ALIMENTAÇÃO & NUTRIÇÃO

Novos hábitos da pandemia podem afetar a relação com alimentação saudável

Estudos apontam que os novos hábitos impostos pela pandemia podem levar a uma relação abusiva com a alimentação 

Novos hábitos da pandemia podem afetar a relação com alimentação saudável Novos hábitos da pandemia podem afetar a relação com alimentação saudável
Crédito: BANCO DE IMAGENS

Com o passar da pandemia novas tendências criadas por usuários de aplicativos de fotos e vídeos têm inundado os celulares e mudando os hábitos das pessoas. Uma dessas tendências, que se tornou muito comum, é sobre a perda de peso durante os meses de lockdown, o que pode ser muito positiva, porém, pode causar ansiedade em pessoas que estão batalhando contra o ganho de peso.  

Um estudo realizado pela Universidade de Minnesota e pela Escola de Saúde Pública, nos Estados Unidos, afirma que os impactos da pandemia estão atrelados a uma série de comportamentos alimentares que não são saudáveis: comer e petiscar sem atenção, aumento do consumo de alimentos no geral, diminuição generalizada do apetite ou ingestão de alimentos, comer para enfrentar o estresse e um ressurgimento ou aumento acentuado dos sintomas de transtorno alimentar.  

Dos entrevistados, 8% relataram comportamentos extremos de controle de peso prejudiciais à saúde e 14% relataram compulsão alimentar. Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa da WW (Vigilantes do Peso) no Brasil, afirma que o estresse diário e a ansiedade têm gerado uma onda de consumidores criando hábitos não saudáveis. "As pessoas vêm enfrentando um cenário que traz muitas incertezas. Isso faz com que elas busquem válvulas de escape, e a comida acaba se tornando uma opção.", afirma.  

O nutricionista também aponta uma nova preocupação dos brasileiros. "Muitas pessoas que ganharam peso durante a pandemia estão se preocupando em como serão recebidas pelos conhecidos. O medo de julgamentos externos também é um fator que causa ansiedade e, consequentemente, a busca de conforto na comida", completa.  

Abaixo seguem algumas dicas para melhorar o mindset e preparar-se para a volta ao mundo como conhecemos:

• Comece a se exercitar! - Programas como o da WW (Vigilantes do Peso) oferecem dicas e orientações gerais, inclusive para iniciantes.  

 

• Busque perfis que te empoderem - Constantemente seguimos perfis em redes sociais que ao invés de nos motivar, nos desanimam. Procure pessoas que falem sobre uma vida saudável e busque quem possui um corpo similar ao seu. Além disso, veja conteúdos realmente motivacionais. Vale lembrar, o corpo perfeito é o seu corpo!  

 

• Entenda que os resultados não são imediatos - muitas pessoas desistem durante o processo por não enxergar os efeitos - que não são apenas perda de peso. Ao exercitar-se produzimos endorfina, hormônio responsável pela sensação de recompensa e bem-estar.  

 

• Crie uma rotina - comece com pequenas mudanças. Um dos grandes erros cometidos por pessoas que buscam uma vida saudável é tentar mudar completamente a rotina instantaneamente. Que tal começar consumindo 2 litros de água por dia?  

 

Dicas como essas e outras você encontra no programa WW (Vigilantes do Peso), que te guia na busca por qualidade de vida e saúde.  

Comentários