ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

A relação entre o coração e a boa alimentação

Conheça quatro alimentos fundamentais para evitar problemas cardiovasculares 

A relação entre o coração e a boa alimentação A relação entre o coração e a boa alimentação
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Além de uma rotina regular de exercícios físicos, hábitos alimentares saudáveis são fundamentais para o bom funcionamento do coração. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 14 milhões de brasileiros têm algum problema cardíaco. Por ano, aproximadamente 400 mil pessoas morrem no país em decorrência destas enfermidades. Este número representa 30% dos óbitos registrados no Brasil.  

Cuidar da alimentação, também é cuidar do coração. O consumo de alimentos ultraprocessados, que são ricos em açúcares, gorduras e aditivos químicos para realçar o sabor, são os principais agentes de degradação coronária.  

Bettina Del Pino, nutricionista da startup de nutrição Dietbox, explica que alimentos ricos em gorduras boas, antioxidantes, fibras solúveis, minerais e vitaminas são fundamentais para manter a saúde do coração. "Estes ingredientes cumprem a tarefa de combater as doenças do coração, além de reduzir a taxa de colesterol ruim e aumentar a taxa do bom colesterol. Os triglicérides e a pressão arterial também são mais fáceis de serem controlados", explica Bettina Del Pino.  

O colesterol elevado no sangue é um dos principais fatores que provocam as doenças cardíacas, podendo levar ao infarto ou acidente vascular cerebral (AVC). Especialistas alertam para o fato de que este tipo de doença é silencioso e, por este motivo, manter uma dieta saudável e a prática de atividades físicas ajuda a evitar situações mais graves.  

"A alimentação está diretamente relacionada aos índices de colesterol ruim no sangue. Comer alimentos embutidos, ultraprocessados, ricos em açúcares e gorduras contribui para que estas taxas aumentem e, consequentemente, facilitem os problemas cardíacos que, na maioria das vezes, surgem sem que a pessoa tenha qualquer tipo de sintoma. Em alguns casos, pode até levar o indivíduo ao óbito", comenta a nutricionista.  

A especialista apresenta alguns alimentos que fazem bem para o coração. Confira:  

 

Aveia: rica em beta-glucana, diminui os níveis de colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue e reduz o risco de doenças coronárias.  

Azeite de Oliva: contém grandes quantidades de gorduras monoinsaturadas (ômega 9), que auxiliam na redução do colesterol ruim (LDL) e dos níveis de triglicerídeos.  

Frutas vermelhas: ricas em antioxidantes, que combatem os radicais livres e evitam doenças inflamatórias que prejudicam o coração.  

Chocolate amargo: normaliza a pressão sanguínea e ajuda a evitar processos inflamatórios e formação de coágulos. Além disso, é um poderoso antioxidante - pode diminuir o colesterol ruim e o risco de câncer. 

Comentários