a saúde, como o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e remédios. Porém, se há um legado positivo dessa pandemia é a de que o tema ganhou relevância e passou a receber a devida seriedade", explica Flávia Marques, treinadora do programa HIITZen, programa que une a prática de atividades de alta intensidade e meditação.
Luana Leal, 30 anos, descobriu aos 26 anos um câncer de mama e, após três anos em tratamento, foi recomendada pelos médicos que a acompanhava a inserir atividades físicas na rotina. Nesse período, após várias tentativas para encontrar uma atividade que se adequasse à sua rotina e fosse dinâmica, ela descobriu a Queima Diária. Já familiarizada com alguns treinos na plataforma, Luana encontrou no treino HIITZen uma forma diferente de equilibrar corpo e mente. "Durante a pandemia, desenvolvi crises de ansiedade e as aulas de HIITZen foram importantes, pois fazem meu corpo trabalhar de uma forma intensa, liberando as energias e, ao final do treino, a prática da respiração e reflexão, trazendo equilíbrio para a mente, proporcionando um momento importante de autocuidado", conta. "O treino também tem me ajudado a minimizar alguns efeitos colaterais do tratamento do câncer que, apesar de já estar livre da doença, ainda preciso tomar algumas medicações", finaliza.
Comentários