SAÚDE

Mindfulness ajuda a tratar depressão e ansiedade

Estudos sobre a técnica mostram os efeitos positivos da prática da atenção plena em pessoas com diagnóstico de depressão

Mindfulness ajuda a tratar depressão e ansiedade Mindfulness ajuda a tratar depressão e ansiedade
Crédito: BANCO DE IMAGENS

A pandemia afetou diretamente a saúde mental de muitas pessoas e os estudos recentes comprovam o aumento da angústia, ansiedade e depressão. "O Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com transtornos de ansiedade no mundo e o quinto em casos de depressão, segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) no ano de 2020", fala a especialista Luiza Bittencourt.

 

Luiza comprova, na prática diária, que pessoas diagnosticadas com depressão, tanto com sintomas recentes e agudos, como em quadros crônicos de longo prazo, respondem bem ao treinamento de mindfulness, obtendo um efeito significativo na melhoria dos sintomas.  

 

A prática de atenção plena (Mindfulness) surgiu no Ocidente como uma ferramenta laica, um estilo de vida que te ajuda a reduzir estresse e ansiedade. Além do alívio de dores crônicas, Mindfulness melhora o foco, a produtividade e a criatividade. Melhora a qualidade do sono, a autorregulação e a inteligência emocional, fortalecendo o sistema imunológico e aumentando a sensação de bem-estar e felicidade. Em tempos de pandemia, a atenção está ainda mais voltada para a depressão. "Por tudo isso, é preciso falar, com urgência, sobre saúde mental. Se já era um tema importantíssimo antes, no último ano isso se tornou essencial", lembra Luiza.  

 

Outro dado preocupa a especialista: Uma em cada quatro crianças e adolescentes ouvidos em estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) apresentou ansiedade e depressão durante a pandemia com níveis clínicos, ou seja, com necessidade de intervenção de especialistas.  

 

A prática de Mindfulness é simples, para todos e pode melhorar muito sua saúde (física e mental). Basta começar, prestar atenção na respiração e tentar se sentir mais leve em dias que são mais pesados.  

 

Fonte: Luiza Bittencourt - Instrutora Sênior pela Mindfulness Trainings International (São Paulo, Brasil). Certificada pela Mindful Schools (Califórnia), Instrutora de Mindful Eating pelo Protocolo Eat For Life, Membro da AbraMind - Rede Aberta de Mindfulness. Já participou de Workshops de Mindfulness na Liderança (Janice Marturano); Introducción a Mindfulness, Compasión y Florecimiento Humano (Instituto Cultivo- México) e retiros. Atua com Mindfulness corporativo, em colégios, na área da saúde, para grupos e individualmente - crianças, adolescentes e adultos.  

Comentários